Cosentino lança superfície ultra compacta Dekton by Cosentino
A Cosentino refere que a Dekton “constitui o objectivo tecnológico e comercial mais importante da indústria da pedra em todo o mundo”
Ana Rita Sevilha
Adrianno Arantes reforça Comissão Executiva da CIMPOR como COO
ALMA Development avança com a construção do Caxias Heights
Serris REIM adquire parque industrial e logístico do Parque Tejo
Hyatt lança na Madeira o primeiro Inclusive Collection em Portugal
AICCOPN: Fogos licenciados e em construção caem até Julho
Energias renováveis garantiram 55,1% do consumo de electricidade em Setembro
Indústria de mobiliário e decoração reforça presença no Reino Unido
Forvis Mazars é a nova inquilina do ICON Douro
Savills coloca Gleba na António Augusto de Aguiar em Lisboa
NOVA FCSH investe 4,2 M€ na reabilitação do Colégio Almada Negreiros
O Grupo Cosentino apresentou ao mercado a sua mais recente inovação – a “superfície ultra compacta Dekton by Cosentino”, em conjunto com o Plano Estratégico de Negócio para o período 2012-2014, numa conferência de imprensa celebrada na sede do Grupo em Almería.
A superfície ultra compacta Dekton by Cosentino, cujo lançamento comercial acontecerá na Primavera de 2013, será produzida na nova fábrica localizada no Parque Industrial do Grupo Cosentino em Cantoria, Almería, e de acordo com o Grupo, “contará com a mais avançada Tecnologia de Partículas Sinterizadas ‘PST’, desenvolvida em exclusivo pelo departamento e I+D+i do Grupo”.
Esta tecnologia [Tecnologia de Partículas Sintetizadas], foi desenvolvida em exclusivo pelo Grupo Cosentino e combina tecnologias provenientes da industria do ramo da porcelana, da industria do vidro e da industria das superfícies de quartzo. A Cosentino espera que o produto revolucione o mercado “convertendo-se num grande aliado para os arquitectos” já que poderá utilizar-se tanto no interior como no exterior graças à sua resistência aos raios UV, nomeadamente “em múltiplas ocasiões de alto valor”. Os seus usos vão desde soleiras, escadas, placas, fachadas ventiladas para exteriores e até bancadas ou superfícies de trabalho.
Segundo o Grupo, o Dekton é “um produto completamente inovador” – é uma superfície ultra compacta com características técnicas superiores, composta por uma mistura de matérias primas inorgânicas que pode dar resposta à procura de formatos grandes em diferentes espessuras (irá ser fabricado em placas de formatos de 320cm x 144cm com espessuras de 8mm, 2cm e 3cm).
Em comunicado de imprensa, a Cosentino refere que a Dekton “constitui o objectivo tecnológico e comercial mais importante da indústria da pedra em todo o mundo e materializa a aposta no futuro da multinacional de Almería”. O lançamento desta nova solução, sublinha, “é o resultado de um investimento de 91 milhões de euros e 22 mil horas de investigação e desenvolvimento por parte do Grupo”.
Já no que diz respeito ao Plano Estratégico apresentado pelo Grupo Cosentino para o período 2012-2014, o mesmo “contempla um crescimento anual de 17%, com um investimento previsto de 167 milhões de euros, entre investimento produtivo e comercial”. De acordo com a Cosentino, mais de 75% do referido investimento, “é destinado a consolidar e aumentar a capacidade produtiva e logística da empresa, que apostando na fábrica de mármore em Almería, “duplica a extensão do Parque Industrial do Grupo em Cantoria com 580.000m2 adicionais de terreno industrial onde estão localizadas as novas instalações”.
Segundo Francisco Martínez-Cosentino, Presidente do Grupo Cosentino, “a ampliação do Parque Industrial da Cosentino em Cantoria não é nada mais do que uma reafirmação do nosso compromisso com a Região do Mármore de Almería. Continuamos e continuaremos a desenvolver projectos inovadores de elevado valor adicional e a criar postos de trabalho aqui. A nova fábrica de Dekton e a Plataforma Logística Inteligente confirmam a nossa aposta na inovação e em fundação da liderança no sector a nível internacional, ampliando a nossa oferta de soluções arquitectónicas de máxima qualidade e oferecendo o melhor serviço possível aos nossos clientes em todo o mundo.”
Para além da aposta na capacidade produtiva, na diversificação de produto, no I+D+i e na inovação competitiva, o crescimento económico do Grupo Cosentino continuará a basear-se na internacionalização e diversificação geográfica. Neste âmbito, os planos da multinacional passam pelas novas aberturas de Centers ou plataformas de serviço integral. Nesse sentido, “ao longos dos próximos três anos, o grupo Cosentino abrirá 28 novos Centers, até alcançar os 90, continuando com a actual expansão nos EE.UU, apostando no Brasil como quarto pilar de crescimento e diversificação, e focando-se de forma crescente no mercado asiático”.
Pilar Martínez-Cosentino, Diretora-geral Adjunta, declarou que “graças a estas linhas estratégicas e políticas concretas de investimento, esperamos alcançar crescimentos ao nível das vendas superiores a 15% na maioria dos mercados em que operamos. Os Estados Unidos reforçar-se-ão como mercado-chave com um crescimento de 16% por ano, seguindo-se o mercado europeu com um crescimento de 21%. A América Latina, principalmente o Brasil, e a Austrália, são regiões onde estamos também a investir e onde queremos crescer. No final de 2012 teremos gerado 83% dos nossos lucros fora das nossas fronteiras e em 2014 chegaremos aos 87%”.