SUN TILE de Miguel Arruda vence Good Design Award 2017
Sobre o conceito de TILE Lightning, Miguel Arruda explica que “nasce de um elemento tradicional de Portugal, o azulejo”

Ana Rita Sevilha
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A linha de iluminação “SUN TILE”, produzida pela Exporlux e com design da autoria do arquitecto Miguel Arruda, foi distinguida pelo Chicago Athenaeum Museum de Arquitectura e Design, bem como pelo Centro Europeu de Arquitectura, Arte, Design e Estudos Urbanos, com o Good Design Award 2017.
O galardão, foi fundado em 1950 pelo antigo curador do MoMA, Edgar Kaufmann Jr., juntamente com pioneiros do design moderno como Charles e Ray Eames, Russel Wright, George Nelson e Eero Saarinen. Anualmente distingue os projectos de design industrial, de produto e gráficos “mais inovadores em todo o mundo”, sublinha o Chicago Athenaeum Museum. Design, função, estética, resistência e identidade são alguns dos critérios a que os projectos submetidos são analisados.
Recorde-se que, este ano, a linha de iluminação SUN TILE, venceu também o RED DOT Design Award 2017, dando assim “reconhecimento internacional à excelência do design, com um prémio que visa premiar produtos que se concentram em inovação, tecnologia, design e criatividade”, refere Miguel Arruda.
Para além disso, a linha de iluminação foi também premiada com o SILVER A’DESIGN Award, na categoria de Design de Projectos de Iluminação e Produtos de Iluminação pela International Design Academy.
Conceito
Sobre o conceito de TILE Lightning, Miguel Arruda explica que “nasce de um elemento tradicional de Portugal, o azulejo”. O conceito é então “inspirado num edifício do século XIX com azulejos de fachada bidimensional com um grafismo circular, o qual deu origem a uma interpretação tridimensional de carácter antropomórfico, através de uma superfície esférica”.
Tower, Horizon e Level são modelos concebidos como elementos de iluminação de interiores, em posição vertical, suspensão ou aplique. No interior, a tecnologia LED mais recente e equipada com regulador e controle opcional via Bluetooth, permite um controle rigoroso da fonte de luz tornando possível adaptar a qualquer ambiente.