Banema fornece madeira ao projecto WikiTasca

Por a 13 de Março de 2015

A Banema anunciou o fornecimento de madeira para a estrutura da WikiTasca, a estrutura modular realizada em Portugal, sob o conceito WikiHouse.

No âmbito de um projecto europeu com vista a divulgar e fomentar formas de combate da desertificação rural, o atelier Arq2T e os arquitectos  Daniel Lobo e Sofia Henriques realizaram o projecto, “através da utilização de materiais naturais e locais”.

A estrutura em madeira fornecida pela Banema é de material natural, “reciclável e de fácil acesso local, tendo origem em florestas certificadas, ou seja, geridas de forma sustentável”.

Segundo o comunicado de imprensa da Banema, o sistema construtivo da estrutura origina de “métodos ancestrais de encaixe de madeira sem qualquer ferragem nem a utilização de maquinaria na montagem, bastando usar maços e uma escada”.

Conjugada com o sistema modular, a solução permite a montagem com “rapidez e facilidade por apenas três pessoas, sem recurso a mão de obra profissional ou especializada”. Outra vantagem consiste na possibilidade de montagem e desmontagem, tornando a solução adaptável e reutilizável.

À madeira, juntaram-se as paredes de blocos de terra comprimida (BTC) e isolamento/tapamento de aglomerado de cortiça desenvolvido pela Amorim Isolamentos. A estas empresas, juntaram-se Pedro Abreu e Eva Quaresma, do atelier de arquitectura Arq2T, “inspirados por um dos casos de estudo do arquitecto e investigado Daniel Azeredo Lobo”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *