Santa Clara 1728 vence prémio internacional Viero 50 Anos
O projecto da autoria do Gabinete Aires Mateus destacou-se por “respeitar a história de um edifício, enquanto a interpreta com uma visão contemporânea”

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
©Nelson Garrido
O Hotel Santa Clara 1728, projecto da autoria do Gabinete Aires Mateus, é o vencedor do Prémio Viero 50 Anos atribuído no âmbito de uma competição internacional promovida pela marca italiana Viero para festejar o seu 50º aniversário.
A marca especialista na reabilitação e recuperação de edifícios, bem como em soluções decorativas e de isolamento, detida pelo Grupo Cromology, do qual a Tintas Robbialac faz parte, desafiou arquitectos, designers, artistas e criativos de todo o mundo a apresentar trabalhos nos quais tivessem recorrido a produtos e soluções Viero. Ao todo, a Viero recebeu 19 candidaturas às categorias de textura e projectos, vindas da China, Índia, Emirados Árabes Unidos e Europa.
Santa Clara 1728
O projecto de requalificação do Hotel Santa Clara 1728 – que converteu um edifício do século XVIII num hotel situado no centro histórico de Lisboa – acabou por se destacar, nomeadamente pela capacidade demonstrada em “respeitar a história de um edifício, enquanto a interpreta com uma visão contemporânea, e a de narrar histórias, através da harmonia do ambiente, sempre com uma sensibilidade ímpar”, refere a Tintas Robbialac em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, salientando que, o júri da Viero viu “reflectido neste projecto a procura incessante da beleza que reflecte a actual visão da marca”.
De acordo com a mesma fonte, a juntar a estes argumentos, os irmãos Manuel e Francisco Aires Mateus recorreram a dois produtos da colecção decorativa Viero: “o Marmorin Hydro que combinado com a Hydro Protection garante a protecção e evita danos de humidade em superfícies em contacto com a água, nomeadamente zonas de chuveiros ou saunas”. Os dois produtos, que se destacam pela permeabilidade ao vapor de água, são comercializados em Portugal em exclusivo pela Tintas Robbialac.
A mesma fonte destaca ainda a unidade hoteleira situada no Campo de Santa Clara, fazendo referência à “atmosfera acolhedora e serena que – através da pureza de linhas e superfícies, a combinação de alguns elementos seleccionados e a escolha refinada de matérias-primas – projecta o visitante numa dimensão de eternidade sonhada, em que as cores suaves, obras de arte e objectos de design se harmonizam no contexto arquitectónico”.