Garcia Garcia responsável pela construção do centro logístico da Logicor em Santo Tirso
Localizado no Parque Empresarial da Ermida, novo centro logístico de um dos principais key players europeus de gestão logística conta com uma área total de armazém de cerca de 30.000 m2 e está disponível para arrendamento

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A Garcia Garcia é responsável pela construção do novo centro logístico da Logicor localizado na Zona Industrial da Ermida, em Santo Tirso. A construtora nacional assina também o projecto de design & build. O novo edifício foi projectado e construído com o objectivo da obtenção da certificação BREEAM, que avalia a sustentabilidade ao nível da construção.
O novo centro logístico beneficia de uma localização privilegiada, com excelentes acessibilidades e vias rodoviárias, o que possibilitará um acesso fluido e rápido aos principais centros urbanos da zona Norte. Com uma área de cerca de 30.000 m2, o edifício divide-se em quatro pavilhões logísticos aproximadamente de 7.500 m2, sendo que cada armazém possui zonas administrativa e sociais dedicadas, com 500 m2 divididos entre dois pisos e oito cais de carga. Na concepção foi tida em consideração a modularidade dos espaços, com a possibilidade de agregar zonas e criar espaços com capacidade superior.
Centro logístico com forte vertente sustentável
Na concepção do projecto e na sua construção tudo foi pensado para a vertente sustentabilidade, com o objectivo de atingir uma certificação BREEAM Very Good. A minimização da “pegada ambiental” da construção e operação do edifício, implicou o desenvolvimento de soluções específicas, desde a escolha dos materiais, à produção e gestão dos recursos energéticos, passando pela gestão dos processos de obra ou pela selecção dos fornecedores, tudo foi equacionado para potenciar a sustentabilidade do projecto.
Por outro lado, sistemas de gestão técnica centralizada, apoiados em sensores diversos como temperatura, humidade e qualidade do ar, podem ser usados para monitorizar as condições ambientais dentro do edifício, fomentando não só as condições dentro do edifício, como também a eficiência energética e a minimização dos custos operacionais.
O edifício beneficia ainda de condições de excelência para actividade logística, com espaços flexíveis e opções de configuração que podem ser readaptados a novas necessidades ou usos, pavimento de alta planimetria certificado, entre outros.
Referir que no presente ano a Garcia Garcia investiu na ampliação do Parque Empresarial da Ermida, em Santo Tirso, do qual é proprietária. O projecto de expansão aumentou em 36 hectares a área industrial do Parque, que ficou com uma área total de 110 hectares. Além da Logicor, o Parque Industrial da Ermida é ainda a morada de outras empresas relevantes como a AIRBUS, a FINIECO, a WEG, a Casfil ou o Centro Logístico do Lidl Portugal.