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    Curadores Open House Lisboa 2024 (Sandra Marques Pereira e Alexandre Marques Pereira ©Hugo David)

    Arquitectura

    “A participação da sociologia na arquitectura não se esgota na ‘humanização’ desta última”

    Arranca este fim-de-semana, 11 e 12 de Maio, a 13ª edição do Open House Lisboa. Perceber as transições do edificado e a forma como se interligam com o espaço urbano é o tema deste ano que, através de 74 espaços, percursos por diferentes bairros e passeios sonoros convidam a conhecer a cidade

    Cidália Lopes

    Curadores Open House Lisboa 2024 (Sandra Marques Pereira e Alexandre Marques Pereira ©Hugo David)

    Arquitectura

    “A participação da sociologia na arquitectura não se esgota na ‘humanização’ desta última”

    Arranca este fim-de-semana, 11 e 12 de Maio, a 13ª edição do Open House Lisboa. Perceber as transições do edificado e a forma como se interligam com o espaço urbano é o tema deste ano que, através de 74 espaços, percursos por diferentes bairros e passeios sonoros convidam a conhecer a cidade

    Cidália Lopes
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    Cidália Lopes
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    Sandra e Alexandre, irmãos, socióloga e arquitecto, são os curadores desta edição. A partir dos ‘Híbridos das Transições’ propõem-se a evidenciar esta dinâmica quanto à arquitectura dos edifícios, dos seus materiais, estilos, modos de construção, da organização e tipo de espaços, como das pessoas que os ocupam e que percorre diferentes épocas e correntes

    O programa deste Open House é eclético e também abrange diferentes épocas e correntes, da arquitectura barroca, ilustrada pela imponente igreja conventual de Santa Catarina implantada na calçada do Combro, a exemplos neo-clássicos como o Palácio do Grilo, ao contemporâneo, que é um dos pratos fortes desta iniciativa anual.

    Em suma, é a oportunidade de explorar desde reabilitações a construções novas como é o caso do edifício The One do Eduardo Souto Moura, entre muitas outras estreias.

    Como comissários do Open House Lisboa como surgiu o tema deste ano?
    Os Híbridos das Transições é o conceito que dá a conhecer uma característica das transformações – sociais, urbanas, arquitectónicas, entre outras – que não é facilmente percebida, ou valorizada pelas pessoas. Normalmente pensamos nas transformações como cortes entre um antes e um depois, entre uma coisa e outra, e não é bem assim.

    A mudança faz-se de misturas múltiplas de elementos novos e de outros que lhe são anteriores e portanto, o objectivo é despertar a sensibilidade das pessoas para perceber a complexidade das mudanças, contextualizar e pensar sociologicamente as mudanças na arquitectura e na cidade e vice-versa.

    A participação da sociologia na arquitectura não se esgota na “humanização” desta última, prende-se com o entendimento das condições sociais de produção, humanização e consumo/apropriação da arquitectura e do urbanismo.

    De certa forma, este tema é um olhar complementar e mais abrangente ao tema da Revolução que seria o tema mais óbvio em 2024. A Revolução mudou o regime político de um dia para o outro, trouxe a liberdade e um conjunto de debates e questões até então silenciados. Mas, a generalidade das mudanças, dos valores às condições de vida, demoraram outro tempo e portanto houve um longo período de maturação e, claro, de transições, intrinsecamente híbridas.

    “O objectivo é despertar a sensibilidade das pessoas para perceber a complexidade das mudanças, contextualizar e pensar sociologicamente as mudanças na arquitectura e na cidade e vice-versa”

    Enquanto dupla relacionada com a Sociologia e Arquitectura consideram que conseguem dotar a iniciativa de uma perspectiva mais humanizada?

    Na realidade a arquitectura, apenas existe, enquanto obra para abrir diversas possibilidades, para tentar melhorar a vida dos homens e mulheres, seja nos seus sonhos, vidas e aspirações, seja enquanto seres únicos e individuais, ou seja enquanto comunidades de pequena e grande escala, num qualquer espaço e território.

    A arquitectura sempre funcionou como uma resposta às mudanças do tempo e da sociedade, e por vezes, dentro da sua natureza e limitações, abriu outras possibilidades, para a vida colectiva e privada, sempre foi assim, com diversos tempos e modos e, sempre haverá de ser algo assim.

    De que forma estas ‘transições’ são uma forma de expressão das próprias cidades? De que ‘transições’ falamos?

    Nesta 13ª edição do Open House, propomos evidenciar as transições em múltiplas dimensões: primeiro na dimensão física, ao nível da arquitectura dos edifícios, dos seus materiais, estilos, modos de construção, da organização e tipo de espaços/compartimentos, em segundo nas suas funções e apropriações; ao nível dos espaços públicos e das ruas, das actividades económicas (comércio, serviços, etc.), dos seus pavimentos, da vegetação ou da sua ausência, do equipamento, das formas de mobilidade; e, por fim, ao nível das vivências de ambos, do tipo de pessoas que os ocupam, usam, habitam, frequentam, como e quando o fazem.

    De que período retrata a Open House e que edifícios são mais exemplificativos desta transição?
    O programa deste Open House é eclético e também abrange diferentes épocas e correntes, da arquitectura barroca, ilustrada pela imponente igreja conventual de Santa Catarina implantada na calçada do Combro, a exemplos neo-clássicos como o Palácio do Grilo, ao contemporâneo, que é um dos pratos fortes desta iniciativa anual.

    Em suma, é a oportunidade de explorar desde reabilitações a construções novas como é o caso do edifício The One do Eduardo Souto Moura, entre muitas outras estreias.

    A nossa selecção mostra diferentes abordagens nesta transição, desde habitações reabilitadas ou construídas em espaços que já foram outra coisa, a edifícios obsoletos com múltiplos destinos possíveis, a novos conjuntos habitacionais construídos em vazios urbanos centrais, a edifícios e equipamentos públicos reabilitados para novas actividades, a conventos, mosteiros e palácios que ao longo da sua existência tiveram inúmeras utilizações, mostrando a plasticidade funcional destas construções e a sua adaptabilidade às necessidades, mais ou menos espontâneas, do tempo e por fim percursos por zonas escondidas e expectantes que mantêm vestígios de uma Lisboa muito pouco urbana ou pelas “traseiras” de bairros que concentravam manufacturas e pequena indústria e que hoje compatibilizam habitação, ateliers, galerias, espaços de culto, entre outros.

    “A selecção mostra diferentes abordagens nesta transição (…) mostrando a plasticidade funcional das construções e a sua adaptabilidade às necessidades, mais ou menos espontâneas (…) de uma Lisboa muito pouco urbana ou pelas “traseiras” de bairros que concentravam manufacturas e pequena indústria e que hoje compatibilizam habitação, ateliers, galerias, espaços de culto, entre outros”

    Continuamos a assistir todos os dias a estas mudanças. De que forma  podemos enquanto sociedade aprender com essas transições que já aconteceram?
    Desde que a Humanidade e as diversas comunidades, deixaram a sua condição nómada, e começaram a fixar-se  num qualquer lugar, criando as suas raízes, misturando-se com outros povos e culturas. Com o passar do tempo a sociedade, as suas aspirações, desejos e motivações se foram alterando e se modificando, também de vários modos e tempos os seus habitats e cidades, refletiram essas transformações e transições, cada uma à sua própria maneira, no seu tempo e espaço.

    Mas o nosso foco é sobretudo as transições em curso ou em potencial, o que já está em processo de mudança ou que está na iminência de mudar e que estimula sentimentos variados, por vezes mistos: da antecipação da nostalgia à antevisão de cenários futuros face aos quais podemos sentir apreensão, entusiasmo, curiosidade.

    Além da componente do edificado, de que forma o conceito apresentado se relaciona com os espaços públicos?
    Na realidade, os factos arquitectónicos estão sempre relacionados directa, ou indirectamente com os factos urbanos, na medida em que, mesmo uma pequena obra particular, afecta o espaço público onde está inserida e vice-versa, seja uma rua, uma praça, um jardim ou um largo,  formando uma identidade própria, nem que seja pelo conjunto do seu impacto visual, estético, funcional, e aberto a diversas formas e possibilidades de relacionamentos, económicos, sociais e outros, ao serviço de uma qualquer comunidade.

    O conceito do Open House Lisboa 2024 é muito visível no edificado, nos conjuntos urbanos e espaços públicos, como ilustrado nos percursos urbanos e no percurso sonoro em que a Filomena Silvano nos guia por ruas e praças de uma das zonas mais cosmopolitas da cidade. Não escolhemos espaços públicos específicos, mas o conceito é ainda mais aplicável a esses contextos: um exemplo muito bom é a Alameda, um espaço lúdico para os mais diversos tipos de pessoas (nacionais e estrangeiras) como actividades (espectáculos, piqueniques, jogos, etc.) e um espaço político, por excelência, onde ocorrem inúmeras manifestações.

    De que forma vai ser estruturada a iniciativa em termos de percursos e quantos edifícios vão constar na iniciativa?

    Participam generosamente 74 espaços, das quais 39 são estreias, o que é uma percentagem elevada. No festival, mantém-se três tipos de visitas: livres em que as pessoas descobrem os espaços à sua maneira, sem um percurso delineado; as visitas acompanhadas pelo voluntariado formado para esta missão, tendo uma forte participação de estudantes de arquitectura e as visitas por especialistas que se convidam dado a sua afinidade com o lugar.

    Adicionalmente, temos cinco percursos pela cidade, feitos ao ar livre. A pé, convidamos a explorar Alvalade, Telheiras, Arroios, Beato e Marvila tendo diversas distâncias. Criou-se também um passeio sonoro que as pessoas podem fazer quando bem entenderem, e que enriquece a colecção de 11 episódios.

    Depois há, ainda, o programa paralelo que inclui actividades ludico-pedagógicas para as famílias, visitas sensoriais apoiadas por maquetas 3D, entre outros eventos.

    Destaca-se, também, a call de visual stories que pretende reunir uma diversidade de olhares sobre a acessibilidade e a inclusividade dos exemplos de arquitectura que se incluíram. Podem ser fotografias, desenhos, vídeos, ilustrações, animações. As candidaturas estão abertas até 11 de Junho e das propostas seleccionadas nascerá uma exposição e uma publicação que revela um conjunto de visões de quem visita os Open House pela Europa fora.

    Bio

    Sandra Marques Pereira é doutorada em Sociologia pelo ISCTE (2010) com a tese “Casa e mudança social: uma leitura das transformações da sociedade portuguesa a partir da casa” que teve dois prémios de melhor tese de doutoramento (IHRU 2011 e André Jordan 2012) e foi publicada pela Caleidoscópio (2012, 2016). Também o livro “Visite o andar modelo. 30 anos de publicidade de imobiliário” resultou da tese. Investigadora do ISCTE, DINÂMIA’CET, no grupo de pesquisa Cidades e Territórios. Entre 2013 e 2023 foi Professora convidada do Mestrado Integrado de Arquitectura (disciplina Sociedade e Arquitetura) do ISCTE. Colaborou como docente no Doutoramento Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos (ISCTE-IUL). Entre 2013 e 2019 foi oradora convidada do Master in Collective Housing da Universidad Politecnica de Madrid – Escuela Tecnica Superior de Arquitectura. É co-coordenadora do WG Southern European Housing do European Network for Housing Research. Participou em vários projectos FCT sobre habitação. Actualmente é investigadora responsável do projecto “SIZA_3CITY – A habitação colectiva de Álvaro Siza: projetos, contextos e vivências (Porto-Lisboa-Nova Iorque)” financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

    Alexandre Marques Pereira, entra em 1981 para a ESBAP (Escola Superior de Belas Artes do Porto), licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1986. Trabalhou no atelier do arquitecto Manuel Tainha de 1986 até 1996, altura em que abre um atelier próprio, sendo que em 2009 abre a empresa Alexandre Marques Pereira – Arquitectura, que entre 2017 e 2022 esteve associada ao gabinete Saraiva + Associados, com diversos projectos e obras construídas e em construção como arquitecto responsável e coordenador, nas áreas da habitação individual e colectiva, dos equipamentos públicos, bibliotecas, escolas, galerias de arte, ou da reabilitação em geral.

    Participou desde 1998 até 2002 como representante da O.A. na organização Europan Europe para concursos de Arquitectura para jovens arquitectos europeus.

    É docente na Universidade Lusíada de Lisboa, desde 1993, como Professor de Projecto. Foi Visiting Professor em 2006 na Universidade de Auburn, Alabama, nos EUA. Em Julho de 2012 termina o Doutoramento em Arquitectura (na área de Projecto) na Universidade Lusíada de Lisboa, sobre “As relações e contaminações, entre a Arquitectura Moderna do Norte e do Sul da Europa”. Desde 2012 é o representante da Universidade Lusíada no Concurso Pladur, concurso internacional para estudantes universitários de Arquitectura da Península Ibérica.

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    Cidália Lopes

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    CIUL recebe ‘Aula Aberta sobre Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos

    A iniciativa conjunta do CIUL e do ISCTE-IUL, visa apresentar e discutir as linhas temáticas de investigação em desenvolvimento no Doutoramento em Arquitectura os Territórios Metropolitanos Contemporâneos (ATMC) do ISCTE-IUL

    Integrado na rubrica de “Aulas Abertas” promovidas pelo Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) terá lugar no próximo dia 23 de Maio mais uma edição do Colóquio Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos.

    A iniciativa conjunta do CIUL e do ISCTE-IUL, visa apresentar e discutir as linhas temáticas de investigação em desenvolvimento no Doutoramento em Arquitectura os Territórios Metropolitanos Contemporâneos (ATMC) do ISCTE-IUL.

    O Programa de Doutoramento em ATMC elege o território contemporâneo como tema central de debate, privilegiando por essa via o estabelecimento de ramificações de pesquisa numa ampla rede.

    A linha científica que orienta este ciclo de estudos é acolhida pelas unidades de investigação DINAMIA’CET-IUL e ISTAR-IUL, resultando do cruzamento entre a arquitectura, a arquitectura paisagista, a arte pública e o desenvolvimento urbano.

    O colóquio resulta de uma componente lectiva obrigatória do segundo ano curricular do programa doutoral que se destina a enquadrar e acompanhar a investigação em curso. Integra, ainda, intervenções de curta duração proferidas por alunos do curso e por docentes e investigadores do ISCTE-IUL, com o objectivo de partilhar e debater os resultados da investigação que o programa doutoral em ATMC tem originado com uma audiência abrangente, que inclua cidadãos e especialistas não-académicos.

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    Mexto Property patrocina ARCOLisboa 2024 pelo terceiro ano consecutivo

    O envolvimento da Mexto surge em diferentes momentos da feira, a começar pela Abertura Oficial, seguido pela After-Party no dia 23 de Maio e que terá lugar num dos seus edifícios na Rua Castilho e a participação na exposição colectiva World African Artists United

    A promotora imobiliária Mexto renovou a sua participação na ARCO Lisboa 2024 pelo terceiro ano consecutivo. A feira de arte contemporânea tem lugar na Cordoaria Nacional, de 23 a 26 de Maio, e transformará Lisboa num “centro global de arte contemporânea”, exibindo obras de mais de 70 galerias internacionais e com uma experiência imersiva.

    O envolvimento da Mexto surge em diferentes momentos da feira, a começar pelo cocktail da Abertura Oficial, seguido pela After-Party no dia 23 de Maio e que terá lugar numa das  propriedades da promotora na Rua Castilho, 0 Castilho 3, que passará por uma extensa reabilitação já este Verão para habitação de luxo, e que tem servido como espaço para exposições temporárias, tendo recebido o nome de NOT A MUSEUM.

    Há mesma hora será inaugurada, no mesmo espaço, e em simultâneo, uma exposição colectiva de arte plástica e arte contemporânea – World African Artists United – onde se incluem artistas africanos de renome e outros em ascensão.

    De entre os artistas presentes, destaque para os artistas Mahi Binebine, Amadou Opa Bathily, Dieudonne Djiela Kamgang, Houda Terjuman, Alice Marcelino, Fídel Évora, Gonçalo Mabunda e Kwame Sousa. A exposição temporária permanecerá aberta ao público até ao dia 7 de Junho.

    Ainda no âmbito desta iniciativa, a Mexto e a WAAU (projecto que tem como missão promover e amplificar a presença de arte africana no mundo), terão um stand na ARCOLisboa, onde os participantes poderão votar numa peça de arte decorativa do renomado artista Pedro Pires para instalação no O’LIVING, localizado perto do Parque das Nações.

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    Cláudia Rosado

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    Cláudia Rosado assume direcção do Departamento de Pessoas da MAP Engenharia

    Com mais de 20 anos de experiência na área dos Recursos Humanos e com uma longa carreira internacional, a responsável já passou, por países como a Guiné, Ruanda e Angola em empresas como a Mota-Engil, a Eurotrials, PSA Peugeot Citroen, e a Diaverum

    A MAP Engenharia, empresa especializada em construção e reabilitação, tem uma nova directora de Pessoas. Cláudia Rosado foi o nome escolhido para assumir o cargo. Com mais de 20 anos de experiência na área dos Recursos Humanos e com uma longa carreira internacional, a responsável já passou, no desempenho destas funções de direcção durante vários anos, por países como a Guiné, Ruanda e Angola em empresas como a Mota-Engil, a Eurotrials, PSA Peugeot Citroen, e a Diaverum.

    Licenciada em Direito pela Universidade Lusíada, Cláudia Rosado tirou uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos no ISCSP, tem um mestrado executivo da Católica Lisbon School of Business & Economics, e frequenta o mestrado em Gestão de Recursos Humanos no ISCSP.

    Toda a sua experiência na liderança de Recursos Humanos são os motivos pelos quais a empresa decidiu avançar com a sua nomeação, aliada a uma visão estratégica que a MAP Engenharia acredita que será fundamental para elevar a presença do grupo no mercado imobiliário.

    José Rui Meneses e Castro, cofundador e managing partner da MAP Engenharia, refere que a experiência de Cláudia Rosado “será fundamental para elevar a MAP a outro patamar e acima de tudo tentar minimizar o impacto de um problema inerente ao sector e que todos sabemos, mão de obra qualificada e retenção de talento”.

    Com uma facturação anual em 2023 de cerca de 40 milhões de euros, a empresa estima em 2024 superar os 70 milhões de euros, tendo actualmente, em produção, uma carteira diversificada de obras superior a 100 milhões de euros.

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    Lisboa foi a terceira cidade do Mundo com mais congressos em 2023

    De acordo com o estudo da International Congress and Convention Association(ICCA), Lisboa recebeu 151 congressos. Já a nível nacional, Portugal ocupa o nono lugar na lista mundial de países, com 303 congressos organizados

    A cidade de Lisboa recebeu 151 congressos em 2023, tendo sido a terceira cidade do Mundo, e a segunda da Europa, que mais eventos recebeu, de acordo com o estudo da International Congress and Convention Association(ICCA). Já a nível nacional, Portugal ocupa o nono lugar na lista mundial de países, com 303 congressos organizados.

    As duas cidades do Mundo que mais eventos receberam, de acordo com a ICCA, foram Paris (1º lugar com 156 congressos) e Singapura (2º com 152), enquanto que o País que registou maior número de congressos foram os Estados Unidos da América (690 eventos).

    Dos 151 congressos realizados em Lisboa, 51, ou seja, 33,8% realizaram-se no Centro de Congressos de Lisboa (CCL) ou na FIL – Feira Internacional de Lisboa, espaços detidos e geridos pela Fundação AIP.

    Estes 51 congressos, que não incluem feiras, registaram uma assistência média de 5.283 participantes por evento. Do total de eventos, 36 foram mundiais, 13 foram europeus e dois foram ibéricos.

    Este resultado realça as características que definem Lisboa enquanto “cidade de excelência” para receber congressos nacionais e internacionais, onde se destacam a “qualidade e a dimensão” dos espaços e serviços, destaca a AIP.

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    Biblioteca Pública Municipal (@Guilherme Costa Oliveira)

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    Porto abre concurso para obra da Biblioteca Municipal

    Com um preço base de 26,5 M€, as propostas devem ser apresentadas até ao dia 28 de Junho. Prevê-se que a obra esteja concluída em Dezembro de 2027

    A Câmara do Porto já abriu o concurso limitado por prévia qualificação, com publicidade internacional, para a empreitada que vai concretizar a requalificação e ampliação da Biblioteca Pública Municipal (BPMP). Com um preço base de 26,5 milhões de euros, as propostas devem ser apresentadas até ao dia 28 de Junho.

    A área total de intervenção ultrapassa os 15 mil metros quadrados, com 7.700 referentes às novas construções e 7.680 à requalificação do edifício existente.

    O concurso fixa um prazo máximo de 1.095 dias para execução da obra, com previsão de conclusão em Dezembro de 2027.

    Com gestão a cargo da empresa municipal GO Porto, a intervenção irá assegurar a manutenção da identidade de um edifício e de uma instituição com um elevado interesse arquitectónico e cujo projecto tem a assinatura de Souto Moura

    O edifício centenário, datado do século XVIII, será requalificado para resolver o “défice de espaço” para o arquivo de livros e de outros espólios.

    Entre as novas valências que as obras na BPMP possibilitarão, destaca-se a criação de uma Biblioteca Sonora, de novos espaços de vertente cultural de carácter expositivo e de espaços exteriores ajardinados.

    A intervenção visa, também, criar o circuito do livro e o circuito do leitor, a fim de melhor atender o público que têm crescido ao longo dos anos.

    Quanto à ampliação, serão construídos um novo edifício e uma cave logística, o que resultará num aumento da actual dimensão da Biblioteca.

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    Nova identidade visual da Gree reforça valores da “tecnologia” e “inovação”

    Com esta nova estratégia, a Gree pretende criar uma personalidade mais “arrojada”, destacando-se como uma marca que investe “fortemente” em encontrar novas soluções

    tagsGREE

    A imagem corporativa da Gree foi actualizada. A nova identidade visual apresenta um design “sóbrio, refinado e elegante”, em sintonia com os valores de tecnologia e inovação da marca.

    No mesmo sentido, a marca alterou, também, o seu website corporativo para se “ajustar à sua nova identidade visual” e que apresenta a empresa e todo o seu catálogo de produtos de “forma clara e coerente”.

    “O website, agora numa versão responsiva, facilita o acesso e a navegação para utilizadores e profissionais, reforçando a conexão direta entre a tecnologia mais recente e os consumidores especializados”, destaca a marca em comunicado.

    Esta mudança de identidade está assente na redefinição do posicionamento da Gree centrado em três pilares: uma abordagem emocional, onde se propõe ser a escolha mais acertada para o consumidor; uma abordagem racional, relacionando-se com o consumidor através da tecnologia de ponta; e uma abordagem racional com o produto, que é considerado de última geração

    Com esta nova estratégia, a Gree pretende criar uma personalidade mais “arrojada”, destacando-se como uma marca que investe “fortemente” em encontrar novas soluções e melhorar a performance dos seus produtos. Um exemplo disso é a aposta em inteligência artificial com a tecnologia patenteada G-AI, orientada para “Aprender Mais, Consumir Menos, Poupar Mais”.

    Presente em mais de 160 países, a Gree Products Portugal comemora este ano cinco anos como importador exclusivo da marca no mercado português, tanto doméstico quanto industrial. Mundialmente, a marca conta com mais de 80 mil colaboradores, 16 mi engenheiros, 102.835 patentes tecnológicas e 500 milhões de utilizadores.

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    ARTEVO. Novo sistema de janelas premium: elegância e desempenho 360º

    A REHAU, líder no fornecimento de sistemas eficientes de portas e janelas, apresenta ARTEVO, a inovadora janela sustentável certificada para casas passivas que combina uma estética elegante e minimalista com o excelente desempenho do revolucionário material RAU-FIPRO®X.

    O sistema ARTEVO oferece um desempenho de 360 graus ao combinar um excelente isolamento térmico com o mais alto grau de sustentabilidade e eficiência produtiva. Para além disso, as suas linhas finas valorizam qualquer ambiente com uma estética elegante e contemporânea. Este sistema permite a construção de grandes elementos sem a necessidade de reforços de aço, abrindo novos horizontes para arquitetos, designers de interiores e profissionais do sector em termos de sustentabilidade, design e produtividade.

    Com uma profundidade de construção de 80 mm, o sistema ARTEVO está disponível em diferentes tipos de folha, entre as quais se destaca a versão nivelada pelo seu aspeto minimalista. Este novo sistema de janelas premium da REHAU estabelece novos padrões em termos de design, tamanhos de folha, produtividade e economia circular.

    O material de perfil RAU-FIPRO®X de alta tecnologia é um dos fatores chave para o seu sucesso. É um material revolucionário de alto desempenho que permite a produção de grandes dimensões e áreas de envidraçado sem a necessidade de reforços metálicos. O RAU-FIPRO®X confere ao sistema ARTEVO uma grande liberdade arquitetónica, garantindo a máxima resistência, segurança e eficiência energética. Esta solução patenteada, tal como todos os sistemas de janelas e portas da REHAU, foi desenvolvida com base em décadas de experiência de mercado.

    O material composto de PVC e fibra de vidro, designado por RAU-FIPRO®X integra-se perfeitamente na economia de reciclagem em circuito fechado da REHAU. A reciclagem total do perfil da janela é mais fácil, mais eficiente e mais sustentável do que nunca.

    Em termos de isolamento, o sistema ARTEVO atinge valores Uw de até 0,69 W/m²K, certificados pelo Instituto Passivhaus. Isto é possível graças à revolucionária tecnologia LowE, que garante uma eficiência energética sem precedentes. Trata-se de uma película polimérica colocada no interior do perfil, que reduz os níveis de transmissão térmica e melhora ainda mais o desempenho térmico do conjunto.

    O sistema ARTEVO também melhora significativamente a produtividade no fabrico de janelas. Os fabricantes já não precisam de inserir espumas isolantes durante a produção, tornando o processo muito mais eficiente e sustentável. Para além disso, as películas LowE ocupam muito pouco espaço de armazenamento e são fáceis de manusear.

    Mais uma vez, a REHAU Window Solutions está a colocar todos os seus anos de experiência ao serviço da reinvenção diária de janelas e fachadas. Com a introdução deste tipo de sistemas inovador, a empresa posiciona-se como pioneira em soluções que satisfazem os mais altos padrões de construção eficiente com uma distinção de qualidade e alto desempenho.

    Neste momento, “Arte”, “Tecnologia” e “Evolução” são os 3 pilares sobre os quais o sistema ARTEVO se assume como o novo sistema de janelas premium da REHAU, abrindo novos horizontes para arquitetos, designers de interiores e profissionais da indústria em termos de sustentabilidade, design e desempenho.

     

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    Vila Galé Isla Canela pretende “contrariar sazonalidade” e atrair novos mercados

    Para diversificar, o Vila Galé pretende tirar partido dos seus variados espaços para famílias, eventos e conferências, mas também tirar partido dos campos de golfe existentes na zona para reforçar este mercado em Isla Canela

    É na Costa de la Luz, em Huelva, que o Grupo Vila Galé acaba de inaugurar o seu primeiro hotel em Espanha, numa cerimónia que contou com mais de 400 convidados. Com acesso directo à praia, o Vila Galé Isla Canela instalou-se num edifício com arquitectura e decoração de influência árabe, que conta com 300 quartos com varanda, duas piscinas, dois restaurantes, três bares, um Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, Clube Nep para crianças, salas de eventos e lojas.

    Enquanto destino de Verão, Isla Canela tem uma sazonalidade muito marcada, com as unidades hoteleiras a funcionarem apenas seis meses no ano. Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, avança que pretende “encontrar formas de contrariar essa sazonalidade e atrair novos públicos que não venham apenas para a praia”.

    Foi a pensar nisso que a aposta recaiu na reformulação de vários espaços adequados a eventos, conferências e actividades para crianças. Há, ainda, uma intenção de reforçar a aposta cultural e o destino de golfe em parceria com outras unidades hoteleiras já instaladas na mesma zona e as autoridades municipais.

    “Há semelhança do que se faz no Algarve que tem turistas o ano todo, também queremos fazer algo semelhante aqui. Existem dois campos de golfe relativamente perto, pelo que gostaria de promover o destino junto desse nicho. Esta é uma das ideias. Mas também fomentar parcerias com entidades culturais para que consigamos criar uma dinâmica para grupos ou eventos. E depois temos a componente de saúde e beleza também”, reforça.

    A renovação total das áreas públicas, a cargo do proprietário do imóvel, manteve as referências árabes que caracterizam o hotel, numa homenagem à Andaluzia, ainda que com caracteristicas “menos pesadas” e mais “clean”. O Grupo vai ainda investir cerca de sete milhões de euros na renovação dos quartos e da piscina exterior.

    Espanha era um “sonho antigo”, mas que nunca tinham conseguido concretizar. “Agora que o concretizámos, e que está dado o primeiro passo, o objectivo é continuar a crescer aqui”, sublinha o presidente da Vila Galé.

    Não só Espanha é um destino muito importante do turismo mundial, mas também para a Vila Galé porque nos vai permitir “reforçar a captação de turistas neste novo mercado e também levar mais turismo espanhol para Portugal”.

    Ainda sem projectos em concreto, a intenção passa chegar até Sevilha e, depois, entrar em Madrid.

    Entretanto, Ribeiro de Almeida confirmou cinco novas aberturas em Portugal (Miranda do Douro, Penacova, Golegã, Ponte de Lima e mais um em Elvas) e mais dois no Brasil, em Ouro Preto e Ceará.

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    Porto Business School mantém-se no top 50 da formação executiva

    Porto Business School alcançou a 44ª posição na categoria Open e a 47ª na Custom, do Ranking Executive Education 2024 do Financial Times

    A Porto Business School volta a figurar entre as 50 melhores escolas de formação executiva a nível mundial, segundo o ranking Executive Education 2024, publicado pelo Financial Times, que avalia 90 instituições. Este ano, a escola de negócios da Universidade do Porto alcançou a 44ª posição na categoria Open e a 47ª na Custom.

    Na categoria Open, a Porto Business School consagrou-se como a melhor escola de negócios portuguesa do ranking em diversos indicadores-chave, nomeadamente nos “métodos e materiais de ensino” (39ª), na “qualidade do corpo docente” (40ª), na “percentagem de participação feminina” (47ª), em termos de “escolas parceiras” (8ª) e na “satisfação geral” com uma pontuação destacada de 9,26 em 10.

    Refira-se que no inquérito aos participantes, comparativamente com 2023, a Porto Business School revelou crescimento na “qualidade dos participantes” e, também, em termos de “novas competências e aprendizagem”, subindo 4 e 3 posições respectivamente. Já no inquérito escolar, face ao período homólogo, a escola cresceu exponencialmente no que diz respeito ao critério da “localização internacional”, subindo 47 posições.

    Relativamente à categoria Custom, a Porto Business School conquistou a melhor classificação, entre todas as escolas de negócios a nível nacional, no indicador “crescimento” (66ª), sendo que o índice de “satisfação geral” também aumentou, face ao ano anterior.

    Ainda no âmbito Custom, o inquérito aos participantes, comparado com 2023, indica que a PBS aumentou as posições em termos de “objectivos alcançados” (53ª), “novas competências e aprendizagem” (51ª), “métodos e materiais de ensino” (42ª) e “desenho e preparação dos programas” (39ª). Relativamente ao inquérito escolar, comparando com o ano passado, a Porto Business School aumentou as posições em praticamente todos os critérios. Sublinhe-se, ainda, que a Porto Business School foi a escola portuguesa que mais significativamente aumentou as posições relacionadas com “programas no estrangeiro”.

    Para José Esteves, dean da Porto Business School, “figurar entre as 50 melhores escolas de formação executiva a nível mundial é um testemunho do nosso compromisso com a excelência”. E acrescenta, “os programas open e custom da Porto Business School partilham um denominador comum: o foco nas competências essenciais para os líderes actuais. Estamos orgulhosos dos nossos métodos de ensino inovadores, do nosso corpo docente de reconhecida qualidade e da satisfação dos nossos alunos. Continuaremos a elevar os padrões da formação executiva em Portugal e no mundo”, destaca.

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    Fercopor arranca com Serenity e anuncia novo projecto para Vilamoura

    Está lançada a primeira pedra do projecto que fará surgir um condomínio privado com 53 habitações de luxo, junto à Marina de Vilamoura. A construção do Serenity inicia no momento em que a promotora imobiliária Fercopor se prepara para lançar um novo projecto nesta localização

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    Um projecto em início de construção e, em Julho, um segundo a iniciar a comercialização. Os avanços da Fercopor em Vilamoura comprovam a aposta da promotora imobiliária nesta localização, onde será feito um investimento global de 100 milhões de euros, no conjunto dos dois empreendimentos.

    “Tendo já um histórico e experiência consolidados no segmento da habitação de luxo a Norte, foi natural para a Fercopor querer investir também no Algarve. Ambicionávamos chegar a novas geografias e alcançar novos mercados, nomeadamente, internacionais. Esses objectivos não só estão a ser concretizados como vão sair reforçados com o novo projecto”, explica Mário Almeida, administrador da Fercopor.

    Para já, a começar o processo de construção está o projecto Serenity. Localizado na Rua das Pimenteiras, próximo da Marina de Vilamoura e de campos de golfe, este condomínio privado de luxo conta com dois edifícios, num total de 53 apartamentos que vão de T0 a T4 Penthouse.

    Assinado pelo Atelier Saraiva + Associados, o Serenity tem áreas acima da média, com interiores até 246 m2 e exteriores até 306 m2. O empreendimento conta ainda com piscina e jardim exterior, piscina interior aquecida, ginásio, sala de massagem e sala de convívio para usufruto de todos os futuros moradores.

    A construção do projecto está a cargo da TPS – Teixeira, Pinto & Soares, empresa de engenharia e construção civil que conta com mais de 27 anos de experiência e um vasto portfólio de obras públicas e privadas.

    “Tanto junto do público nacional como internacional, sentimos um grande interesse no Algarve e, em particular, em Vilamoura. A localização privilegiada e o estilo de vida muito dinâmico, mas também muito próximo da natureza são fatores distintivos”, avança o administrador da Fercopor.

    “O prestígio da localização faz-nos avançar com confiança para o novo projecto em Vilamoura, que irá igualmente representar o que, para nós, melhor distingue os projectos da Fercopor: uma localização de excelência, com uma entrega irrepreensível, desde a arquitectura à construção e acabamentos”, acrescenta Mário Almeida.

    Com mais de 40 anos de experiência, a Fercopor está ainda a preparar novos lançamentos noutras regiões do país: Porto e Vila do Conde, onde conta já com vários projectos concluídos e em construção, e ainda Lisboa.

     

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