Índia lidera mercados emergentes do sector do retalho
"Os mercados emergentes estão a ser vistos pelos operadores de retalho como principal motor de expansão e sucesso dos seus negócios nos próximos tempos"
Ana Rita Sevilha
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A Índia ocupa a primeira posição do ranking dos mercados emergentes mais activos do sector do retalho, seguida da Ucrânia e da Rússia, em segundo e terceiro lugar respectivamente. A coclusão foi tirada pela consultora imobiliária CB Richard Ellis através do relatório "Global Emerging Market Survey", que explorou a opinião de mais de 300 retalhistas mundiais.
Segundo a CB Richard Ellis, os factores de sucesso da Índia prendem-se com o tamanho do mercado indiano e com a "fraca representação de operadores internacionais no país".
Com a posição no ranking da Ucrânia e da Rússia, o relatório confirma "a tendência dos retalhistas em expandir os seus negócios para localizações geograficamente próximas a mercados mais maduros onde primariamente se instalaram".
O mesmo documento evidencia que, "o mercado indiano se apresenta como o mais atractivo para os operadores de department stores (grandes superfícies com oferta multiproduto), assim como para produtos de luxo; enquanto que a Ucrânia lidera a procura por parte de retalhistas de vestuário".
No âmbito do relatório, a consultora imobiliária refere que "os mercados emergentes estão a ser vistos pelos operadores de retalho como principal motor de expansão e sucesso dos seus negócios nos próximos tempos", sublinhando que o estudo revela que "40% dos retalhistas inquiridos esperam que os mercados emergentes sejam a principal fonte de crescimento das suas empresas nos próximos cinco anos".