Município de Óbidos vai investir 4,9M€ em habitação
O primeiro projeto a avançar será na freguesia de A-da-Gorda, onde as habitações deverão estar concluídas no 3.º trimestre de 2027, seguindo-se ainda nesse ano a construção de fogos no Bairro dos Arcos e, finalmente, em 2028 serão concluídas as casas na Rua João de Deus, próximo do Centro de Saúde

CONSTRUIR
Resultados da Logicor apontam para crescimento de 16M€ na receita face a 2023
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
Bondstone entrega construção de Bloomia à HCI Construções
Americanos “impulsionam” procura no mercado de luxo em Portugal
O município de Óbidos vai investir 4,9 milhões de euros na construção e reabilitação de perto de meia centena de casas que permitirão instalar 156 pessoas, divulgou a autarquia.
No total, serão construídos de raiz 28 novos fogos, dos quais 22 no âmbito do programa 1.º Direito e seis “para serem disponibilizados a rendas controladas em conformidade com a política de atração de mais famílias para o concelho”, disse à Lusa o vice-presidente da Câmara de Óbidos, José Pereira.
As novas construções representam “um investimento total de 4,9 milhões de euros, dos quais 1,9 milhões financiados pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana [IHRU] e cerca de três milhões da responsabilidade da câmara”, afirmou José Pereira, que tem o pelouro da Habitação e Intervenção Social.
O primeiro projeto a avançar será na freguesia de A-da-Gorda, onde as habitações deverão estar concluídas no 3.º trimestre de 2027, seguindo-se ainda nesse ano a construção de fogos no Bairro dos Arcos e, finalmente, em 2028 serão concluídas as casas na Rua João de Deus, próximo do Centro de Saúde.
A estes novos fogos juntar-se-ão 19 reabilitações de espaços municipais e ainda cinco intervenções em habitações de beneficiários diretos (no âmbito do Programa Re-Habitar, em parceria com a associação “Just a Change”), divulgou a câmara numa nota à imprensa.
Casas novas para 156 pessoas
Segundo José Pereira, o investimento irá permitir dar resposta “a 156 pessoas”, mas a autarquia, do distrito de Leiria, pretende num horizonte de dez anos “criar mais alternativas em termos de habitação a preços controlados, com o objetivo de atrair mais 400 famílias para o concelho”.
Ainda sem data de lançamento, “está em fase de elaboração o projeto para mais 82 fogos”, acrescentou o autarca.
A Câmara de Óbidos anunciou igualmente um aumento da resposta social em termos de creches, através da requalificação do antigo jardim-de-infância na freguesia da Usseira e da antiga escola básica em A-dos-Negros.
As requalificações terão um custo de 340 mil e de 460 mil euros, respetivamente, contando ambas com um financiamento de 92 mil euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), explicou o vice-presidente.