UTV desenvolve novo método de construção de cúpulas de betão
Denominado “Pneumatic Forming of Hardened Concrete (PHFC)”, este método foi criado por Johann Kollegger e por Benjamin Kromoser no Instituto de Engenharia Estrutural
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Uma equipa de investigadores da Universidade de Tecnologia de Viena (UTV) desenvolveu um método eficiente em termos de recursos para construir cúpulas de betão.
Denominado “Pneumatic Forming of Hardened Concrete (PHFC)”, este método foi criado por Johann Kollegger e por Benjamin Kromoser no Instituto de Engenharia Estrutural. “Uma simples almofada de ar e tendões de pós-tensão transformam uma placa de betão numa armadura de dupla curvatura”, destaca o comunicado da universidade austríaca, explicando que, desta forma, a “complicada cofragem curva e a armação são redundantes”.
Segundo a mesma fonte, a ÖBB Infrastruktur – a Infra-estrutura Ferroviária Federal Austríaca – está a executar a primeira construção de teste a uma escala de 1:2 em Carinthia, no sul do país, que servirá, mais tarde, de cobertura para eventos.
O funcionamento deste método de construção é “comparativamente fácil”, segundo a UTV, que explica que, inicialmente, é moldada uma placa de betão com saídas em forma de cunha. Uma vez endurecido o betão, a almofada de ar colocada debaixo da placa é insuflada e os tendões de pós-tensão na circumferência são tensionados até ser atingida a forma final.
Paralelamente, as hastes de fibra de vidra reforçadas com plástico utilizadas como reforço absorvem os esforços que ocorrem na placa de betão. Se esta for produzida com grande exactidão, o método de construção permite a construção de armaduras de betão muito precisas. Este método permite também uma poupança de até 50% em betão, bem como uma poupança de 65% do aço necessário para reforço.
A cúpula de teste, construída para a ÖBB Infrastruktur tem um comprimento de 26,5 metros, uma largura de 19,1 metros e uma altura de 4,2 metros. Será utilizada para melhorar a técnica de construção para a primeira grande aplicação: uma passagem de animais sobre a linha férrea de Koralmbahn ainda durante este ano.
Segundo a UTV, o processo de transformação da cúpula de teste foi recentemente concluído, resultando numa cúpula de 80 toneladas. A “muito suave” superfície resulta de uma “sofisticada optimização geométrica”.
“Poderáimos melhorar o método de construção mais uma vez, de forma decisiva, durante a preparação do projecto para a sua primeira aplicação”, afirmou Benjamin Kromoser. De acordo com a universidade de Viena, os próximos passos envolvem a aplicação de uma camada adicional de betão, enquanto que algumas áreas serão retiradas do projecto.