Bélgica é a melhor localização europeia de logÃÂstica
A Bélgica encabeça o ranking das melhores localizações europeias para instalar plataformas logÃÂsticas, segundo o estudo European Distribution Report 2006, elaborado bianualmente pela Cushman & Wakefield Healey & Baker (C&W H&B). Em comunicado, a consultora imobiliária explica que «este paÃÂs repete assim o primeiro lugar de 2004, devido essencialmente ao elevado desenvolvimento de infraestruturas na… Continue reading Bélgica é a melhor localização europeia de logÃÂstica
Rita Silva
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A Bélgica encabeça o ranking das melhores localizações europeias para instalar plataformas logÃÂsticas, segundo o estudo European Distribution Report 2006, elaborado bianualmente pela Cushman & Wakefield Healey & Baker (C&W H&B).
Em comunicado, a consultora imobiliária explica que «este paÃÂs repete assim o primeiro lugar de 2004, devido essencialmente ao elevado desenvolvimento de infraestruturas na sua rede de transportes e aos reduzidos custos de arrendamento dos seus imóveis logÃÂsticos».
Portugal desceu uma posição em relação ao estudo realizado em 2004, ocupando agora o 12.º lugar no ranking. Segundo Ana Gomes, directora do departamento industrial da consultora imobiliária no nosso paÃÂs, «Portugal continua a aumentar o seu afastamento em relação ao centro e leste da Europa em termos de distribuição e logÃÂstica. A distância geográfica é real, no entanto, a falta de implementação de importantes projectos de infraestruturas portuárias e ferroviárias continua a limitar a participação do nosso paÃÂs nas grandes redes europeias de distribuição».
A França ocupa o segundo lugar, seguida da Holanda e República Checa. No que diz respeito aos paÃÂses da Europa Central, registaram todos uma subida. A República Checa para o 4.º lugar, a Polónia para 5.º e a Hungria para 7.º.
«Estes paÃÂses estão a beneficiar da mudança de localização de muitos operadores logÃÂsticos da Europa Ocidental para o Leste para reduzirem custos» comenta Ana Gomes, acrescentando que, «há também que ter em consideração o forte desenvolvimento dos mercados de retalho nestes paÃÂses, a melhoria da rede de transportes e, claro, a sua recente entrada na União Europeia».