
CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A Lhoist, um dos principais produtores mundiais de cal, dolomita e soluções minerais, e a TotalEnergies, empresa energética global integrada, inauguram uma central solar situada na fábrica da Lusical, no concelho de Santarém. Este projecto permitirá à fábrica reduzir a sua pegada ambiental através do uso de energia renovável, alinhando-se com a estratégia global do Grupo Lhoist.
A nova unidade fotovoltaica tem uma capacidade instalada de 3,2 MWp, composta por cerca de 5.500 painéis fotovoltaicos de alta eficiência, abrangendo uma área de cerca de 5 ha. A nova central solar será capaz de gerar anualmente cerca de 5,4 GWh de electricidade renovável.
A central solar será operada pela TotalEnergies e irá cobrir uma parte significativa do consumo da fábrica (cerca de 27%), reduzindo a dependência da rede eléctrica e minimizando custos operacionais, através de energia renovável produzida diretamente no local. Com esta produção prevê-se uma redução das emissões de CO2 em aproximadamente 1.500 toneladas por ano.
A instalação da central foi conduzida pela TotalEnergies garantindo um sistema de gestão optimizado para maximizar a eficiência da geração solar. O projecto inclui a utilização de robôs de limpeza nos painéis PV para limitar o impacto da sujidade na superfície dos painéis solares e assim optimizar o desempenho deste sistema fotovoltaico.
Parceria estratégica entre Lhoist Lusical e TotalEnergies
Esta parceria surge na sequência de um primeiro acordo exclusivo assinado entre os grupos Lhoist e TotalEnergies para o codesenvolvimento de centrais eléctricas fotovoltaicas em várias instalações da Lhoist na Península Ibérica. No total, são mais de 14.000 painéis fotovoltaicos que cobrirão quase 30% do consumo de electricidade das instalações da Lhoist com energia renovável produzida directamente nestas centrais solares. O projecto para a Iberian Lhoist compreende a instalação de sistemas solares no solo em três sedes da empresa: Tiebas em Navarra, Estepa em Sevilha e esta em Santarém, Portugal.
“As nossas soluções de geração distribuída estão presentes em mais de 30 países em todos os continentes. Graças à confiança e proximidade que estabelecemos com os nossos clientes B2B, como a Lhoist, à dedicação das nossas equipas e à experiência da nossa empresa, estamos hoje a celebrar o um importante avanço no nosso crescimento no ramo das actividades de geração distribuída em Portugal. Esta instalação traz nova energia descarbonizada, bem como um impacto positivo na eficiência da fábrica em questão”, disse Timur Nuñez-Yanowsky, chefe da renewables distributed generation iberia da TotalEnergies.
“Esta nova central solar fotovoltaica desenvolvida em parceria com a TotalEnergies marca um marco importante na nossa estratégia de descarbonização. Para além desta transição para a energia solar, a nossa abordagem mais ampla inclui também a evolução para combustíveis de baixo carbono ou descarbonizados, como a biomassa. Na Lhoist, acreditamos firmemente que a redução da nossa pegada de carbono passa por uma diversificação das soluções energéticas, aliando inovação e responsabilidade ambiental», afirmou por sua vez Juan Martinez, director de operações da ibéria, na Lhoist Southern Europe.