Railway Tracks near Yale, British Columbia, Canada, North America.
Projecto ferroviário entre Évora e Caia a concurso
A concretização do corredor entre Sines e Espanha, considerado um projecto prioritário com elevado potencial para importação e exportação no transporte de mercadorias, visa assegurar a ligação ferroviária entre o sul de Portugal e a Europa
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Está formalmente lançado o concurso público com vista à elaboração do projecto de execução da ligação ferroviária entre Évora Norte e a fronteira do Caia, obra para a qual estão pré-qualificados nove agrupamentos.
Em rigor, e de acordo com informação prestada pela Infraestruturas de Portugal, estão em jogo três concursos todos eles com um prazo de execução a rondar os 15 meses
A empresa que gere as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias em Portugal depois da fusão da Estradas de Portugal com a REFER,
convidou os agrupamentos para a apresentação de propostas para “Coordenação Técnica do Projeto e tarefas complementares gerais com preço base de 2,5 M de euros e prazo de execução 15 meses”, para “Via , Geotecnia e Serviços, com um preço base de 2,9M de euros e com um prazo de execução de 15 meses”, e para “Obras de Arte e Estruturas Especiais com um preço base de 5,1 M de euros e um prazo execução de 15 meses”. Em breve avançam os procedimentos referentes aos concursos para a Linha do Leste e ligações à nova linha Évora – Caia com um preço base de 900 Mil de euros.
O lançamento destes concursos é realizado em cumprimento com o previsto no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020 (PETIT 3+), com vista à conclusão da ligação Sines – Setúbal – Lisboa/ Évora/Elvas – Caia / Madrid, devendo a construção desta ligação ferroviária internacional estar concluída em 2020.
A concretização do Corredor Sines/Setúbal/Lisboa-Caia (fronteira com Espanha), considerado um projecto prioritário com elevado potencial para importação e exportação no transporte de mercadorias, visa assegurar a ligação ferroviária entre o sul de Portugal e a Europa, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, permitindo a articulação com os Portos de Sines e Setúbal.
Pela sua dimensão, importância para o desenvolvimento da economia do país, potencial de sustentabilidade e relevância no contexto do transporte ferroviário de mercadorias no espaço europeu, este projecto será concretizado através de cofinanciamento dos fundos comunitários, para os quais o Governo português apresentou já candidatura em Bruxelas.
Segundo a Infraestruturas de Portugal, os agrupamentos pré-qualificados são:
– Agrupamento: Fase – Estudos e Projetos, S.A. / Prointec, S.A. / Inse Rail, S.L.
– Agrupamento: Sener-Engivia – Consultores de Engenharia, S.A. / Via Ponte – Projetos e Consultoria de Engenharia, S.A. / Sener Ingenieria y Sistemas, S.A.
– Agrupamento: GIBB Portugal, Consultores de Engenharia, Gestão e Ambiente, S.A. / Quadrante, Engenharia e Consultoria, S.A./ Propectiva, S.A.
– Agrupamento: COBA – Consultores de Engenharia e Ambiente, S.A. / Typsa – Técnica y Proyectos, S.A. / Tecnofisil – Consultores de Engenharia, S.A./ GRID – Consultas, Estudos e Projetos de Engenharia, S.A.
– Agrupamento: TPF Planege, Consultores de Engenharia e Gestão, S.A. / Getinsa – Payma, S.L./ Euroestudios, S.L.
– Agrupamento: Profico, Projetos, Fiscalização e Consultoria, Lda. / Fulcrum – Planificácion, Análisis y Proyecto, S.A. / Geoarea – Consultores de Geotecnia e Ambiente, Lda.
– WS Atkins (Portugal) – Consultores e Projetistas Internacionais, Unipessoal, Lda. (agora Atlas Koechlin, Engineering and Design, Unipessoal Lda)
– Agrupamento: Prof. Edgar Cardoso – Engenharia, Laboratório de Estruturas, Lda. / Intecsa Inarsa, S.A.
– Consulgal, S.A.