Aires Mateus marca lançamento de Call for Entries do Arquiteturas Film Festival
No próximo dia 10 de Janeiro, o Cinema São Jorge recebe o documentário “Aires Mateus: Matéria em Avesso” (65 min, 2017) dedicado à obra do atelier

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
© Arquiteturas Film Festival
No próximo dia 10 de Janeiro, o Cinema São Jorge recebe o documentário “Aires Mateus: Matéria em Avesso” (65 min, 2017) dedicado à obra do atelier. A exibição do filme marca o lançamento do Call for Entries da 6ª edição do Festival Internacional de Cinema Arquiteturas de 2018, que decorrerá de 6 a 10 de Junho de 2018.
A sessão será conduzida pela directora do Arquiteturas, Sofia Mourato, e conta com a presença do realizador, Henrique Pina, dos arquitectos Francisco e Manuel Aires Mateus, dos produtores Maria João Soares, Susana Tavares dos Santos e João Miguel Couto Duarte, e da bailarina Teresa Alves da Silva.
De acordo com a organização, “Aires Mateus: Matéria em Avesso” partiu de um trabalho de investigação dos arquitectos Maria João Soares, Susana Tavares dos Santos e João Miguel Couto Duarte, que foi adaptado ao cinema por Henrique Pina. “O filme centrou-se em oito casas da autoria dos arquitectos Aires Mateus, e nas ligações que estabelecem com o território português e com o corpo humano, ligações essas que são pensadas através também da dança contemporânea e do movimento da coreógrafa e bailarina Teresa Alves da Silva, e através da música original composta por Noiserv. O filme teve a sua estreia mundial em Nova Iorque, no Architecture and Design Film Festival”.
Recorde-se que, Manuel Aires Mateus foi recentemente distinguido com o Prémio Pessoa 2017 e sobre a sua obra, o júri do galardão disse: “a sua arquitectura é moderna, abstrata e contemporânea, mas parte de uma recolha de formas e materiais vernaculares portugueses, que integra de um modo exemplar. A construção de formas e volumes é feita com um carácter inovador, por subtração de matéria, esculpindo vazios, contrariando assim o sentido clássico do projectar. Na obra doméstica e na recuperação de edifício é raro provocar rupturas, mas não cede a mimetismos fáceis, conseguindo estabelecer uma continuidade entre passado e actualidade”.
O Arquitecturas Film Festival tem direcção artística de Sofia Mourato, e apresenta filmes documentais e experimentais sobre arquitectura. Com co-organização entre a Do You Mean Architecture e a Trienal de Lisboa, a edição de 2017 propôs uma reflexão em torno da pergunta, “O que é ser um arquitecto?”, destacando quatro grandes personalidades: Rem Koolhaas, Álvaro Siza, Jane Jacobs e Bjarke Ingels.