Exportações marcam edição de 2014 da EMAF
A Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria revela, entre 19 e 22 de Novembro, o que de mais avançado se faz na fileira industrial portuguesa

Ordem dos Engenheiros analisa “apagão” eléctrico que afectou Península Ibérica
Exponor recebe EMAF de 27 a 30 de Maio
Kronos Homes inicia comercialização das branded residences da Marriott no Salgados Resort
Nova Placa GYPCORK Protect
Carmo Wood reorganiza-se em duas áreas de negócio
King Street investe 400 milhões de euros na Room00
Que contributo nos trazem as nossas elites?
Gaia avança com a requalificação da Praceta 25 de Abril por 1,5M€
CBRE assessora a venda de 180ha de olival
APAL traz a Portugal nomes internacionais da indústria do alumínio
Mais expositores, mais novidades e maior aposta nas exportações. Estas são algumas das linhas fortes da edição de 2014 da EMAF, Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria que abre as suas portas esta quarta-feira, na Exponor, e que até ao próximo sábado contará com 340 empresas expositoras, segundo avançou a organização.
Ao Construir, o director da EMAF afirma que “as expectativas são optimistas”. Para António Proença, “o crescimento de cerca de 40% em expositores e espaço ocupado em relação à ultima edição” atesta a importância que as empresas atribuem ao evento, que assim continuam a “privilegiar as feiras para mostrar os seus produtos, o contacto com os clientes, acabando por mostrar a vitalidade e a importância deste sector. Temos também previsto para esta edição um aumento do número de visitantes”.
Para a edição de 2014, António Proença garante que “a organização aposta fortemente na visitação internacional, com bastante incidência nos mercados de Espanha, França, países do Magreb e alguns países de Leste e também da América do Sul”. A este propósito, e considerando que “a internacionalização tem um papel muito importante para as empresas”, o director da Feira acrescenta que foi desenvolvido “um programa de convidados, cuja estadia e viagem são suportados pela Exponor. Também foi efectuado um reforço na campanha de promoção a nível internacional”.
O certame constitui simultaneamente uma montra do que mais evoluído se faz no sector e um estímulo para se fazer ainda melhor, sendo prova disso a inclusão no evento da 7.ª edição do Concurso de Inovação. Promovido em colaboração com a «Revista Robótica», visa premiar as empresas e os projectos que, nos últimos dois anos, mais se notabilizaram no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras, assim como no processo produtivo nacional. Serão atribuídos o «Prémio Leonardo Da Vinci» (inovação nacional) e o «Prémio Nicola Tesla» (inovação internacional) a criações que tenham viabilidade concreta e que sejam orientadas para a solução de problemas objectivos.
Ainda nesse espírito, realiza-se no dia 20, entre as 14h00 e as 17h30, o seminário “Inovar e Empreender” que inclui intervenções de vários especialistas e assinala os 25 anos da «Revista Robótica», terminando com a cerimónia de entrega do Prémio Inovação.
Também em simultâneo, a Exponor organiza a FIMAP – XVIII Feira Internacional de Máquinas para Trabalhar Madeira e o FERRÁLIA – XIII Salão de Acessórios e Equipamentos para a Indústria da Madeira.
As mais diversas áreas industriais marcarão assim presença neste certame de referência, desde os plásticos às borrachas, máquinas e ferramentas, manutenção industrial, fundição, logística e transportes, química e laboratórios, robótica e informática aplicadas à indústria.