Politécnico de Setúbal recebe fórum para discutir integridade de materiais e estruturas
A Conferência Portuguesa de Fractura – PCF2024 decorre no IPS até sexta-feira, dia 2 de Fevereiro, com várias sessões de debate em torno de temáticas como fractura, fadiga, integridade estrutural, materiais avançados e biomateriais

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebe este ano a Conferência Portuguesa de Fractura – PCF2024. Organizado em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Fractura e Integridade Estrutural (SPFIE), o encontro repete-se desde 1987, na altura com uma periocidade bienal. Este evento, que já passou por várias instituições de ensino superior nacionais com oferta formativa nas áreas da engenharias e tecnologias, decorre esta quinta e sexta-feira, dia 1 e 2 de Fevereiro.
Ao longo destes dois dias, está prevista a “apresentação de 45 trabalhos, em 12 sessões paralelas e duas sessões plenárias, oferecendo várias oportunidades de reflexão e actualização de conhecimento em torno de temáticas como fractura, fadiga, integridade estrutural, materiais avançados e biomateriais”.
Os oradores convidados deste encontro serão Mario Guagliano, do Politécnico de Milão, Itália, e Martinho de Oliveira, da Universidade de Aveiro. Estes vão contribuir com “duas perspectivas sobre fabrico aditivo (com recurso a impressão 3D) e impacto no comportamento mecânico de materiais”.
Entre os participantes estão, ainda, convidados investigadores de várias universidades, politécnicos e centros de investigação do território nacional e também em representação de instituições estrangeiras.