Câmara de Setúbal destina 10M€ a obras em bairros de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra
As intervenções foram apresentadas numa sessão publica com a população

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Os moradores da Quinta da Amizade, Vale Ana Gomes, Quinta da Serralheira, Poço Mouro e Alto da Guerra ficaram a conhecer em 11 de março as obras executadas, em curso e a realizar pela Câmara Municipal de Setúbal, Serviços Municipalizados e Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, que representam um investimento próximo de dez milhões de euros.
Numa reunião do programa municipal de participação cidadã “Ouvir a População, Construir o Futuro” que reuniu cerca de 60 moradores no novo Polo Operacional da Junta de Freguesia na Quinta da Serralheira, o presidente da Câmara, André Martins, sublinhou que aqueles cinco bairros estão já a ser alvo de “projetos de grande envergadura” que envolvem também parcerias com a Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.
O Parque Verde da Quinta da Amizade, que deve ficar concluído até ao final do mandato, “com a exceção da parte desportiva”, foi uma das obras destacadas. Já foram investidos mais de 90 mil euros nas infraestruturas elétricas e decorre a requalificação do espaço, com zonas verdes e de lazer, num valor superior a 290 mil euros.
O presidente da Câmara afirmou que a reativação dos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS), no final de 2022, após cessar o contrato de concessão com as Águas do Sado, foi determinante para terem sido executadas algumas intervenções no Parque Verde, como a limpeza da vala e o novo coletor. “Se não fosse feito, dentro de dois ou três anos íamos ter problemas”.
Na reabilitação da linha de água na Quinta da Amizade, já concluída, e na primeira fase da reabilitação do coletor da Caiada, obra em curso no futuro Parque Verde, os SMS já investiram um total de mais de 260 mil euros.
Outro investimento destacado foi a construção da futura escola básica na Quinta da Amizade, um investimento de cerca de 7 milhões e 800 mil euros que vai acrescentar oito salas do 1.º ciclo e três do pré-escolar, para responder às necessidades daqueles bairros e à “pressão cada vez maior” que estão a registar outras zonas da cidade.
André Martins afirmou que a Câmara Municipal já fez o estudo prévio e aguarda que o negócio da compra do terreno ao Estado fique concretizado e que a e-Redes desvie uma linha de média tensão e enterre outra, para ser aberto um concurso público para a sua construção, de modo que “a escola esteja concluída no ano letivo de 2026/2027”.
O autarca, que esteve acompanhado pela vice-presidente da Câmara, Carla Guerreiro, pela vereadora do Urbanismo, Rita Carvalho, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Custódio, recordou que os SMS já adjudicaram a obra de ajuste na drenagem pluvial e de reformulação da rede de água na rotunda de acesso ao Vale Ana Gomes, no valor de 29 mil euros.
Quando esta obra estiver concluída, a Câmara Municipal pode, então, iniciar a intervenção na rotunda propriamente dita, com um valor estimado de 50 mil euros, mas que, como admitiu, já não deve ficar terminada durante o atual mandato autárquico.