Ordem lança livro sobre os “50 anos de arquitectura no Portugal Democrático”
’50_25 Arquitectura em Democracia | OA’ foi produzido pelo Conselho Diretivo Nacional da OA e reúne os discursos de tomada de posse dos presidentes da Associação dos Arquitectos Portugueses e da Ordem dos Arquitectos
CONSTRUIR
“O SAAL em Grândola e o Direito à Habitação” em exposição
Savills assessora venda do Edifício Malhoa 17 à Bizau Capital Partners
Estação de Mirandela transformada em Casa das Artes e Cultura
Loures vai investir 15M€ em escolas e centros de saúde
Residências do Palácio Santa Clara prontas a habitar
AIP prepara autarquias da AML para atracção de investimento internacional
Decorrem as candidaturas ao Prémio Sustentabilidade no Ambiente Construído 2024
O Grupo Puma apresenta um caso de sucesso de reforço estrutural com o seu Sistema Carbotec (Reforço com Fibra de Carbono ) na Urbanização Costa Lago (Torremolinos )
Schindler equipa Lumnia no EXEO Office Campus
Adrianno Arantes reforça Comissão Executiva da CIMPOR como COO
A Ordem dos Arquitectos (OA) continua as suas comemorações sobre os 50 anos do 25 de Abril e os 25 anos da Ordem dos Arquitectos com o lançamento do livro ’50_25 Arquitectura em Democracia | OA’. Produzido pelo Conselho Diretivo Nacional (CDN) da OA, o livro reúne os discursos de tomada de posse dos presidentes da Associação dos Arquitectos Portugueses e da Ordem dos Arquitectos, homenageando aqueles que exerceram a presidência desta casa em democracia. A apresentação decorrerá na sede da OA, em Lisboa, esta quarta-feira, 8 de Maio, a partir das 18h30.
Seguir-se-á uma ‘Conversa(s) em Democracia’, moderada pela responsável da edição e membro do CDN, Sofia Aleixo, com os presidentes da original Associação dos Arquitectos Portugueses (AAP) e da sequente Ordem dos Arquitectos que responderam a este convite: Francisco Silva Dias, Helena Roseta, José Manuel Pedreirinho, Gonçalo Byrne e o actual presidente Avelino Oliveira. Luísa Teotónio Pereira e Sara Quintanilha estarão em representação de Nuno Teotónio Pereira e de Olga Quintanilha.
Participará também Francisco “Pitum” Keil do Amaral, que elaborou um cartoon expressamente para esta edição comemorativa do 25 de Abril e dos Arquitectos. Este cartoon está centrado no efémero tempo do programa estatal de construção de habitações SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local).
Através discursos e notícias de tomada de posse dos presidentes em democracia poderá traçar-se o papel crucial da Arquitetura no Portugal democrático, a construção de habitação no tempo do SAAL, que permanecem, a entrada na então Comunidade Económica Europeia (CEE) e a modernização do País, em simultâneo com uma profissão crescente em número de arquitectos e valorização internacional, mas que respondeu a desafios, como os baixos honorários e a saída para o estrangeiro.