Investidores privados compram Hotel da Praia do Sol
A aquisição do mais antigo hotel da Costa da Caparica, que data de 1934, foi assessorada pela Athena Advisers. O ‘novo’ Hotel Paparica está já em fase de renovação e terá uma arquitectura inspirada no ambiente de praia

CONSTRUIR
NOS investe 6M€ no litoral alentejano
Quinta da Portela em Coimbra recebe investimento residencial de cerca de 9 M€
Daitsu lança site “mais acessível” para profissionais e utilizadores finais
InovaDigital apresenta nova versão de CRM imobiliário
Grupo Greenvolt vende portefólio Eólico na Polónia por 83,3 M€
‘Outeiro – Lugar Comum’ abre open call para projecto de arquitectura
Retalho lidera investimento imobiliário comercial em Portugal no 1.º trimestre de 2025
KW Portugal factura 17 M€ no primeiro trimestre do ano
Pedro Antão Alves nomeado CEO da Cleanwatts
Cushman & Wakefield avalia portefólio florestal e agrícola da Hakuturi
Já foi um dos maiores ícones da Costa da Caparica quando em 1934 se tornou no primeiro hotel a abrir nesta zona costeira às portas de Lisboa. O antigo Hotel da Praia do Sol, foi adquirido por um conjunto de investidores privados, nacionais e estrangeiros, liderados por Matthieu Bégué, co-fundador do hotel boutique Maison Traversière, no centro de Paris, que irão agora transformá-lo no Hotel Paparica, uma unidade hoteleira com um ambiente moderno a preços acessíveis.
A reabilitação do histórico Hotel Praia do Sol, que já arrancou, irá trazer para a Caparica uma unidade hoteleira acessível com 51 quartos, que tem por objectivo promover o encontro entre visitantes nacionais e estrangeiros e a comunidade local. Situado na principal artéria pedonal da Costa da Caparica, a Rua dos Pescadores, a cerca de 100 metros do Oceano Atlântico, o renovado Hotel Paparica terá uma arquitectura moderna inspirada no ambiente de praia de toda esta região.
A transacção foi conduzida pela Athena Advisers, que representou os compradores no processo de aquisição. Adicionalmente, a consultora foi responsável pela procura e identificação do activo, pela prospecção de mercado que aferiu a viabilidade financeira do projecto e também pela montagem da operação de club deal que permitiu atrair investidores e captar o capital necessário à aquisição e renovação do hotel. A Athena Studio, empresa do grupo dedicada à área de marketing, teve ainda a cargo o branding do hotel, cujo nome “Paparica”, além das semelhanças gráficas e fonéticas com o nome Caparica, é inspirado no termo “paparicar”. O valor do investimento da operação não foi revelado.
“Com o desenvolvimento do Paparica queremos criar um novo destino de hospitalidade a preços acessíveis numa das zonas de praia mais populares da região de Lisboa”, diz Roman Carel, fundador da Athena Advisers. “O Paparica será um hotel ligado ao surf, com um ambiente moderno e charmoso que celebra a arte de viver atlântica tão típica de Portugal e que pretende estar aberto ao bairro e à comunidade local, juntando portugueses e estrangeiros no coração da mais emblemática rua da Caparica. É esta a nossa visão de qualidade para o turismo português”, explica.
A Margem Sul de Lisboa, nomeadamente a Costa da Caparica, está a acompanhar o boom da cidade de Lisboa e a emergir como um destino que atrai não apenas lisboetas e a população local, mas também um número crescente de residentes e visitantes internacionais, além de uma população cada vez mais jovem que traz nova vida a uma zona costeira conhecida pelo seu estilo de vida descontraído.
Apesar deste destino turístico estar a ganhar dinamismo, a pesquisa da Athena Advisers revela que a Costa da Caparica apresenta uma oferta insuficiente de alojamento para atender ao aumento da procura nos últimos anos, contando apenas com um total de 777 quartos distribuídos por seis unidades hoteleiras, quatro das quais inauguradas ou renovadas desde 2019.