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    Máquinas e Equipamentos de Construção – Aquelas máquinas

    Decréscimo na produção, dificuldades na actividade e incerteza quanto ao futuro são as expressões mais utilizadas pelos responsáveis das empresas do sector de máquinas e equipamentos de construção

    Pedro Cristino
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    Decréscimo na produção, dificuldades na actividade e incerteza quanto ao futuro são as expressões mais utilizadas pelos responsáveis das empresas do sector de máquinas e equipamentos de construção

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    Decréscimo na produção, dificuldades na actividade e incerteza quanto ao futuro são as expressões mais utilizadas pelos responsáveis das empresas do sector de máquinas e equipamentos de construção para definir o actual momento deste segmento de negócio. O dedo é apontado à situação financeira que se tem feito sentir nestes últimos anos em várias áreas de negócio, que não se limitam à construção.

    Mercado que encolhe com a economia

    Trata-se, nas palavras de Vasco Santos, de uma “fase muito complicada e de bastante incerteza a curto prazo”, uma vez que “os últimos números de mercado são um indicador de que a tendência de queda não se inverteu”. O director comercial da STET assume mesmo a sua preocupação face à “situação financeira das empresas de construção”, especialmente no que concerne ao “segmento da construção civil”. Aparentemente, nem mesmo as empresas que tiveram a audácia de partir para o mercado internacional, “com o intuito de diminuir a dependência do nosso mercado”, encontram-se a atravessar “uma fase muito negativa, agravada pela situação de pagamentos no mercado Angolano”, explica Vasco Santos. A mesma opinião é manifestada por Júlio Fernandes, director-geral da Vendap, quanto à conjuntura neste mercado, uma vez que se assiste, “desde o final de 2009, a um decréscimo generalizado das obras e dos trabalhos em perspectiva”, fenómeno que tem vindo a gerar “um excesso de oferta ao nível do parque instalado de máquinas para alugar assim como do parque de máquinas dos próprios clientes”. Neste sentido, as construtoras tendem a usar os equipamentos “de que dispõem em parque, em vez de contratarem as empresas de aluguer”. Na Hilti, também o termo “decréscimo” é utilizado pela sua responsável de comunicação, Rita Vieira, que afirma que esta situação se tem registado “em todos os mercados europeus”, fruto da “instabilidade económica e do abrandamento do mercado da construção, sobretudo no mercado residencial”, o que tem levado a “uma contenção nas vendas de ferramentas”. O campo dos veículos pesados também não se encontra em grande forma, estando as empresas deste ramo a “passar por um período bastante difícil”, uma vez que, nas palavras de Alberto Neves e João Coelho, director comercial e administrador da ACXXI, respectivamente, “este mercado está fortemente dependente da actividade económica nacional”. Contudo, estes dois responsáveis têm alguma esperança, materializada no desbloqueamento, por parte do Governo, das “grandes obras agendadas”, que vêem como uma alavanca para a “aquisição de equipamentos”, conforme as informações dos seus clientes “deste sector de actividade”. Aqui também Vasco Santos revela algum optimismo, devido aos “valores de concursos adjudicados e lançados nos últimos dois anos”, que atingiram “montantes recorde”. Neste âmbito, o responsável da STET conta que tal acontecimento “venha a ter um impacto positivo a médio prazo”. Na Vendap a perspectiva não é tão sorridente, uma vez que, nas palavras de Júlio Fernandes, “o ano de 2010 não se avizinha particularmente melhor, não se perspectivando ainda uma retoma significativa para o mercado em geral”. Perante este cenário, Con­ceição Lima, gestora da EQP, refere que “o aluguer prevalece face à aquisição de equipamentos, uma vez que se trata de um intercâmbio cada vez mais interessante e proveitoso”, visto que suprime “os encargos e as preocupações inerentes à gestão de parque próprio”. Já Ignacio Bruyel, responsável da Scania, em Espanha, refere que existe “uma procura mínima, no fundo, mas é bastante limitada, neste momento”.

    2009 poderá ter servido de vacina

    O ano transacto revelou-se um desafio avassalador para as empresas, uma vez que “o mercado de máquinas industriais apresentou, em alguns equipamentos, quedas superiores a 50%”, segundo Vasco Santos, que adianta que a STET “conseguiu manter os resultados bastante positivos”, através do crescimento da sua quota de mercado, algo que não surgiu sem sacrifício. “Claro que foram necessários reajustes nas nossas estruturas e foram feitos alguns sacrifícios, mas o balanço é bastante positivo”, refere o responsável. A Scania sofreu uma quebra semelhante “quase na ordem dos 50%”, o que não impediu o grupo de manter a sua presença e aproveitar “o ano para melhorar os processos internos, de modo a servir o cliente ainda melhor”, refere Bruyel. As vicissitudes que advêm de uma conjuntura económica de parca disponibilidade financeira têm tendência a deixar marcas assinaláveis nos agentes de mercado e a ACXXI não foi excepção e os dois responsáveis do grupo que responderam ao Construir não vacilam em considerar o 2009 como um ano “particularmente difícil”, não só para a empresa que representam, como também “para a maioria das empresas nacionais”. Contudo, há que retirar aspectos positivos do fundo do poço. “Serviu, no nosso caso, para nos reorganizarmos e implementarmos uma série de medidas que servem, neste momento, não só para fazer face à actual situação, mas também para nos colocar mais próximos dos nossos clientes”, rematam Alberto Neves e João Coelho. Na Vendap, 2009 foi também um ano onde se registou um “decréscimo da actividade em geral”, resultante da “quebra do número de obras, assim como da dimensão destas”. Este factor aumentou a pressão sobre a actividade de aluguer, uma vez que se verificou uma maior disponibilidade de equipamentos, traduzindo-se “na diminuição dos preços finais ao cliente, que atingem níveis mínimos, difíceis de prever há algum tempo atrás”. Por sua vez, a Hilti declara-se como “uma empresa optimista” que, mesmo com “consciência da realidade actual, mantém a sua forte aposta no desenvolvimento de ferramentas e soluções para os profissionais de construção”, segundo Rita Vieira. Soluções essas que “cada vez mais, respondam às várias necessidades em obra”. Os responsáveis desta empresa acreditam “numa melhoria gradual e lenta, tal como tem acontecido noutros ciclos económicos”. Também na EQP, apesar da quebra que reinou no ano transacto, foram registados “bons resultados no modelo de gestão implementado”, verificando-se um aumento dos postos de trabalhos e o cumprimento “dos objectivos estabelecidos para 2009”.

    Ninguém escapa à crise

    De que forma foram então afectadas estas empresas que navegam nas águas turbulentas de uma crise económica? A Hilti “tem sentido este decréscimo de investimento dos profissionais”, embora os resultados do grupo “se mantenham em terreno positivo”. A Vendap foi outra empresa que não se manteve imune às investidas de uma economia em fase de convalescença. A quebra “originou uma desadequação da oferta de equipamento face à procura, com a consequente diminuição da taxa de ocupação e uma forte pressão do lado dos preços no sentido da baixa”, explicam os seus representantes. Trata-se de um mercado que “está totalmente dependente da actividade económica”, declaram João Coelho e Alberto Neves, que revelam sentir “efectivamente os efeitos nefastos da crise mundial, principalmente neste sector”, que consideram ter sido um dos “mais prejudicados”, apontando uma “quebra de vendas na ordem dos 40%”. Por sua vez, Vasco Santos, da STET, menciona que, “naturalmente, não existem empresas deste sector que tenham ficado imunes à conjuntura económica”, uma vez que se trata de um mercado no qual os resultados das empresas “estão muito interligados à performance das empresas de construção”. Todavia, a empresa luta com as “armas” de que dispõe e tem conseguido aumentar a sua “penetração em quase todos os segmentos de mercado”, reforçando a sua posição “de liderança”, de uma forma que lhe permite “ser menos afectada pela actual situação”.

    As receitas para a consolidação

    Para contornar esta situação poderá ser uma boa solução “a procura activa de mercados alternativos, quer internos, quer externos, para poder operar de forma a minimizar os ciclos económicos adversos”, explica o responsável da Vendap. Já Vasco Santos é da opinião de que “as empresas devem manter uma vigilância permanente sobre as suas próprias estruturas, de forma a responder, de forma conveniente e rápida, às grandes oscilações do mercado”. É muito importante, para o representante da STET, que as empresas “procurem ser especialistas no seu core business, e que evitem manter custos fixos elevados em áreas não especializadas”. Neste sentido, “os contratos de serviço têm sido uma importante ferramenta”, que a STET coloca ao dispor dos seus clientes, para que “lhes seja possível um melhor dimensionamento das suas estruturas”. Vasco Santos revela também que a sua empresa tem actualmente “mais de mil equipamentos sob contrato”. Na Hilti, a estratégia adoptada passou, sobretudo, “pela reorganização de processos”. Contudo, Rita Vieira declara que a empresa manter-se-á a “forte aposta na investigação e no desenvolvimento”, uma vez que considera importante continuar a oferecer aos seus clientes “as mais avançadas tecnologias e soluções, que lhes permitam resultados com maior produtividade”. Para Conceição Lima, a solução para minimizar danos reside na “extensa e diversa amplitude de meios de trabalho disponibilizados para o aluguer”, enquanto que Ignacio Bruyel é da opinião de que “as soluções passam por adequar o tamanho da empresa em si”, sem descurar a eficiência.

    A inovação como diferenciador

    Este é um ramo onde se assiste a uma importância forte no que concerne à inovação, uma vez que se trata de um “campo de batalha que tem muitos concorrentes, muitos produtos e onde é cada vez mais difícil marcar presença”, declara Vasco Santos, referindo que “a inovação é, muitas vezes, esse factor diferenciador”. Nesse sentido, “a Caterpillar tem gasto quantias bastante avultadas em investigação, o que lhe permite estar à frente da concorrência em inovações tecnológicas”. Por outro lado, “também na área de suporte ao produto”, o grupo continua a “apresentar soluções diferenciadoras, que vão desde a consultoria especializada para certas aplicações, até ao simples acesso a informação de valor”, na sua página de Internet. O termo “inovação” é quase mencionado em uníssono pelos responsáveis das empresas contactadas pelo Construir. Na Hilti, esta categoria é considerada “fundamental” nesta área de negócios. “Anualmente, são vários os produtos novos Hilti que têm merecido prémios internacionais, que valorizam este factor”, refere o responsável do grupo, acrescentando que “as tecnologias e os mecanismos introduzidos nas ferramentas e nas várias soluções desenvolvidas, garantem, cada vez mais, um trabalho fiável e produtivo”. Neste sentido, irão ser lançados, pela empresa, “mais de 30 novos produtos” durante este ano, dos quais se destacam os “novos demolidores TE 1000-AVR e TE 1500-AVR que, pela sua classe de peso, de 10 e 15 quilos, respectivamente, garantem trabalhos fiáveis de demolição com fácil mobilidade e uma performance excepcional”. Estes demolidores estão equipados com AVR (redução activa da vibração) que permite “máxima produtividade”. Na Vendap, as novidades são outras, como explica o seu director-geral. “Adquirimos recentemente uma plataforma de 70 metros de altura, que é a mais alta plataforma existente em Portugal”, refere Júlio Fernandes, esclarecendo que esta ferramenta permite “fazer trabalhos de exterior em grande altura onde, até aqui, não era possível com este tipo de equipamentos”. Neste sentido, esta plataforma está vocacionado para “diversos tipos de trabalho a grande altura”, como manutenção de moinhos eólicos ou manutenção industrial. Há também empresas cujas principais novidades são ao nível dos serviços, como no caso da ACXXI, que destaca os seus serviços de aluguer de viaturas e equipamentos a longo e curto prazos, o serviço personalizado de pós-venda, a viatura de substituição, a formação de motoristas e a assistência 24 horas. Por sua vez, na STET, está a ser construído um “caminho de parceria com os clientes”, através do programa de “soluções 360º”, como afirma Vasco Santos. “Continuamos a marcar a diferença com este programa, pois a capacidade da nossa representada Caterpillar permite-nos apresentar o leque de soluções mais completo”, que consiste em “financiamento em condições únicas através da Caterpillar Financial, uma assistência técnica de qualidade e uma garantia especial” que é prestada por uma grande estrutura de técnicos do país. O director comercial do grupo destaca também o “canal de vendas de produto usado certificado, cujas características de garantia, financiamento e assistência são únicas no mercado”. A Série-R, “um camião mais orientado ao longo curso, que foi eleito camião do ano 2010”, é a aposta inovadora da Scania para este ano, conforme menciona o responsável do grupo, acrescentando que a empresa procura garantir “que o cliente tenha sempre o camião mais actualizado”.

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    Créditos: Nuno Cruz (FIL)

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    SIL 2024 atribui prémios e distingue personalidade do ano

    A entrega de Prémios SIL do Imobiliário, que decorreu esta quinta-feira, dia 2 de Maio, atribuiu 13 prémios em cada uma das categorias a concurso e duas menções honrosas

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    Créditos: Nuno Cruz (FIL)

    Realizou-se esta quinta-feira, dia 2 de Maio a entrega de Prémios SIL do Imobiliário, numa edição que atribuiu 13 prémios em cada uma das categorias a concurso e duas menções honrosas.

    Assim, foram mais de 40 candidaturas a concurso, de empresas e entidades, que apresentaram soluções, empreendimentos ou fases autónomas de empreendimentos, situados em território português, e cuja construção está concluída e/ou considerada como tal, no essencial da obra.

    Já a distinção da personalidade do ano foi atribuída a Luís Correa de Barros, CEO da Habitat Invest, pelo “trabalho desenvolvido em prol do imobiliário português, destacando-se na área da promoção e da mediação”.

    Ao nível dos prémios SIL, o Melhor Empreendimento em Construção Nova, na categoria de Habitação, coube ao Infinity, promovido pela Vanguard Properties. Já o Icon Community, da Civilria, arrecadou o prémio de Melhor Empreendimento Imobiliário, também em Construção Nova, mas na categoria de Comércio Serviços e Escritórios.

    Foi, ainda, distinguido o projecto Lumiére, da Jhomea Invest, na categoria de Construção Sustentável e o empreendimento O’Living, da Mexto, com uma Menção Honrosa, para Melhor Empreendimento Imobiliário em Construção Nova em Habitação.

    Ainda enquanto Melhor Empreendimento, mas no Turismo, o prémio foi entregue à Sociedade Imobiliária Verdelago, pelo seu resort de luxo no Algarve, tendo, igualmente sido distinguido com o prémio Inovação na categoria de Projecto.

    Ainda no Turismo, mas na categoria de Reabilitaçao, coube ao Upon Villa, do Grupo Libertas, a distinção. Na Habitação, foi o Bonjardim, da Avenue, foi distinguido.

    Já na categoria de Comércio, Serviços e Escritórios, a distinção foi entregue à Gestão e Obras do Porto pela reabilitação da Escola Secundária Alexandre Herculano.

    Ainda na reabilitação urbana, houve lugar à menção honrosa em Habitação, para o projecto Linea Residences, da Habitat Invest.

    A Inovação foi também distinguida. Quanto à Promoção Imobiliária, o prémio foi atribuído ao Magnólia City Park, da Revito Real Estate e à Flexty, no segmento de Mediação.

    A melhor campanha de lançamento foi atribuída à Native, da Sociedade Imobiliária Colonade.

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    ERA: Venda de habitação nova cresce 36% nos primeiros 3 meses do ano

    Entre Janeiro e Março de 2024, o número de imóveis novos transaccionados pelo departamento de Novos Empreendimentos cresceu 36% face ao período homólogo. Estas vendas representaram um aumento de 38% na facturação desta unidade de negócios da ERA face ao período homólogo

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    tagsERA

     

     

    A ERA Portugal divulga os resultados da sua unidade de Novos Empreendimentos relativos ao 1º trimestre de 2024. Os indicadores confirmam uma tendência de crescimento da unidade que tem um peso cada vez maior deste departamento na facturação total do Grupo.
    Nesse sentido, a venda de casas novas mantém a tendência de crescimento, registando-se, entre Janeiro e Março, um aumento de +36% (cerca de 300 casas no 1T 2024) na comparação com o período homólogo. Dos cinco concelhos com mais casas novas vendidas destaca-se (com % face ao total nacional): Gondomar (peso de 10%); Porto (8%); Coimbra (7%); Loures (6%); Seixal (4%).
    A tipologia de imóveis com mais procura no segmento dos novos foram os T2 (37%), seguidos pelos T3 (29%), T1 (20%), T4 (10%) e T0 (3%). Embora apenas 3% das casas novas vendidas tenham sido T0, a procura por esta tipologia tem crescido substancialmente, sobretudo por parte de investidores, e são imóveis com um tempo de absorção (venda) muito rápido.
    Estas transações geraram uma faturação de aproximadamente 2,5 milhões de euros, o que significa uma subida de +21% em relação ao trimestre anterior (cerca de 2,1 milhões de euros) e +38% face ao período homólogo (a rondar os 1,8 milhões de euros). A venda de casas novas representou, neste trimestre, 15% da faturação habitacional, ganhando um peso cada vez maior na facturação total da ERA.
    O perfil dos clientes mantém-se similar ao de trimestres anteriores, ou seja, cerca de 80% são portugueses e os restantes distribuem-se por nacionalidades como Brasil, Alemanha, EUA e França.
    “Os números comprovam uma tendência de crescimento verificada ao longo do último ano. A incerteza macroeconómica que marcou o arranque de 2023 tornou ainda mais significativa a subida registada neste 1º trimestre e dá-nos boas perspetivas para o que resta do ano”, antecipa David Mourão-Ferreira, director do departamento de Novos Empreendimentos da ERA Portugal.

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    Álvaro Siza homenageado pelo Comité Internacional de Críticos de Arquitectura

    A iniciativa acontece a 6 de Maio na Fuindação de Serralves, no âmbito no âmbito da programação paralela comissariada pelo arquitecto António Choupina para a exposição C.A.S.A.

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    A homenagem a Álvaro Siza, promovida pelo Comité Internacional de Críticos de Arquitectura (CICA), terá lugar na Fundação de Serralves, esta segunda-feira, dia 6 de Maio, pelas 19 horas, no âmbito da programação paralela comissariada pelo arquitecto António Choupina para a exposição C.A.S.A. (Colecção Álvaro Siza, Arquivo).

    Em Outubro, na sequência das Conferências Internacionais sobre o Poder e o Dever da Crítica Arquitectónica (2021), Definindo Qualidade Arquitectónica (2022) e Arquitectura como Crítica Construída (2023), realizar-se-á online a conferência de 2024 “Entre Autonomia e Comprometimento”, que procurará reconhecer as contribuições de Álvaro Siza e Denise Scott Bown neste campo.

    Esta homenagem contará com uma introdução de Wilfred Wang, presidente do CICA, que de seguida conversará com Ana Tostões, presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e membro da CICA e Álvaro Siza que descreverá o seu projecto favorito de modo a responder às questões: Deve um edifício ser um mundo em si mesmo? Ou deve antes relacionar-se com o contexto? Os melhores edifícios conseguem ambos: criar uma ordem e linguagem próprias, enquanto dialogam e dão forma à envolvente?

    O CICA foi fundado em 1978, durante o 13º Congresso Mundial da União Internacional de Arquitectos (UIA), por Pierre Vago, Bruno Zevi, Max Blumenthal, Mildred Schmertz, Blake Huges, Jorge Glusberg, Louise Noëlle e Julius Posener, entre outros.

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    Worx: Volume de investimento deverá manter-se em linha com o registado em 2023

    Relatório Outlook da Worx destaca os cerca de 204 milhões de euros investidos em imobiliário comercial, no primeiro trimestre do ano, consistente com o período homólogo

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    WORX LANÇA OUTLOOK T1 2024 COM ANÁLISE DO MERCADO DE INVESTIMENTO COMERCIAL

    Concluído o primeiro trimestre de 2024, a Worx Real Estate Consultants lança os relatórios Outlook T1 2024, sobre o mercado de investimento em Imobiliário Comercial em Portugal e sobre o Mercado de Escritórios em Lisboa, com uma análise detalhada do primeiro trimestre de 2024.

    Assim sendo, da análise do primeiro trimestre de 2024 e das principais tendências destaca-se a previsão de crescimento da economia portuguesa acima da média da Zona Euro nos próximos três anos, com 2,0% em 2024, de acordo com últimas revisões em alta do Banco de Portugal.

    A propósito deste lançamento e desta análise, Pedro Rutkowski, CEO da Worx, destaca os mercados de escritórios e no investimento, os sectores de hotelaria e retalho. “O mercado de escritórios está bem encaminhado para ter um ano notável, fruto das grandes operações a que temos assistido e também das que estão ainda em pipeline. Já no mercado de investimento, os sectores de hotelaria e retalho vão continuar a ser os mais atractivos, e já estamos a assistir a uma recuperação do investimento em escritórios, face a 2023”, afirmou.

    De acordo com o estudo da consultora, no primeiro trimestre do ano, foram investidos cerca de 204 milhões de euros em imobiliário comercial, consistente com o período homólogo. Entre as principais transacções, destaca-se o edifício K Tower por um valor acima dos 70 milhões de euros, tendo o sector de escritórios captado o maior volume de investimento neste período, cerca de 38% do capital investido.

    O mercado de investimento deverá manter-se resiliente, com perspectivas de robustecimento da actividade na segunda metade do ano com o efeito da tão aguardada descida das taxas de juro. Ainda assim, o volume de investimento este ano deverá manter-se em linha com o volume registado em 2023 e antevê-se uma ligeira compressão das yields ainda no presente ano.

    O sector de escritórios assinalou um volume de ocupação de 73,725 metros quadrados (m2) na Grande Lisboa, tendo a procura quadruplicado face ao período homólogo. A ocupação de dois edifícios, na sua totalidade, por empresas dos Serviços Financeiros nas zonas 3 e 5 contribui em larga medida para o volume de absorção nas mesmas, que captaram mais de um terço da procura cada.

    Desta forma, perspectiva-se uma recuperação notável da procura por escritórios, com um volume de absorção em 2024 acima do ano anterior, sendo acompanhada por uma ligeira subida das rendas até ao final do ano.

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    Constructel adquire norte americana Verità

    Com a aquisição da empresa fornecedora de serviços de engenharia de telecomunicações dos EUA a Constructel duplica receitas anuais no mercado para os 250 milhões de dólares. A transacção deverá estar concluída no segundo trimestre de 2024.

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    A subsidiária do Grupo Visabeira anunciou a aquisição da Verità Telecommunications Corporation (“Verità”), uma empresa que actua nos serviços de engenharia de redes de telecomunicações fixas e móveis na região Centro-Oeste dos EUA, com uma facturação superior a 100 milhões de dólares.

    A Verità é a décima aquisição da Constructel desde 2021, nos seus principais mercados: França, Reino Unido, Bélgica, Portugal, Alemanha e EUA. Com a Verità, a Constructel ganha uma forte plataforma no grande e crescente mercado de serviços de telecomunicações dos EUA. Após a conclusão desta aquisição, as receitas da Constructel nos EUA duplicarão para cerca de 250 milhões de dólares, repartidas entre os serviços de engenharia de energia e as telecomunicações.

    A Verità, com sede no estado do Michigan, emprega cerca de 500 funcionários e opera nas áreas da engenharia, construção e manutenção de infraestruturas de rede de telecomunicações fixas e móveis. Com operações principalmente nas regiões dos Grandes Lagos e Centro-Oeste, a empresa atingiu, desde 2021, um crescimento de receita de dois dígitos.

    Com uma reputação de excelência, a experiência da Verità, aliada à sua abordagem focada no cliente e competência relativamente ao fornecimento de soluções chave-na-mão, alinha-se perfeitamente com a estratégia de crescimento da Constructel para os Estados Unidos. Ao explorar a presença e as capacidades estabelecidas da Verità, a Constructel pretende fornecer soluções chave-na-mão de elevada qualidade para o crescente mercado de implantação de fibra ótica e 5G.

    A actual equipa de gestão da Verità, sob a administração do fundador e CEO da Verità, Michael A. Falsetti, continuará a liderar a empresa mantendo a aposta nas relações fortes com clientes, compromisso com funcionários e parceiros e um foco incansável na qualidade da entrega para impulsionar a próxima vaga de crescimento da empresa.

    De acordo com Michael A. Falsetti, “esta parceria estratégica permitir-nos-á acelerar o nosso crescimento, não só proporcionando novas oportunidades para melhor servir os nossos actuais clientes e facilitando novas relações, mas também fomentando a transformação digital e de gestão que já estava a ganhar forma. Prevejo uma trajectória próspera para a Verità e para a sua força de trabalho.”

    Para Nuno Marques, CEO da Constructel Visabeira, “este investimento representa um marco importante. Posiciona-nos num patamar que nos irá permitir alcançar vendas anuais de cerca de 250 milhões de dólares nos Estados Unidos, equilibrando o nosso crescimento nos sectores da Energia e das Telecomunicações. À medida que executamos a nossa estratégia de expansão nos Estados Unidos, onde temos fortes ambições de longo prazo, este investimento desempenhará um papel fundamental.” E acrescentou, “com base nos nossos valores partilhados e uma visão comum para o futuro, juntamente com o meu profundo entendimento das fortes bases da Verità, estou confiante de que podemos alavancar sinergias comerciais e operacionais para concretizar as aspirações dos nossos clientes e alcançar uma trajetória de crescimento e de lucro sustentado. Adicionalmente, a robustez do nosso balanço permitir-nos-á continuar a prosseguir as nossas prioridades de crescimento e a nossa estratégia de aquisições nos próximos anos, na Europa e nos EUA.”

    Desde 2021, a Constructel alcançou um crescimento superior a dois dígitos nas receitas orgânicas e de mais de dois dígitos nas margens de EBITDA, reportando um volume de negócios de cerca de 1,3 mil milhões de euros. Estes números reflectem um crescimento anual das vendas e da margem superior a 20%, sustentado por uma combinação de forte expansão orgânica, que representa a maior parte do crescimento da Constructel, e um histórico de aquisições bem-sucedidas, apoiado num balanço sólido. A Constructel tem aumentado significativamente a sua actividade de Serviços de Engenharia de Energia, que contribui para mais de 30% das receitas globais da empresa, apoiando os clientes com investimentos em redes de transporte e distribuição, energia renovável e infraestrutura de carregamento de veículos eléctricos. Paralelamente, a Constructel reforçou a sua presença internacional na França, Bélgica, Reino Unido, EUA e Alemanha, que contribuem em conjunto com mais de mil milhões de euros para as receitas da empresa. Espera-se que a transacção seja concluída no segundo trimestre de 2024.

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    Nuno Sepúlveda assume presidência do CNIG

    O Co-CEO da Details Hospitality Sports & Leisure, entidade que gere campos de golfe em Portugal, incluindo Vilamoura, Palmares, Aroeira e Vale Pisão, assume o cargo com um plano estratégico para promover o crescimento sustentável do sector

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    O Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG) tem novos corpos sociais e elegeu Nuno Sepúlveda como presidente da direcção. O Co-CEO da Details Hospitality Sports & Leisure, entidade que gere campos de golfe em Portugal, incluindo Vilamoura, Palmares, Aroeira e Vale Pisão, assume o cargo com um plano estratégico para promover o crescimento sustentável do sector.

    “Queremos chamar a atenção para o impacto significativo do golfe na economia nacional e ajudar a desmistificar algumas crenças erradas que existem sobre este desporto,” afirma Sepúlveda.

    A nova direcção reflecte a diversidade geográfica do golfe português, com membros de todo o País, incluindo as Ilhas, espelhando as necessidades muito díspares do sector.

    A equipa é composta por Frederico Brion Sanches (Silver Coast Golf Club), Luís Cameira (Estela Golf Club), Ricardo Abreu (Clube de Golf do Santo da Serra), Jorge Papa (Imoreguengo), Rodrigo Ulrich (Clux Comporta Golf) e Pedro Castelo Branco (Clube de Golfe Royal Óbidos).

    A Mesa da Assembleia Geral inclui Alexandre Barroso (Golf Time) como presidente, Hugo Santos (Estoril Plage) como vice-presidente, e Hugo Amaral (Albatroz Fantasy) como secretário. O Conselho Fiscal é liderado por Carlos Pinto Coelho (Guia), com Francisco Cadete (Golf Béltico) e João Paulo Sousa (Benamor) como vogais.

    Para este triénio, o CNIG apresentou um plano estratégico com iniciativas-chave ambiciosas que incluem a Gestão de Recursos Hídricos, com o objectivo de “desmistificar a ideia de que o golfe é um grande consumidor de água em comparação com outros sectores”, Neste sentido, serão promovidas discussões e estudos para mostrar que, embora o golfe utilize água, o sector opera de forma cada vez mais eficiente e sustentável, e contribui significativamente para a economia, ajudando a combater a sazonalidade turística em Portugal.

    A requalificação dos campos de golfe através dos apoios do PRR é uma das reivindicações, assim como dialogar com os legisladores para propor a redução do IVA nos serviços de golfe, com o objectivo de tornar o golfe mais acessível e estimular o crescimento económico.

    Serão, ainda, encomendados novos estudos para avaliar o impacto económico do golfe em Portugal, actualizando os dados de 2019. Estes estudos ajudarão a fundamentar políticas públicas e estratégias privadas, destacando o golfe como um motor de crescimento e de geração de emprego.

    No que diz respeito à sustentabilidade, o CNIG irá desenvolver e promover políticas que garantam boas práticas sociais e de governança, apoiando os seus membros com programas de formação e qualificação.

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    Zome lança serviço “inovador” de verificação de imóveis

    Este serviço pressupõe a emissão de um relatório com as características funcionais e estruturais do imóvel, possível graças a uma parceria com o ICS – Instituto para a Construção Sustentável, da FEUP

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    tagsZome

    A Zome acaba de lançar oficialmente o serviço “Imóvel verificado by Zome”. Com o objectivo de “assegurar aos compradores, uma verificação detalhada do estado da casa” que pretendem adquirir e aos proprietários, este serviço pressupõe a emissão de um relatório que valoriza o seu imóvel. Este lançamento foi possível graças a uma parceria com o ICS – Instituto para a Construção Sustentável, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

    O novo serviço, lançado durante o Salão Imobiliário de Portugal, que decorre até 5 de Maio, em Lisboa,  consiste numa verificação exata dos imóveis, tipo raio-x, onde os consultores imobiliários, certificados pelo ICS da FEUP, utilizam uma plataforma tecnológica exclusiva da Zome para registar o estado do imóvel e assim gerar um relatório detalhado para os clientes. Esse documento oferece uma visão abrangente das características estruturais e funcionais da propriedade. Para garantir a qualidade deste serviço, o ICS – Instituto para a Construção Sustentável, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desenvolveu uma formação específica e certificada para todos os consultores da mediadora nacional.

    “O conceito do Imóvel Verificado by Zome foi desenvolvido com o objectivo de elevar o valor do serviço oferecido pelos consultores imobiliários, aumentar a transparência no processo de compra e venda e aportar mais conhecimento certificado, valorizando ainda mais a classe. Esta ideia surgiu de um grupo de trabalho de consultores imobiliários da Zome que procura inovar este sector e oferecer produtos diferenciados aos clientes”, explica Hélder Pereira, product marketing director da Zome.

    Este novo serviço reflecte uma abordagem diferenciada, com mais valor agregado e transparência no processo de compra e venda. Os clientes têm acesso a um relatório detalhado sobre o estado do imóvel, facilitando a negociação e o fecho do negócio. Além disso, as casas recebem um selo de “Imóvel Verificado by Zome”, destacando-as das demais no mercado, oferecendo uma vantagem adicional de confiança.

    Por outro lado, beneficiam de uma protecção abrangente, através do Seguro Multirriscos + Assistência ao Lar da SABSEG Seguros incluídos na transacção, com a primeira anuidade oferecida pela Zome.

    A celebrar cinco anos de actividade, a Zome aproveitou para fazer algumas reestruturações internas. Neste caso, Carlos Soares dos Santos, até aqui Chief Technology Officer (CTO) da rede, e que foi também um dos fundadores, passa a CEO. Já Patrícia Santos, a anterior CEO, passa a Chairman do Grupo.

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    Eficiência energética, BIM e construção metálica na agenda do 2º dia da Tektónica

    Ponto de encontro da indústria a feira da construção é o palco escolhido para a apresentação de soluções, novos produtos e empresas, mas também de discussão. Uma vertente que ganha um novo dinamismo numa altura que é de mudança para o sector. Neste que é o segundo dia do certame a eficiência energética, construção metálica e BIM estarão na agenda   

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    A eficiência energética será o tema forte do segundo dia do evento. Na manhã do dia 3 terá lugar a mesa-redonda «Mais conforto e eficiência energética nos edifícios em Portugal», numa organização da Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes, ANFAJE. Nesse dia, mas um pouco mais tarde, a mesma associação fará sessão de lançamento do ‘Guia Exclusivo dos Fabricantes de Janelas Eficientes 2024’

    Da agenda consta ainda o encontro “ETICS, do conceito à aplicação”, organizado pela Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas e ETICS, APFAC.

    A organização Women in BIM Portugal trará ao debate o “Simplex Urbanístico & BIM”, um debate conduzido por Claúdia Antunes com a participação da arquitecta Patrícia Robalo, sobre a simplificação dos processos de licenciamento urbanístico e a obrigatoriedade de submissão de projectos em BIM.

    Também no dia 3 de Maio, segundo dia do encontro, terá lugar o seminário “Construção Metálica Sustentável” conduzido pelo director da CMM Luís Figueiredo Silva, e que conta com a participação de Helena Gervásio da Universidade de Coimbra, Cláudia Rocha da EQS, Gonçalo Martins da Perfisa e Paula Resende, da Antero.

    Neste que é o segundo dia da Tektónica conta ainda com a palestra da Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado, EFRIARC, sobre “Os desafios da transição energética no ambiente construído”.

    A cerimónia de entrega dos Prémios Tektónica Inovação 2024 encerra o ciclo de encontros do dia 3 de Maio.

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    Anjos Urban Palace é o novo projecto de reabilitação da EastBanc

    O edifício do século XIX encontra-se a ser transformado em edifício de escritórios, num projecto do atelier de Souto de Moura

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    Anjos Urban Palace é o mais recente projecto de reabilitação levado a cabo pela Eastbanc Portugal. Localizado no Príncipe Real, o “bairro de eleição” do promotor, o edifício do século XIX encontra-se a ser transformado em edifício de escritórios, num projecto do atelier de Souto de Moura. A obra deverá ficar concluída em Junho de 2025.

    Com uma área útil total de quase 3.250 metros quadrados (m2), o imóvel terá capacidade para receber até sete inquilinos. Além disso, vai contar, ainda, com duas lojas, uma de 215 m2 outra de 366 m2, e um restaurante com 650 m2, que também inclui um terraço.

    O investimento, onde se inclui os custos de reabilitação, rondam os sete milhões de euros. A comercialização está a cargo das consultoras Savills e CBRE, em regime de co-exclusividade.

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    Reynaers confirmada como parceira principal da ZAK World of Façades

    As conferências ZAK World of Façades irão decorrer no dia 20 de Junho, no Centro de Congressos de Lisboa, na qual a Reynaers irá participar com um stand e abordar o tema ‘Conformidade, Sustentabilidade e Digitalização como drivers da evolução’

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    A Reynaers Aluminium foi confirmada como Parceira Principal da ZAK World of Façades, que cuja conferência irá decorrer no dia 20 de Junho, no Centro de Congressos de Lisboa. Direccionado para os profissionais do sector, trata-se de um espaço de discussão e networking “focado e especializado”, que acolhe oradores de diferentes domínios.

    Enquanto parceira no evento, a Reynaers Aluminium estará presente com um stand na zona de exposição e networking, em conjunto com a Forster Profile Systems, também do Grupo Reynaers, especialista em soluções em aço para a arquitectura, assim como nas conferências, com Pedro Santos, director técnico da Reynaers Aluminium em Portugal, a abordar o tema da ‘Conformidade, Sustentabilidade e Digitalização como drivers da evolução’.

    “O nosso tecido empresarial nacional no sector da arquitectura, construção e imobiliário tem uma resiliência e talento incríveis. Portugal é, e acreditamos que continuará a ser, um País muito atractivo para investir. Paralelamente, os profissionais do sector em geral, e em particular no domínio das fachadas, exportam soluções técnicas e know-how ao nível do que melhor se faz no mundo. Por isso, para nós, é um orgulho contribuir activamente para trazer a Lisboa uma das maiores conferências nesta matéria e para afirmar o que de tão bem se faz no nosso país”, destaca Marta Ramos, directora de marketing no mercado português.

    Até ao momento, já foram organizadas cerca de centena e meia de edições, atraindo mais de 40 mil profissionais em todo o Mundo. Em 2024, entre outros, a ZAK estará em Los Angeles, Manchester, Shangai, Kuala Lumpur, Dubai e Lisboa. Esta será a 153ª edição a nível mundial e a primeira edição em Portugal que apresentará os avanços do design e engenharia de fachadas que estão a mudar o sector.

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