Liu Jiakun, é o vencedor do Prémio Pritzker de Arquitectura 2025
O arquitecto de Chengdu, China, Liu Jiakun, foi o Laureado de 2025 do Prémio Pritzker de Arquitectura. Interligando aparentes antípodas, como utopia versus vida quotidiana, história versus modernidade e colectivismo versus individualidade, Liu propõe uma arquitectura afirmativa que celebra a vida dos cidadãos comuns

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
O arquitecto chinês Liu Jiakun, de Chengdu, foi anunciado como o vencedor do Prémio Pritzker de Arquitetura 2025, a mais alta distinção da arquitectura a nível mundial. Liu é reconhecido por uma abordagem que valoriza a cultura, a história e a natureza, criando projectos que equilibram tradição e modernidade. A sua arquitectura promove a comunidade e inspira compaixão, respeitando o meio ambiente e utilizando materiais locais e técnicas artesanais. Destaca-se ainda pela inovação em espaços urbanos densos, oferecendo soluções que integram edifício, infraestrutura, paisagem e espaço público.
“A arquitectura deve revelar algo, deve abstrair, destilar e tornar visíveis as qualidades inerentes das pessoas locais. Tem o poder de moldar o comportamento humano e criar atmosferas, oferecendo uma sensação de serenidade e poesia, evocando compaixão e misericórdia, e cultivando um sentido de comunidade partilhada”, afirma Liu.
Interligando aparentes antípodas, como utopia versus vida quotidiana, história versus modernidade e coletivismo versus individualidade, Liu propõe uma arquitectura afirmativa que celebra a vida dos cidadãos comuns. Defende o poder transcendente do ambiente construído através da harmonização das dimensões culturais, históricas, emocionais e sociais, utilizando a arquitectura para fomentar a comunidade, inspirar compaixão e elevar o espírito humano.
“Com um portefólio notável, de profunda coerência e qualidade constante, Liu Jiakun imagina e constrói novos mundos, livres de qualquer constrangimento estético ou estilístico. Em vez de seguir um estilo, desenvolveu uma estratégia que nunca depende de um método recorrente, mas sim da avaliação das características e requisitos específicos de cada projecto. Ou seja, Liu Jiakun parte das realidades actuais e trabalha-as ao ponto de, por vezes, oferecer um cenário inteiramente novo para a vida quotidiana. Para além do conhecimento e das técnicas, o senso comum e a sabedoria são as ferramentas mais poderosas que acrescenta ao repertório do arquitecto”, afirma, em parte, a Citação do Júri de 2025.
Liu cria espaços públicos em cidades densamente povoadas, onde o luxo do espaço é amplamente inexistente, estabelecendo uma relação positiva entre densidade e espaço aberto. Ao multiplicar tipologias dentro de um único projecto, inova a função dos espaços cívicos para responder às diversas necessidades da sociedade.
Entre os seus trabalhos mais importantes estão o “West Village” (Chengdu), o “Departamento de Escultura do Instituto de Belas-Artes de Sichuan” (Chongqing) e o “Museu de Arte em Pedra Luyeyuan” (Chengdu). Após o terramoto de Wenchuan, em 2008, Liu reciclou escombros para criar os “Tijolos do Renascimento”, demonstrando o seu compromisso com a reconstrução sustentável.
“As cidades tendem a segregar funções, mas Liu Jiakun segue o caminho oposto e mantém um equilíbrio delicado para integrar todas as dimensões da vida urbana”, sublinhou Alejandro Aravena, presidente do Júri e ele próprio Laureado do Prémio Pritzker em 2016. Na nota enviada à imprensa refere que “num mundo que tende a criar periferias monótonas e intermináveis, ele encontrou uma forma de construir lugares que são edifício, infraestrutura, paisagem e espaço público ao mesmo tempo. O seu trabalho pode oferecer pistas impactantes sobre como enfrentar os desafios da urbanização numa era de crescimento acelerado das cidades.”