Governo anuncia obra de 12 M€ para EN 222
O troço a ser intervenccionado é o que fica entre o concelho de São João da Pesqueira e Bateiras, perto do Pinhão. Depois de aprovado o seu financiamento pelo TdC, a adjudicação deverá acontecer no início de 2025

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Manuel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, revelou que a adjudicação está prevista para o início de 2025. Autarca Manuel Cordeiro congratula-se com a requalificação e alargamento da via, falando em “justiça a esta região”, escreve o Diário de Viseu.
Em declarações aos jornalistas, anunciou que o troço da EN 222 entre aquele concelho de São João da Pesqueira e Bateiras, perto do Pinhão, será intervencionado, num investimento que rondará os 12 milhões de euros, numa apresentação do projecto que decorreu na Câmara Municipal de São João da Pesqueira.
A empreitada abrangerá o reperfilamento e alargamento da via, novas redes pluviais e uma nova camada de desgaste. A adjudicação está prevista para o início de 2025, sendo que é necessário que o Ministério das Finanças dê “luz verde” ao financiamento, o que deve acontecer “nas próximas semanas”, afirmou Pinto Luz
Questionado pelos jornalistas sobre a disponibilidade da verba necessária, Miguel Pinto Luz garantiu que ela existe, mas tem de haver “essa luz verde do Ministério das Finanças”, o que deverá acontecer “nas próximas semanas”.
“Quem percorre a EN222 percebe que é absolutamente essencial fazer este investimento, que não será o único, a via terá outros investimentos noutras componentes desta infraestrutura que são necessários também. Este é o primeiro investimento na EN222 que nós anunciamos, mas é simbólico porque será o primeiro de muitos que iremos fazer no interior, para esbater as assimetrias sociais e promover a coesão territorial”, afirmou o ministro.
Pinto Luz acrescentou, ainda, que “esta será a primeira de várias intervenções que estão previstas” para a EN 222, a serem anunciadas posteriormente.
Também Manuel Cordeiro, presidente do município, destacou que “as obras de requalificação e alargamento do troço da EN 222 são fundamentais para a dinâmica e desenvolvimento do concelho” e confessou que, desde que assumiu a autarquia, em 2017, tem lutado em Lisboa, “em vários corredores”, por este desfecho.
Com mais de 225 quilómetros de extensão, a EN222 acompanha quase todo o percurso do rio Douro em território português, de Vila Nova de Gaia a Vila Nova de Foz Côa.
A EN222 atravessa o Parque Arqueológico do Vale do Côa, Património da Humanidade, e dá acesso à Grande Rota do Vale do Côa, à Rota do Douro e a locais da Rota do Vinho do Porto e das Amendoeiras em Flor.