Livro da APICER promove valor da cerâmica nacional nos mercados externos

Por a 9 de Fevereiro de 2017

apicer_4“Cerâmica Portuguesa – Tradição e Inovação” é o nome do livro que está a ser promovido pela Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria (APICER) e através do qual a associação procura enaltecer as qualidades e o valor da cerâmica nacional nos mercados globais.
Segundo a APICER, este projecto assume-se como uma montra do que de melhor Portugal tem para oferecer no contexto do mercado internacional. Os desafios actuais colocados à Indústria da Cerâmica europeia, face à constante ameaça chinesa, fazem com que a sector da Cerâmica, em particular a portuguesa, se reinvente e opte pela necessária diferenciação. “Tão importante como este passado, é sermos capazes de o adoptar com sentido de responsabilidade no futuro, em que quase tudo é diferente porque é essa a lei da vida. As únicas semelhanças estão nos desafios que nos deram as raízes de ontem, com os que nos dão o retrato da cerâmica de hoje…”, refere no prefácio do livro, José Sequeira, presidente da APICER. Ao longo de seis vectores nucleares, a saber Tradição e Modernidade; Excelência; Inovação e Design; Imagem Global; Responsabilidade Social; Ceramics Lifestyle, o livro “Cerâmica portuguesa – Tradição e Inovação” mostra exemplos de excelência da Indústria Cerâmica nacional. Esta é uma publicação bilingue (em português e inglês), com um espólio fotográfico que testemunha o incrível manancial de obras e peças que traduzem a identidade cultural e identitária do nosso País.
A obra assenta num conceito metodológico “uniqueness” e adopta uma abordagem que preserva a singularidade da cerâmica portuguesa em diversos domínios. Este é também o resultado de uma pesquisa exaustiva e de recolha de entrevistas e testemunhos de várias pessoas de instituições e empresas, artistas, investigadores e especialistas do Sector.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *