Sistema pré-fabricado de construção na habitação a custos controlados
A fabricação dos elementos construtivos em ambiente controlado possibilita a optimização de recursos e, em simultâneo, uma maior precisão no dimensionamento dos elementos e rigor no cumprimento dos projectos, minimizando assim os erros e perdas durante todo o processo de execução

A habitação a custos controlados em Portugal tem sido uma das principais estratégias para enfrentar a crise da acessibilidade à habitação. Num contexto de crescente pressão sobre o mercado imobiliário, impulsionado pelo aumento da procura, este modelo surge como uma solução para garantir habitação digna a preços acessíveis para famílias de rendimentos médios e baixos. Contudo, apesar das suas vantagens evidentes, também levanta desafios e críticas que merecem ser analisados.
O sistema de construção pré-fabricada desenvolvido pela ECOCIAF surge como uma solução inovadora e eficiente no contexto da reabilitação urbana, trazendo vantagens que respondem com enorme eficácia às actuais exigências do mercado.
Esta tecnologia destaca-se pela sustentabilidade ambiental, ao reduzir o desperdício de materiais e optimizar recursos, contribuindo para empreendimentos mais responsáveis ecologicamente.
A fabricação dos elementos construtivos em ambiente controlado possibilita a optimização de recursos e, em simultâneo, uma maior precisão no dimensionamento dos elementos e rigor no cumprimento dos projectos, minimizando assim os erros e perdas durante todo o processo de execução.
Este sistema permite que as suas componentes possam ser concebidas com materiais recicláveis ou de baixo impacto ambiental, alinhando-se com as metas globais de descarbonização.
Em simultâneo este sistema, oferece economia e rapidez, com prazos de execução significativamente menores em comparação aos métodos tradicionais, o que permite uma racionalização dos recursos e uma menor incidência de imprevistos financeiros que resultam numa redução significa dos custos de construção.
A pré-fabricação permite a padronização e a optimização dos processos, diminuindo os custos de mão de obra e de transporte de materiais, uma vez que boa parte da montagem ocorre fora do local da obra preparando-se simultaneamente o terreno em obra reduzindo significativamente prazos e custos.
O tempo reduzido de execução impacta directamente na economia geral da obra, gerando menos despesas relacionadas com deslocação e permanência de equipamentos e de trabalhadores para o local.
Esse factor é especialmente relevante em contextos de reabilitação urbana, onde o tempo de intervenção é muitas vezes crítico para o impacto no tecido urbano e na vida da comunidade local.
Outro especto distintivo deste sistema está na sua flexibilidade permitindo responder eficazmente às exigências funcionais e às particularidades de cada programa arquitectónico e adaptabilidade às condições específicas de cada local.
Esta característica é especialmente importante no contexto da reabilitação urbana, onde os desafios são amplos e variam de acordo com factores funcionais, geográficos, ambientais e até culturais.
Deste modo, o sistema não apenas contribui para a resolução dos desafios construtivos, como também atende às exigências particulares de cada programa assegurando a concretização de soluções personalizadas, adequadas ao local e às opções estéticas do projecto, em total oposição à rudeza e desconforto das opções usualmente a associadas à construção modular e pré-fabricada.
O sistema da ECOCIAF acrescenta assim às vantagens da construção modular e pré-fabricada a capacidade de criação de espaços personalizados que atendem às necessidades e desejos particulares de cada projecto, de um modo integrado e sustentável fugindo ao estereotipo de edifícios em bloco, como acontece com outros produtos no mercado.