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    No inovar está o ganho

    Num ano que se avizinha cinzento e onde tudo e todos estão assombrados e amedrontados com o fantasma da crise, este é um sector optimista. Cheios de força, vontade, energia e ideias, as empresas contactadas pelo Construir fazem das dificuldades oportunidades e assentam nos pilares da inovação e do lançamento de novidades as suas estratégias… Continue reading No inovar está o ganho

    Ana Rita Sevilha
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    No inovar está o ganho

    Num ano que se avizinha cinzento e onde tudo e todos estão assombrados e amedrontados com o fantasma da crise, este é um sector optimista. Cheios de força, vontade, energia e ideias, as empresas contactadas pelo Construir fazem das dificuldades oportunidades e assentam nos pilares da inovação e do lançamento de novidades as suas estratégias… Continue reading No inovar está o ganho

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    Num ano que se avizinha cinzento e onde tudo e todos estão assombrados e amedrontados com o fantasma da crise, este é um sector optimista. Cheios de força, vontade, energia e ideias, as empresas contactadas pelo Construir fazem das dificuldades oportunidades e assentam nos pilares da inovação e do lançamento de novidades as suas estratégias para 2009. Chegados a 2009 a palavra crise intensifica-se um pouco por todo o lado. Todos a dizem, ela aparece escrita e pronunciada em todo o lado e as empresas que actuam no nicho de mercado dirigido aos produtos para casas-de-banho não são a excepção que confirma a regra. Contudo, e embora a conjuntura não seja a mais favorável, as empresas contactadas pelo Construir mostraram não se deixar levar por esta fase e não baixar os braços perante a já famosa crise. Conscientes que este será um ano difícil, as estratégias foram já delineadas para este cenário e são várias as ideias para levar avante durante o ano que agora inicia. Um novo canal de distribuição através da loja online www.lojatempo.com, cumprir regras de prazo de crédito a clientes, reduzir despesas supérfluas e investir em marketing são algumas das estratégias da Tempo Albufeira para 2009, revelou Jorge Chaves, sócio-gerente da empresa. "Conceitos, inovação e sustentabilidade, podem ser os pilares para o ano de 2009, agora como no passado a Roca pretende ser a empresa que define a casa de banho do futuro", revelou ao Construir Artur Silva, Marketing & Product Manager da Roca. Segundo o mesmo, em 2009 a empresa quer ser criadora de "novas tendências, na inovação e design das soluções de banho do futuro", e sublinha que "a generalização do conceito particular de cada um é a certeza do sucesso que estamos a desenhar, cada cliente é um elemento que pretendemos ver satisfeito." De acordo com o responsável comercial da Mam­pagoya, Rui Carlos Varagilal, o combate à crise em 2009 será feito recorrendo a "campanhas de promoção dos nossos modelos standard, com preços especiais para encomendas de dez unidades ou mais". Não descurar mercados e oportunidades de negócio, adaptação às mudanças e exigências e mercado e a criação de novas soluções e produtos com um design apelativo e amigos do ambiente, é a estratégia a ser levada a cabo pela Oliveira e Irmãos (OLI), assegurou ao Construir Rui Palaio, gestor de marketing da empresa. Para a Barros & Moreira (BM), vão existir três pilares estratégicos em 2009, "exportação, inovação e diversificação",avançou ao Construir o administrador da em­presa, Carlos Barros, explicando os mesmos: "Exportação, com a procura de novos mercados; inovação, com o investimento em novas instalações e equipamento; e diversificação com a aposta em novos produtos." Para o director comercial da Senda, Nuno Morais, a principal dificuldade a enfrentar em 2009 será a concretização de negócios. Nesse sentido é fundamental para a empresa ser prudente, revelou o mesmo. Colocar os olhos na exportação é também uma das estratégias da Rneto, disse ao Construir Rogério Neto, sublinhando que isso não quer dizer que se vá descurar o mercado nacional. De acordo com o mesmo, a empresa criou uma parceria com uma Central de Consultas, a BCC -Business Consulting Cosero, Lda, através da qual já foram concretizados alguns negócios. 2009 é também ano de Tektónica e o Construir quis saber quem destas empresas pretende marcar presença. Desta feita, e segundo os responsáveis pelas empresas, a Roca está a equacionar a sua participação, a Mampagoya não estará presente, a Barros & Moreira não só estará na feira como pretende lançar novos produtos durante a mesma, e a RNeto terá também um stand no certame, bem como a Tempo Albufeira.

    Novidades marcam 2009
    Contrariar a conjuntura de crise e o ambiente cinzento que se instalou com o lançamento de novos produtos parece fazer parte da estratégia das empresas. O ano será difícil é certo, mas não se pode parar e ficar à espera que passe de braços cruzados. Jorge Chaves, sócio-gerente da Tempo Albufeira avança que este será um ano de novidades na empresa. O "lançamento de radiadores verticais e horizontais Epok, o radiador Tamari horizontal, ambos com comando por infra vermelhos e o radiador Teon com termóstato e visor digital", vão marcar 2009.
    Artur Silva, da Roca, avançou que a empresa pretende lançar novos produtos na loiça sanitária, nas torneiras, nas soluções de duche, nos spa's, nos móveis e ainda nos lavatórios. "Este ano a diferença vai ser a apresentação de novas soluções integradas, dando ao cliente final a possibilidade de escolha o mais pessoal possível", assegura. A solução de duche Kyoto é uma das novidades da marca. A nova solução de duche é inspirada na filosofia Zen e combina base e divisória. "A cerâmica e a madeira de alta qualidade completam a expressão sensual e minimalista do conjunto". No que às tendências diz respeito, o Marketing & Product Manager da Roca avança ainda que as séries minimalistas com traços simples e algum motivo de exclusividade estarão na moda. Segundo Rui Carlos Varagilal, responsável comercial da Mampagoya, este também será para a empresa um ano pautado pelo lançamento de novos produtos, nomeadamente, "novos modelos de gama média/alta, com design e acabamentos totalmente inovadores". Apostar na melhoria e inovação é o compromisso da Oliveira e Irmãos para 2009. De acordo com Rui Palaio, gestor de marketing da Oliveira e Irmãos, "a versatilidade de aplicação dos sistemas de instalação sanitária e a possibilidade de personalização dos ambientes sanitários constituem duas tendências muito importantes e que pautarão o lançamento de novidades em 2009". Para a Barros & Moreira este será mais um ano que marcará a história da empresa. Em declarações ao Construir, Carlos Barros, administrador, revelou que a empresa está a "desenvolver uma parceria com uma entidade publica, para apresentação de produtos de design único. Paralelamente, estamos a trabalhar na nossa marca própria de móveis para a sala de banho, com modelos inovadores e exclusivos." Para o mesmo responsável 2009 será marcado por um retrocesso ao nível das tendências, uma vez que na sua opinião alguns acabamentos já desaparecidos voltarão a marcar presença, nomeadamente os acabamentos em barnco e ouro nas torneiras. "Basicamente, será um ano demarcado por uma certa macro-tendência, em que se brinca com misturas e contradições, trazendo influências modernas e tons flamejantes, que culminam num maravilhoso contraste de cores fortes (preto, branco, encarnado)."

    Qualidade a preços competitivos
    Nuno Morais, director comercial da Senda avançou que a empresa vai reforçar a gama de acessórios de casas-de-banho, "com produtos de alta qualidade com um preço muito competitivo". O mesmo responsável sublinhou ainda que a Senda vai trabalhar no sentido de que o aço inoxidável seja uma tendência de 2009. "Vamos lançar alguns produtos novos, nomeadamente, no sector das torneiras, estamos empenhados em continuar a melhorar a qualidades dos nossos produtos, como por exemplo, dotando as nossas torneiras com sistemas de poupança de energia e água", revelou Rogério Neto da RNeto ao Construir. Para o mesmo responsável as tendências em 2009 vão-se misturar e ser mais arrojadas, e nesse sentido, a marca Clever vai lançar um novo conceito, "que vai juntar duas novas grandes tendências: minimalismo e art noveau". Uma nova banheira, uma nova torneira e uma nova linha são algumas das apostas da Sanitana para 2009. Segundo Rui Nunes, Com­mu­nication Manager do departamento de marketing da empresa, a banheira Nexo será umas das apostas da empresa. Dotada de um design moderno, é composta por linhas simples e fluídas que "resultam dos elementos curvilíneos unidos num objecto com muito Nexo". A banheira Nexo está disponível na versão simples ou com sistema de hidromassagem. Flow é o nome da nova torneira da Sanitana, que segundo o mesmo responsável resulta "da união entre o dinamismo e a simplicidade. Superfícies planas e linhas direitas formam uma perfeição simétrica que se pode confirmar em todos os ângulos". A gama tem disponível soluções para lavatório, bidé, banheira ou duche. A gama Kapa, é a nova série da Sanitana para 2009. "Com linhas vincadas e formas de simplicidade orgânica", esta nova gama contempla sanitas e lavatórios. A Bossini não é excepção no que toca a lançamento de produtos e a um reforço em produtos lançados em 2008. Prova disso é o facto de a empresa neste novo ano continuar a apostar em soluções como a série de chuveiros gigantes Dream, a Torneira MODUl fabricada pela marca Cristina Rubinetterie ou o toalheiro Firenze fabricado pela IBB. Fonte da Bossini avançou ainda ao Construir um dos produtos a lançar no ano de 2009. Chama-se Aquavolo e é uma criação da designer Nadia Bossini. Segundo uma nota de imprensa da empresa este chuveiro em cascata destaca-se pela funcionalidade. "Fabricado em aço inoxidável cromado, o chuveiro incorpora um sistema de fácil limpeza para evitar a obstrução dos difusores".

    Mercado
    Questionados sobre como se comporta e qual o desempenho do mercado destes produtos em Portugal, as opiniões dividiram-se. Para Rogério Neto no que diz respeito a torneiras, o crescimento será negativo relativamente ao número de peças transaccionadas, contudo quanto ao valor facturado o mesmo responsável acredita que se irá manter. Para Artur Silva, Marketing & Product Manager da Roca este é um mercado condicionado ao da construção, e consequentemente "não está a crescer, mas sim a refinar". Opinião con­trária à de Rui Carlos Varagilal, da Mampagoya. Para o administrador da Barros & Mo­rei­ra, Carlos Barros, a casa-de-banho é cada vez mais uma divisão social onde "a ­decoração e o detalhe assumem gran­­de importância". Nesse sentido o mer­­­­cado português tem vindo a apresentar si­nais de crescimento, opinião sublinhada por Nuno Morais, director comercial da Senda, para quem o crescimento é comprovado com o aumento das vendas da empresa no mercado nacional.

    Sobre o autorAna Rita Sevilha

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    Quintela e Penalva | Knight Frank vende 100% das unidades do novo D’Avila

    Desenvolvido pela Finangeste, o edifício, em plenas Avenidas Novas, em Lisboa, conserva a fachada original. Além da venda, a mediadora acompanhou e apoiou o arquitecto no desenho e concepção do projecto

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    A consultora imobiliária especializada no segmento luxo, Quintela e Penalva, acaba de anunciar o fecho de vendas do projecto residencial D’Avila. Desenvolvido pela Finangeste, investidor institucional que actua no mercado português há mais de 40 anos, o D’Avila foi um “enorme sucesso comercial”.

    O envolvimento do departamento de empreendimentos da mediadora foi significativo, tendo iniciado com o apoio ao arquitecto no desenho e concepção do projecto, desde o ajuste de plantas à introdução de amenities adaptadas em função das necessidades do mercado e à coordenação da criação integral do branding e infopack do projecto.

    Segundo Jorge Costa, COO da Quintela & Penalva, “o D’Ávila é um excelente exemplo de como o nosso departamento de empreendimentos, e o trabalho de desenvolvimento em estreita colaboração com os promotores, contribui para o sucesso comercial dos projectos e para a satisfação dos clientes”.

    Recuperado a partir de um edifício antigo, em plenas Avenidas Novas, em Lisboa, o edifício conserva a fachada original que, conjugada com a “leveza e simplicidade” da arquitectura contemporânea, apresenta um “cariz muito especial”.

    Os interiores foram projectados para oferecer o “máximo conforto”, enquanto as áreas comuns são onde os residentes podem aproveitar para desfrutar do spa e do ginásio.

    O D’Avila dispõe de 22 apartamentos, de tipologias T1 a T3, dos quais fazem parte duas penthouses duplex. Todas as unidades são “espaçosas e funcionais”, com vãos envidraçados, do chão ao tecto, e quartos todos em suite.

    O sucesso do D’Avila mostra, segundo Francisco Quintela, CEO da Quintela e Penalva, parceiro em Portugal da Knight Frank, “que Lisboa continua a estar no radar dos investidores e que os produtos de qualidade têm procura garantida”.

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    Gebalis apresenta segunda fase do programa ‘Morar Melhor’

    Com um investimento de quase 1,3 M€, a obra contempla a construção de seis núcleos necessários para instalação de 10 novos elevadores no bairro Padre Cruz e todas as intervenções necessárias associadas

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    O programa de reabilitação dos bairros municipais de Lisboa ‘Morar Melhor’ apresentou esta sexta-feira, dia 26 de Abril, uma nova empreitada, no Bairro Padre Cruz. Com um investimento de quase 1,3 milhões de euros, acrescido de IVA, o projecto prevê a instalação de 10 elevadores em edifícios localizados na Rua Rio Sado e na Rua Rio Guadiana que vai beneficiar 201 fracções e aproximadamente 500 moradores.

    Está considerada na empreitada a construção de seis núcleos necessários para instalação de 10 novos elevadores e todas as intervenções necessárias para cumprimento da legislação de segurança, segurança contra incêndios, acessibilidades, iluminação, electricidade e ventilação. Serão, ainda, construídas duas rampas para assegurar o acesso necessário em dois dos lotes.

    “Tendo em conta o número de pessoas idosas que aqui habitam, esta intervenção responde a uma necessidade que há muito tinha sido identificada e à qual conseguimos agora responder. Esta instalação é totalmente nova, o que eleva ainda mais a importância deste investimento e o impacto na qualidade de vida dos moradores”, refere Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis.

    Esta empreitada faz parte de um conjunto de 58 que compõem o Plano de Reabilitação acordado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis e que teve início em 2023. Até ao final de 2024 estarão concluídas as primeiras obras de reabilitação dos bairros 2 de Maio, Açucenas, Alfinetes, Boavista, Bom Pastor, Condado, Flamenga, João Nascimento Costa, Padre Cruz, Rego e Telheiras Sul.

    Considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER), o ‘Morar Melhor’ inclui intervenções de fundo em 478 edifícios, impactando 8614 frações, e reabilitação directa de 1545 fogos habitacionais.

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    Reabilitação Urbana: ritmo de crescimento abranda

    Os dados obtidos no último inquérito realizado pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, AICCOPN, junto dos empresários do sector que actuam no segmento da Reabilitação Urbana revelam abrandamento do crescimento do nível de actividade em Março

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    De acordo com os dados obtidos no inquérito realizado pela AICCOPN, em Março observou-se um abrandamento da tendência de crescimento do índice Nível de Actividade, que registou em Março, um crescimento de 1,4%, em termos homólogos, Já o índice qualitativo referente à evolução da Carteira de Encomendas observou um decréscimo de 3,3%, face ao apurado no mesmo mês de 2023.

    Relativamente à Produção Contratada, ou seja, quanto ao tempo previsto de laboração a um ritmo normal, no mês de Março, fixou-se em 10,3 meses, o que corresponde a um aumento em relação aos 8,5 meses registados em Março de 2023.

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    EDIH DIGITAL Built com apresentação pública

    O consórcio do EDIH DIGITALbuilt vai realizar o primeiro evento de apresentação pública, no próximo dia 30 de Abril na sede da Ordem dos Engenheiros. O projecto tem como objectivo contribuir para aumentar a competitividade, sustentabilidade e eficiência do sector AEC e aumentar a eficiência da administração pública na temática do ambiente construído

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    Financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência, DIGITALbuilt é um European Digital Innovation Hub (EDIH) que unifica três clusters na temática do ambiente construído: arquitectura, engenharia e construção, recursos minerais e ferrovia. Conta com a parceria do BUILT CoLAB, de Centros de Interface Tecnológica (ITECONS, StoneCITI, Centro de Competências Ferroviárias e INESC TEC) e com outras entidades de suporte (FI GROUP e FNWAY).

    Este EDIH, irá disponibiliza às PME e à administração pública, quando aplicável, serviços de transformação digital, capacitação, inclusão digital, apoio à procura de financiamento e de intermediação, serviços de incubação de PME e diagnósticos de maturidade digital. Tem como objectivo contribuir para aumentar a competitividade, sustentabilidade e eficiência destes sectores e aumentar a eficiência da administração pública na temática do ambiente construído.

    No painel de Oradores, encontra-se confirmada a participação do deputy head da unit “Digital Transformation of Industrial Ecosystems” na DG CONNECT da Comissão Europeia, Gaspard Demur e da vogal do conselho de administração da ANI, Sílvia Garcia.

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    @Miguel Nogueira e Filipa Pinto

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    Porto: Infraestruturas desportivas com investimento superior a 17 M€

    Através da GO Porto, a Câmara do Porto, investiu nos últimos seis anos no alargamento e renovação de uma dezena de infraestruturas polidesportivas da cidade

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    tagsPorto

    A aposta do município do Porto na saúde e desporto acessível para todos foi reforçada com mais de 10 obras dedicadas à prática de exercício físico. Entre empreitadas já inauguradas, em curso ou ainda em projecto, o investimento supera os 17 milhões de euros, em zonas distintas da cidade, como Ramalde, Lordelo do Ouro, Paranhos ou ainda Campanhã.

    Entre as principais infraestruturas novas da cidade, é de realçar a empreitada do Campo Municipal do Outeiro, em Paranhos, num investimento municipal na ordem dos 5,5 milhões de euros, divididos por aquisição de terrenos, custos de projecto, empreitada e fiscalização.

    Com a construção das instalações desportivas, bancada com 510 lugares, edifício de apoio e respectivos acessos de circulação, a cidade deixou de ter campos pelados para a prática do futebol e devolveu ao histórico Sporting Clube da Cruz, assim como a outros clubes do Porto, um espaço de jogo digno.

    De forma a abranger mais modalidades e mais adeptos de um estilo de vida saudável, o Parque Desportivo de Ramalde/ INATEL, que está sob gestão da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, oferece, desde 2017, uma pista de atletismo com seis corredores e um campo de relva homologado para a prática de futebol de 11 e de râguebi.

    Em 2019, foi inaugurado o Skate Park de Ramalde, dentro do complexo desportivo, onde crianças, jovens e adultos têm pela primeira vez um espaço onde podem aventurar-se nesta modalidade. Dois anos depois, a GO Porto avançou com a ampliação do espaço e a construção de um bowl.

    Neste momento, está a decorrer a segunda fase da empreitada neste Parque Desportivo, que engloba um novo campo de jogos de futebol e râguebi, com um edifício de apoio com bancada coberta, um recinto para as práticas de atletismo e de zonas de tiro ao arco. Esta última empreitada está orçada em perto dos 4,9 milhões de euros.

    A Piscina Municipal Engenheiro Armando Pimentel, da responsabilidade da empresa municipal Ágora, voltou a abrir portas, totalmente equipada e requalificada. Num investimento municipal a rondar os 2 milhões de euros, esta intervenção permitiu colmatar um conjunto de deficiências de carácter estrutural no interior e exterior do edifício.

    De forma a fomentar a prática de exercício físico na aprendizagem das crianças da cidade do Porto, o Município investiu, ainda, cerca de 400 mil euros na requalificação de 10 infraestruturas exteriores de seis Escolas Básicas: EB 2/3 António Nobre, EB 2/3 Areosa, EB 2/3 Manoel de Oliveira, EB 2/3 Pêro Vaz de Caminha e EB 2/3 Leonardo Coimbra.

    Entre as várias intervenções, contam-se novos pisos e equipamentos para diferentes modalidades desportivas: futebol, basquetebol e andebol, contribuindo assim para a integração social destas comunidades.

    Durante o primeiro trimestre de 2024, arrancaram também as obras na bancada do Campo do Viso, e nas infraestruturas elétricas do Estádio da Praia. Esta primeira empreitada, estimada em 215 mil euros, pretende requalificar a bancada existente, com vista à melhoria das condições de conforto, segurança e circulação.

    Já o Estádio da Praia, a maior infraestrutura desportiva sazonal gerida pela Ágora e que funciona há 15 anos com diversas competições e atividades, está a ser reabilitado ao nível do equipamento eléctrico e torres de iluminação, com um valor de empreitada de 79 mil euros.

    Com arranque previsto para o segundo semestre de 2024, o Campo Municipal de Campanhã, um novo equipamento desportivo com implantação em terreno entre a Rua de Justino Teixeira e as piscinas municipais, ainda carece do visto do Tribunal de Contas.

    Com uma área que ascende aos 17 mil metros quadrados, o espaço abrange um campo de jogos com bancada coberta, além de um edifício de apoio e novo arruamento com lugares de estacionamento. Este novo complexo desportivo tem um valor de empreitada na ordem dos 4,6 milhões de euros.

    Ainda em contratação de projeto encontra-se a Zona Desportiva Oriental, em Campanhã. Designada por Espaço Radical Zona Oriental, trata-se da construção de um parque de desporto com a instalação de um skate park, pump track, estações de street workout, basquetebol e escalada.

    Também em fase de contratação de projecto, a GO Porto tem ainda em mãos a construção de um novo complexo desportivo no Campo Municipal da Ervilha, que serve o Futebol Clube da Foz, com três campos de futebol com relvado sintético, bancada, balneários, ginásio, edifícios de apoio para áreas administrativas e arranjos exteriores.

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    Mapei leva nova gama de produtos à Tektónica

    A Mapei irá marcar presença de 2 a 5 de Maio no evento anual dedicado ao sector da construção, com a apresentação de uma nova linha de produtos dedicada ao segmento da reabilitação

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    O fabricante mundial de produtos químicos para a indústria da construção marcará, uma vez mais, presença na Tektónica, uma feira que considera estratégica para divulgar soluções, estabelecer contactos estratégicos e acompanhar as mais recentes tendências do mercado.

    Em destaque nesta edição estará a sua nova linha Mape-Antique, uma gama completa de argamassas compostas por cal e eco-pozolana uma gama de produtos, completamente isentos de cimento, dedicadas à consolidação e reabilitação da alvenaria de edifícios de valor histórico e arquitectónico, realizados em tijolo, pedra, tufo ou alvenaria mista.

    Os produtos da gama Mape-Antique têm características físico-mecânicas muito semelhantes às das argamassas para alvenaria e rebocos utilizadas no passado, razão pela qual resultam mais compatíveis com qualquer tipo de estrutura original.

    Ao mesmo tempo, têm elevada resistência físico-química às acções agressivas, ambientais (chuva ácida, gelo-degelo e gases poluentes) e internas à alvenaria (sais solúveis e humidade). A maioria dos produtos Mape-Antique possui elevados valores de transpirabilidade e, no caso dos rebocos desumidificantes, de porosidade. Graças à sua estrutura macroporosa, são capazes de favorecer a evaporação da água presente na alvenaria muito mais do que as tradicionais argamassas para reboco de base cimentícia ou de cal-cimento. Este processo permite que as estruturas húmidas sequem, ou evitem a ascensão capilar de humidade, o que proporciona um maior conforto habitacional. Além disso, se estiverem presentes na alvenaria sais solúveis, estes cristalizam dentro dos macroporos, sem produzir tensões no reboco que o possam degradar.

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    Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica

    A Passivhaus Portugal marca mais uma vez presença na Tektónica. Juntando num espaço próprio vários dos seus parceiros e criando várias dinâmicas de workshops e conversas em contínuo. Uma oportunidade para conhecer melhor este padrão que é também uma certificação

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    Em conjunto com os parceiros em exposição, a Passivhaus Portugal construiu um programa de workshops práticos contínuos, com apresentação de soluções, formas de aplicação, resolução de problemas, e muito mais. Entre workshops poderá também assistir à apresentação de projectos Passivhaus e algumas conversas entre stakeholders da área.
    De notar que o sector da eficiência energética é o que mais vai crescer nesta edição da Tektónica. Não será por acaso. A procura de soluções de habitação, residencial e de escritório, que geram poupança ao mesmo tempo que garantem conforto, saúde para os seus habitantes, e protecção para o meio ambiente, está a crescer.

    “Porque é que em Portugal, um país com um clima ameno, temos de viver com maior desconforto dentro de nossa casa ou do escritório onde trabalhamos, do que alguém que vive num clima frio? Não faz sentido. E isso é algo que entre a classe profissional é já óbvio e começa a tornar-se também para o público em geral. O padrão Passive House dá resposta a todas as questões de conforto, saúde e eficiência e, em Portugal, de forma até mais simples do que, por exemplo, na Alemanha, uma vez que falamos do único padrão no mundo que é quantitativo e rigoroso. E esta é uma das mensagens que levamos para a Tektóncia”, afirma João Marcelino, presidente da Passivhaus Portugal.

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    OASRS apresenta conferência “As Brigadas de Abril”

    No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos recordou o estabelecimento e a acção do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) na conferência “As Brigadas de Abril”

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    O aprofundamento das pesquisas sobre o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), corpo de especialistas criado em 1974 para desenhar e pôr em marcha soluções habitacionais para a imensa população dos bairros de lata, barracas e casas degradadas de Portugal, em coordenação com associações de moradores e os seus recursos eventualmente disponíveis, levou o arquitecto e investigador da CEAU-FAUP Ricardo Santos a afirmar-se espantado pela dimensão, heterogeneidade e desenvolvimentos do “processo”.

    Presente na sessão organizada pela Secção de Lisboa e Vale do Tejo “As Brigadas de Abril”, que decorreu no dia 23 de abril, na sede da Ordem dos Arquitectos, o arquitecto contextualizou o SAAL como um “processo”.

    “As pessoas não falam em projecto, começava antes da intervenção e continuava depois do projecto, com alta participação popular, a ideia de democracia directa, o controlo pelo povo, ao serviço do qual estavam os técnicos”, destacou.

    O SAAL registou 170 operações iniciadas, a construção de 76 bairros e o envolvimento de 42 mil famílias entre 1974 e 76, ano em que passou para a alçada das autarquias. “Só em Lisboa houve intenção de construir 17 bairros, sete chegaram à construção, dois foram terminados”.

    A arquiteta Lia Antunes, a preparar uma tese sobre a intervenção das mulheres no SAAL (no Darq-UC e Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do ISCSP), destacou o papel das moradoras dos bairros de lata, a sua tomada da palavra como a primeira ideia de cidadania, a sua organização e o conhecimento sobre os fogos existentes, sobre as casas que seriam necessárias e sobre a composição das famílias. “As mulheres preparavam as palavras de ordem para as manifestações”, sinal da consciência da sua condição e da vontade reivindicativa.

    Quanto às técnicas, o seu papel é significativo, como foi o caso da arquiteta Ana Salta e de Manuela Madruga (da Brigada Técnica, nome das equipas técnicas do SAAL, maioritariamente com jovens arquitetos e estudantes, que viriam a elaborar planos e projetos e a diagnosticar as situações habitacionais) no Bairro Esperança de Beja; com Nuno Portas, a arquiteta Margarida de Souza Lobo tinha esboçado um modelo de intervenção multidisciplinar e de habitação evolutiva para o bairro de lata da Quinta do Pombal; a socióloga Isabel Guerra, que trabalhou nos bairros sociais de Setúbal, “em janeiro de 74 já tinha apresentado uma proposta para o Bairro da Liberdade que antecipava o SAAL”; “as assistentes sociais foram a cola do processo”, com presença diária nos bairros mediando conflitos, respondendo aos inquéritos sobre as condições físicas dos bairros, e sobre necessidades e desejos das populações. Houve também “uma dimensão internacional” com participação de técnicas de outros países e muitos outros exemplos de compromisso, de “urgência, intensidade, generosidade” podiam ser dados.

    Justamente sobre a “intensidade” dos trabalhos e da vivência que os caracterizou falou Adelaide Cordovil, assistente social e elemento da equipa do SAAL no Fonsecas-Calçada. “Já lá vão 50 anos, era tudo muito intenso. Estava a destapar-se uma panela de pressão?”. Adelaide Cordovil explicou que as pessoas acreditavam no que podiam transformar, tinham essas vontade e energia, aprendiam umas com as outras e tinham ideias claras e fundadas do que precisavam para as suas casas.

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    2024 será um ano de expansão para a Hipoges

    A Hipoges atingiu 49 mil milhões de euros em activos sob gestão a nível global até ao final do de 2023, mantendo uma taxa de crescimento contínuo em todos os países onde opera e avançando no seu plano de crescimento estratégico

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    O anúncio foi feito pelos líderes da Hipoges, Hugo Velez e Claudio Panunzio, durante o Town Hall 2024 realizado a nível global, que reuniu os quase 2.000 colaboradores que a Hipoges tem espalhados pelos seus 11 escritórios em Espanha, Portugal, Itália e Grécia.

    “Somos uma marca cada vez mais importante”, sublinha Hugo Velez. “O ano passado foi desafiante e 2024 também o é, mas continuamos a crescer, e fazemo-lo de forma sustentada e nos quatro países onde estamos presentes”.

    Claudio Panunzio refere que a Hipoges tem o desafio de “continuar a desenvolver as melhores práticas na gestão de activos”.”Ǫueremos concentrar-nos na nossa expansão internacional e tirar partido da nossa posição para continuar a crescer organicamente e também através de novas aquisições. Estamos actualmente a avaliar quatro ou cinco oportunidades de aquisição em Espanha, Portugal e Itália”.

    Durante o evento, a Chief Financial Officer da Hipoges, Marta Márquez, destacou a “clara tendência de crescimento” da empresa durante o ano de 2023, apesar do contexto de incerteza em que opera, o que lhe permite desfrutar de uma “sólida posição de mercado”.

    Já o Global Chief Operations da Hipoges, Juan Ramón Prieto, fez um balanço do desempenho da empresa em 2023, um ano em que “tivemos de superar grandes desafios devido à evolução da actividade jurídica e imobiliária em Espanha e Portugal”. Apesar dos atrasos nos prazos legais, da redução da quantidade de stock para venda e da queda das hipotecas, a Hipoges “conseguiu aumentar o volume de negócios e comercializar activos mais rapidamente do que o esperado, tanto em Espanha como em Portugal”.

    Durante o ano de 2023, a Hipoges reforçou as suas linhas de negócio e serviços, bem como a sua quota de mercado, através da criação de duas novas empresas e da aquisição de uma participação maioritária numa terceira: a KPI Hotel Management Solutions, especializada na gestão de hotéis e resorts, com presença em Portugal e Grécia; a Finanwin, uma plataforma de mediação hipotecária que opera em Espanha e Portugal; e a F&G, focada na gestão de documentação de activos financeiros.

    Durante a sua intervenção, Margarida Maia, Chief Services Officer, explicou que a equipa da Hipoges cresceu 15,8% em relação ao ano anterior, para 1.820 colaboradores no final de Dezembro de 2023 a nível global, e a empresa espera ultrapassar a marca dos 2.000 este ano. Foram abertos novos escritórios em Espanha, em Sevilha e na Corunha, e em Portugal, em Lisboa, existiu uma mudança para um novo escritório com uma capacidade mais adequada às necessidades da empresa.

    Durante o seu Town Hall 2024, a Hipoges avançou ainda as quatro grandes linhas do plano estratégico em que a empresa pretende alicerçar o seu crescimento: diversificação dos mercados geográficos e das linhas de actividade; aposta na inovação tecnológica; melhoria da eficiência e das margens de rentabilidade; e aposta na captação e fidelização de clientes.

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    Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa

    Esta iniciativa representará uma redução de mais de 50 000 toneladas de CO2 equivalente por ano nas emissões provenientes do consumo de electricidade do Grupo

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    O Roca Group, líder mundial em design, produção e comercialização de produtos para a casa de banho, anunciou um contrato de compra de energia renovável a longo prazo (PPA – power purcha-se agreement), que terá vigência de dez anos, de 2025 a 2035, ligado às novas instalações solares Trévago I & II, situadas na província de Sória, em Espanha.

    A entrada em funcionamento das instalações de produção solar Trévago I e II está prevista para Julho de 2025. Estas instalações contam com uma capacidade de 86,84 MWp. Do total da capacidade, 80% destina-se ao Roca Group e prevê-se a produção de 120 GWh de energia limpa anualmente, o que corresponde ao volume necessário para abranger o consumo eléctrico de todas as operações do Grupo em território europeu.

    Os projectos estão a ser desenvolvidos pela Bruc Energy, uma empresa de produção de energia renovável, e contou-se com a consultoria jurídica da Baker McKenzie, por parte do Roca Group, e da Allen & Overy, por parte da Bruc, assim como com o apoio estratégico da Schneider Electric, através dos respectivos serviços de consultoria em PPA, no que respeita à coordenação de todo o processo.

    Este processo representará uma redução de mais de 50 000 toneladas anuais de CO2 equivalente, o que corresponde ao consumo de energia do Grupo na Europa. Trata-se de mais um objectivo atingido no plano de descarbonização do Roca Group que se vem juntar à recente entrada em funcionamento da primeira fábrica de produção de louça sanitária neutra em emissões de carbono a nível mundial. O Grupo acumula já uma redução de 39% nas respectivas emissões directas de CO2 equivalente e de 47% na respectiva intensidade energética entre 2018 e 2022, aproximando-se do objectivo de reduzir para zero as emissões líquidas em 2045.

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