Moda e Restauração lideram aberturas no retalho
No total, foram 153 as novas aberturas durante os primeiros seis meses deste ano, de acordo com a consultora imobiliária, segundo a qual, o comércio de rua mantém “a sua trajectória ascendente de sucesso, com níveis de procura muito elevados e particularmente direccionados para o sector da Restauração”
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De acordo com os mais recentes dados divulgados pela Worx, os sectores de Moda e Restauração lideram as aberturas no retalho no país, no primeiro semestre deste ano.
No total, foram 153 as novas aberturas durante os primeiros seis meses deste ano, de acordo com a consultora imobiliária, segundo a qual, o comércio de rua mantém “a sua trajectória ascendente de sucesso, com níveis de procura muito elevados e particularmente direccionados para o sector da Restauração”.
Relativamente às localizações preferenciais, Avenida da Liberdade, Chiado, Cais do Sodré, Campo de Ourique e Príncipe Real continuam a destacar-se. Contudo, a Worx destaca que as Avenidas Novas começam a receber, de forma mais activa, atenções de novos retalhistas e explica que a intervenção do Eixop Central, que incluiu a requalificação da Avenida da República, da Praça do Saldanha, da Praça de Picoas e da Avenida Fontes Pereira de Melo “vem contribuir para o incentivo a um maior tráfego pedonal, uma maior vivência da cidade, trazendo mais pessoas à rua através de vias de circulação mais amplas e convidativas”.
Relativamente ao comércio de rua, a consultora destaca que a marca MyAuchan abriu duas lojas em Lisboa “num conceito de proximidade com o consumidor”. Por sua vez, o restaurante JNCQuoi, no Edifício Teatro Tivoli, e a Cervejaria Liberdade constituem novos conceitos na Avenida da Liberdade.
Paralelamente, a Padaria Portuguesa continua a sua estratégia de expansão com quatro novas aberturas na cidade de Lisboa, enquanto que, no formato de centros comerciais, se assiste às aberturas da loja Ikea Loulé, à implementação da marca Kiabi no Mar Shopping e no Forum Sintra, e à abertura da loja H&M no Fórum Coimbra.
Para a segunda metade do ano, está prevista a abertura do Mar Shopping, do Designer Outlet Algarve e do Évora Shopping, que totalizam uma área bruta locável “superior a 90 mil metros quadrados”.
A Worx sublinha ainda que o mercado esteve “muito activo” durante o primeiro semestre em termos de investimento. Foram transaccionados, no total, cinco equipamentos comerciais: Albufeira Retail Park, Fórum Coimbra, Fórum Viseu, Portimão Retail Center e o Vila do Conde Style Outlet, num volume total de 390 milhões de euros.
De acordo com a consultora, o turismo continuará a ser “o grande impulsionador do retalho”, em particular do comércio de rua situado na zona histórica de Lisboa, “onde se situam os restaurantes mais trendy”, colocando a capital no mapa “não só como cidade cool para visitar, como também por conseguir reunir um conjunto de factores de muita atractividade: clima excelente, simpatia, experiências gastronómicas excepcionais, preços muito acessíveis”.
No que concerne a tendências, o departamento de Research & Consulting da Worx refere que “uma das grandes tendências é a aposta que tem sido feita pela abertura de novos restaurantes localizados em unidades hoteleiras”. “O conceito de ir almoçar ou jantar a um hotel, sem estar hospedado, começa a assumir-se cada vez mais como uma opção muito interessante para alguns consumidores”, ressalva a nota de imprensa.
A Worx destaca que a Restauração “continuará a dominar a tabela de aberturas com marcas que tentam trazer algo de novo”. “Seja pela mão de retalhistas de origem nacional ou internacional, o comércio de rua tem sido o espelho do desafio que Lisboa enfrenta para marcar o seu lugar como uma das melhores cidades europeias para viver ou visitar”, acrescenta o comunicado da empresa.
De acordo com esta fonte, o mercado tem registado um aumento dos valores de arrendamento, com o comércio de rua em Lisboa a registar um aumento, colocando-se nos 120 euros por metro quadrado, enquanto o comércio de rua na cidade do Porto se mantém nos 50 euros por metro quadrado.