Construção com base Volvo

Por a 30 de Junho de 2006

volvo

Victor Jorge, na Suécia

O Demo Center da Volvo, em Gotemburgo (Suécia), foi o palco escolhido pelo construtor sueco para a apresentação dos novos camiões FE e FL

A Volvo Truck Corporation alargou a sua gama de camiões com a apresentação dos modelos FL e FE, dois camiões completamente novos, destinando-se o primeiro ao segmento de 12-18 toneladas, enquanto o FE é concebido para trabalhos mais pesados, entre as 19 e 26 toneladas.

Para trabalho de construção mais ligeiros e serviços municipais, o construtor sueco disponibiliza o Volvo FL como tractor 4×2 e rígido 4×2, 6×2 ou 6×4 com uma ampla selecção de aplicações de chassis, construído para suportar uma báscula trilateral e também pode ser equipado com uma grua que é alimentada por uma tomada de força accionada pela caixa de velocidades. Para operações de transporte que necessitem de uma equipa maior, por exemplo em serviços municipais, está disponível uma cabina dupla com espaço para sete pessoas. As opções de linha motriz disponibilizam um único motor de 7 litros com dois níveis de potência: 240 e 280 cv. Acoplados a estes motores poderão estar três caixas de velocidades – manual com 6 ou 9 velocidades e automática com 6 velocidades.

Todas as variantes do Volvo FL incluem travões de disco EBS controlados electronicamente, permitindo a integração do dispositivo de Assistência ao Arranque em Subida, que impede o camião de descair quando arranca em subida.

Quando as operações de construção no segmento médio-pesado levarem o camião para estradas exigentes e percursos difíceis, o Volvo FE é a escolha ideal. Tem uma cabina confortável e espaçosa e um chassis de construção resistente – o bogie tem molas parabólicas com barras estabilizadoras que proporcionam uma condução estável e boa aderência com cargas pesadas em superfícies desniveladas. Uma tomada de força accionada pela caixa de velocidades para uma bomba hidráulica permite alimentar uma báscula e grua. Os camiões de construção Volvo FE estão disponíveis nas configurações tractor 4×2 (19t), rígido 4×2 (19t), rígido 6×2 (26t) e rígido 6×4 (26t). Utilizando o mesmo motor do seu “irmão” FE, o FL possui três opções de potência. Além dos motores com 240 e 280 cv, o FL disponibiliza ainda uma motorização com 320 cv, mantendo acoplada a mesma configuração de caixas de velocidades. Além dos travões controlados electronicamente EBS, o FL poderá ser equipado opcionalmente com ESP.