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    Arquitectura

    Nova vida aos materiais

    Há portas, janelas, linhas descontinuadas e até caixas de correio antigas à procura de casa nova. Cláudia Cardoso, arquitecta e coordenadora do projecto, explicou ao CONSTRUIR como funciona

    Ana Rita Sevilha
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    Há portas, janelas, linhas descontinuadas e até caixas de correio antigas à procura de casa nova. Cláudia Cardoso, arquitecta e coordenadora do projecto, explicou ao CONSTRUIR como funciona

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    O Auditório Nuno Teotónio Pereira, na Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos, recebeu a apresentação do Repositório de Materiais, uma plataforma para a reutilização de materiais de construção que é também um projecto pioneiro na economia circular. Cláudia Cardoso, arquitecta e coordenadora do projecto, explicou ao CONSTRUIR como funciona.

    Contexto

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    Na base do Repositório está a constatação de que na sociedade actual existe “uma cultura de desperdício”, em que o sector da construção se configura como “um grande responsável na produção de resíduos”. Nesse sentido, o projecto procura encarar “a situação não como um problema, mas como uma oportunidade de mudança”, surgindo como uma resposta. Para o efeito, lançou a Plataforma no sentido de salvaguardar e valorizar materiais e componentes sobrantes da construção provenientes de obras de demolição/reabilitação com potencial de reutilização. De acordo com Cláudia Cardoso, “as actividades-chave são a triagem, armazenamento, catalogação e divulgação de materiais”. De salientar que a Plataforma funciona com parcerias locais – entidades com capacidade de armazenamento e divulga os materiais, de modo a ligar a oferta/procura.

    Através da mesma, o Repositório de Materiais pretende promover a economia circular no sector da construção, bem como a criação de novos locais dedicados ao depósito de materiais, mediante um mapeamento on-line de armazéns.
    Trata-se, portanto, de uma Rede do Repositório de Materiais, da qual podem fazer parte municípios, empresas de construção/demolição e técnicos do sector, entre outros, como “artesãos, carpinteiros e conservadores/restauradores, que são uma peça fundamental no processo, pois podem contribuir com o seu know how para demonstrar o potencial de reutilização”, sublinha Cláudia Cardoso.

    Cláudia Cardoso explica ao CONSTRUIR que “há uma grande receptividade, nomeadamente da parte dos intervenientes no processo (parceiros) e nota-se que de uma forma geral as pessoas se identificam com a missão e os valores do projecto”. Relativamente aos materiais à espera de uma nova vida, a coordenadora do Repositório garante que se procura “fazer uma boa selecção de materiais, materiais nobres, madeiras antigas que têm uma melhor prestabilidade que as novas, pois já tiveram um processo de secagem natural [as novas são secas em estufa] e já deram prova de uso da sua eficácia, pelo que se reduzem futuras acções de manutenção”.

    Contudo, também há entraves, como “a ausência de financiamento, que tem sido ultrapassado com parcerias”, dificuldades “de logística do transporte, que tem um peso significativo no valor final dos materiais”, “a falta de sensibilidade de práticas no âmbito da economia circular” ou a  “falta de referências nos cadernos de encargos de obras de demolição e reabilitação para a salvaguarda, armazenamento e encaminhamento para reutilização” e aqui, sublinha Cláudia Cardoso, “os arquitectos podem ter um papel muito importante”.

    No entanto, Cláudia Cardoso está optimista relativamente ao cumprimento das taxas de reciclagem de 70%, a partir de 2020, de acordo com o definido no Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de junho, uma vez que, refere, estão a surgir cada vez mais projectos no espírito da economia circular.

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    IHRU lança novo Prémio Nuno Portas

    As distinções serão atribuídas nas categorias de Teses de Doutoramento e de Projecto Académico, Dissertações de Mestrado e de Mestrado Integrado, com as temáticas da Habitação e do Habitat. As candidaturas abrem a 23 de Outubro

    A partir de 23 de Outubro estarão abertas as candidaturas ao Prémio Nuno Portas 2023, o novo galardão que foi criado pelo Ministério da Habitação, sob coordenação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

    Apresentado esta segunda-feira, dia 25 de Setembro, numa cerimónia que contou com a presença dos filhos Catarina Portas e Paulo Portas, Maria Fernanda Rodrigues, secretária de Estado da Habitação, lembrou o legado de Nuno Portas, com “a sua notável heterodoxia, o seu compromisso, e as suas lições”, bem como “a militante intervenção cívica [do arquitecto] para tornar as periferias portuguesas em algo melhor”.

    Criado para prestar homenagem a esta “figura ímpar” da arquitectura portuguesa, o galardão irá premiar estudos, trabalhos ou projectos académicos desenvolvidos por alunos que estudem nas diferentes Instituições de Ensino Superior portuguesas, centrados na área da habitação e do habitat, e distinguir os professores e orientadores e as respectivas universidades.

    Esta distinção será atribuída nas categorias de Teses de Doutoramento e de Projecto Académico, Dissertações de Mestrado e de Mestrado Integrado e os trabalhos a concurso devem incidir nas áreas temáticas da Habitação e do Habitat.

    As candidaturas para a categoria de Teses de Doutoramento estão abertas até ao dia 1 de Março de 2024 e para a de Projecto Académico, Dissertações de Mestrado e Mestrado Integrado até ao dia 26 de Julho de 2024.

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    Portal da Construção Sustentável propõe criação de um ‘Juramento de Arquitectura’

    A iniciativa, cujas candidaturas irão decorrer de 2 a 31 de Outubro, tem como objectivo que a disciplina de Arquitectura possa ser um dos exemplos do cumprimento dos ODS da ONU

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    No Dia Nacional da Sustentabilidade, 25 de Setembro, o Portal da Construção Sustentável (PCS) irá lançar um concurso para estudantes de arquitectura. A iniciativa, cujas candidaturas irão decorrer de 2 a 31 de Outubro, tem como objectivo que a disciplina de Arquitectura possa ser um dos exemplos do cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

    Neste sentido, o PCS, com o apoio da Secil, convida os estudantes a redigirem um “Juramento de Arquitectura” supondo que todos os candidatos a arquitectos o deverão fazer, comprometendo-se a uma “arquitetura honesta e sustentável (tanto quanto possível), antes de iniciarem a profissão”.

    Os edifícios, em conjunto com o sector da construção, são responsáveis por 39% de todas as emissões de carbono no mundo (Global Status Report 2017), sendo a fase de utilização dos edifícios, responsável por 28% dessas emissões, relacionadas sobretudo com a energia consumida para aquecimento e arrefecimento (correspondendo a 40% se estivermos a falar apenas do contexto europeu). No entanto, as emissões associadas ao sector da construção, não dizem apenas respeito à energia consumida durante o processo construtivo e a utilização do edifício, mas também às emissões incorporadas nos materiais utilizados e necessidades de manutenção dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida.

    “Sendo os edifícios o local onde o Homem passa cerca de 90% do seu tempo de vida, e sendo o arquitecto responsável pelo desenho do edifício e prescrição dos materiais que o compõe, descarbonizar o sector requer uma intervenção consciente do arquitecto de modo a contribuir para um desenvolvimento mais sustentável e para o cumprimento dos ODS definidos pela ONU”, afirma Aline Guerreiro, ceo do PCS.

    O aluno vencedor e o docente responsável pelo acompanhamento do trabalho irão, se aceitarem, colaborar na redacção de um ‘Juramento pela Arquitectura’, permitindo a colaboração num documento do PCS a apresentar mais tarde à New European Bauhaus, tendo como fim máximo, vir a ser adoptado por todos os que iniciem a carreira de arquiteto.

    O aluno candidato poderá, se assim o desejar, fazer uma apresentação no dia 24 de Fevereiro de 2024, do trabalho levado a concurso no evento EcoBuildingFest online ou presencialmente.

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    Sala de Projecto I – Colégio das Artes da Universidade de Coimbra

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    Sala de Projecto I do Colégio das Artes da UC ganha PNAM’23

    De acordo com o júri, o primeiro prémio foi atribuído pela forma “inventiva” como a madeira é usada enquanto elemento estrutural. Foram, ainda, atribuídas duas menções honrosas: ‘Sustentabilidade e Economia Circular’ e ‘Tipologias de Materiais’

    Cidália Lopes

    A remodelação da Sala de Projecto I do Colégio das Artes, da Universidade de Coimbra, da autoria do arquitecto Paulo Providência, foi o grande vencedor da edição de 2023 do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira (PNAM).

    O anúncio foi feito esta sexta-feira, dia 22 de Setembro, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, naquela que foi a 7ª edição do PNAM, uma organização da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), em conjunto com a Ordem dos Arquitectos e da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI).

    De acordo com júri, o prémio foi atribuído pela forma “inventiva” como a madeira é usada enquanto elemento estrutural, “a partir da ideia de suspensão, modelando o espaço na sala de aula”. A introdução de um mezzanino divide a sala em dois, remetendo para a escala dos dois espaços das antigas enfermarias do século XX. A construção coube à empresa Veiga Lopes, que também participou nos trabalhos de carpintaria, em conjunto com a Carpilux e a Brito Móveis.

    O PNAM atribuiu, ainda, duas menções honrosas. O ‘Bairro do Silva’, na Rua do Bonjardim, no Porto, dos ateliers Pablo Pita Arquitectos e Heim Balp Architekten, foi distinguida no âmbito da ‘Sustentabilidade e Economia Circular’ e ‘Habitação Mondego – Uma casa no pátio’, de Rui Neto e Sérgio Silva, da NPS Arquitectos Associados, na Figueira da Foz, quanto à ‘Tipologias de Materiais’.

    Segundo o júri, a utilização da madeira, enquanto material de construção, foi abordada de maneira “inovadora” pelos concorrentes, que exploraram as suas propriedades e potencialidades com uma abordagem “distinta e original”, valorizando a “intuição, a experimentação e a descoberta de soluções criativas”.

    Além disso, a sustentabilidade destacou-se como um aspecto “preponderante” entre os projectos premiados”, salientou, também, o júri, assim como a sua “contribuição” para o “conforto térmico e acústico” e o “impacto positivo” da sua utilização na redução da pegada de carbono.

    Integraram o júri os arquitectos João Mendes Ribeiro, Diogo Aguiar, Inês Lobo, José Pequeno e Ana Isabel Costa e Silva, assim como Helena Costa, engenheira indicada pelo LNEC e Francisco de Brito Evangelista, do Grupo Vicaima.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    Avelino Oliveira eleito novo presidente da Ordem dos Arquitectos

    A lista A, cuja candidatura se apresentou com o lema ‘Agora»Futuro’, obteve 57,07% dos votos, de acordo com a mais recente contagem, para o Conselho Directivo Nacional, seguida da lista C, liderada pelo actual presidente Gonçalo Byrne, com 40,41% dos votos

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    O candidato da LIsta A, Avelino Oliveira, foi eleito presidente da Ordem dos Arquitectos, na sequência do acto eleitoral, que decorreu esta quinta-feira, dia 21 de Setembro, para os órgãos nacionais e regionais.

    A lista A, cuja candidatura se apresentou com o lema ‘Agora»Futuro’, obteve 57,07% dos votos, de acordo com a mais recente contagem, para o Conselho Directivo Nacional, seguida da lista C, liderada pelo actual presidente Gonçalo Byrne, com 40,41% dos votos.

    As votações decorreram de forma presencial entre as 15 horas e as 20 horas (hora de Portugal Continental), nas diversas secções regionais da Ordem e por via eletrónica, desde as 00 horas do passado dia 12 de Setembro, tendo também sido possível votar por correspondência.

    Além da eleição para os órgãos nacionais da Ordem dos Arquitectos – Conselho Directivo Nacional, Assembleia Geral, Assembleia de Delegados, Conselho de Disciplina Nacional e Conselho Fiscal – decorreram também eleições para os órgãos regionais – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.

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    Viktor Ferrando com a obra “Atalaya Tierra”

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    ATEG anuncia nova edição dos Prémios de Arquitectura, Engenharia e Arte Otilio García

    As inscrições para os Prémios ATEG 2023 de Arquitectura, Engenharia e Arte Otilio García, decorrem até 16 de Outubro, sendo dirigido a todas as obras realizadas em Espanha e Portugal que incorporam aço galvanizado. Nesta nova edição, a ATEG alarga o âmbito do prémio às obras de arte

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    tagsATEG

    A Associação Técnica Espanhola de Galvanização (ATEG), anuncia uma nova edição dos Prémios ATEG 2023 de Arquitectura, Engenharia e Arte Otilio García, um evento que premeia o uso “inovador, sustentável e diferenciado” de aço galvanizado por imersão a quente. As inscrições decorrem até 16 de Outubro, sendo que toda a informação referente aos projectos deve ser entregue até 30 de Novembro deste ano.

    As obras a concurso deverão ter sido concluídas entre 1 de Janeiro de 2020 e 15 de Outubro de 2023, não podendo participar caso tenham concorrido em edições anteriores. As obras de arte estão isentas deste requisito, apenas devem ter sido galvanizadas antes de 15 de Outubro de 2023. Os premiados serão conhecidos no início de 2024.

    De acordo com a organização, o prémio é dirigido a todas as obras realizadas em Espanha e Portugal que incorporam aço galvanizado, de forma “relevante”, destacando o “importante contributo deste material na arquitectura e engenharia sustentáveis”, bem como o seu “contributo para o cumprimento dos objectivos da economia circular”.

    Nesta nova edição a ATEG alarga o âmbito do prémio às obras de arte. “O acabamento proporcionado pelo aço galvanizado, de cor cinza natural, formando uma patina de zinco, faz com que cada vez mais artistas recorram a este material”, destaca, ainda, a organização.

    A decisão do júri, composto por profissionais da arquitetura, entidades de classe e administração, terá como critérios a “amplitude e relevância” da utilização do aço galvanizado e a sua “importância na concepção e execução”o do projecto, bem como o seu “carácter inovador e criativo”. Terá, ainda, em conta o seu contributo do ponto de vista da “economia circular, ao nível da reutilização, durabilidade, reciclabilidade e sustentabilidade”.

    Quanto às obras de arte, a avaliação valorizará o “mérito e a beleza” da obra, bem como sua integração com o ambiente.

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    Spirit of Place Simone Brewster. Supported by Amorim. Credit Ed Reeve

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    “Spirit of Place” é apresentado no London Design Festival

    Até 24 de Setembro, a cidade Londres é palco da instalação “The Spirit of Place” em The Strand Aldwych, composta por cinco esculturas em grande escala, concebidas por Simone Brewster, com o apoio da Corticeira Amorim, que realçam a confluência entre arte e sustentabilidade através da cortiça

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    “The Spirit of Place” é o resultado da colaboração entre a Corticeira Amorim e a designer Simone Brewster, no contexto da edição de 2023 do London Design Festival (LDF). Uma colaboração que pretende destacar as singularidades da cortiça na cidade que, por alguns dias, se transforma na capital mundial do design e da criatividade.

    As esculturas de Simone Brewster, com cerca de 2,5 metros de altura, incorporam uma linguagem visual inspirada pelas características ímpares do sobreiro, como a sua resistência à seca, capacidade regenerativa e papel na conservação da biodiversidade. Cada obra integra diferentes composições de cortiça, variando em textura, densidade, granularidade e cor.
    Simone Brewster tornou-se numa verdadeira embaixadora deste material natural e sustentável, após a visita à Corticeira Amorim, no início deste ano, quando contactou pela primeira vez com o modelo de negócio integrado e circular da Corticeira Amorim, visitando o montado, as principais unidades industriais, a i-cork factory e conhecendo os produtos e soluções sustentáveis em cortiça. E, como salienta a própria Simone, este projecto teve início e inspiração na Herdade de Rio Frio, onde lhe foi explicado o processo de descortiçamento do sobreiro e o Projecto de Intervenção Florestal da Corticeira Amorim.

    Para Cristina Rios Amorim, administradora e CFO da Corticeira Amorim, este projecto destaca “o papel vital que a Corticeira Amorim desempenha na conservação das florestas de sobreiro e no apoio à revitalização da biodiversidade deste ecossistema, um dos 36 hotspots de biodiversidade do mundo” reforçando a sustentabilidade da matéria-prima: “a cortiça é um tecido orgânico natural, renovável e totalmente reciclável”, e, também, as suas características técnicas: “a sua composição confere-lhe um conjunto verdadeiramente único de propriedades como o isolamento acústico, térmico, impermeabilidade a líquidos e gases, resistência ao fogo, leveza, maleabilidade e absorção ao choque.”

    Para Simone Brewster, a visita a Portugal e à Corticeira Amorim foi uma revelação. “Conhecer a floresta de sobreiros e compreender a relevância da cortiça no contexto ambiental actual foi transformador. Voltei a Londres com um novo propósito, com o desejo de criar peças que me dessem a oportunidade de falar sobre o importante trabalho que a Corticeira Amorim está a fazer para preservar e valorizar esta floresta mágica.”

    Cristina Rios Amorim afirma que “Spirit of Place” é mais do que uma impressionante instalação artística: convida os visitantes a imergirem na sua harmonia, a experienciarem as suas dimensões táctil e olfactiva, reconhecendo simultaneamente o papel da cortiça e da Corticeira Amorim no combate às alterações climáticas”. Destaca ainda que o apoio a acções de arquitectura e design de grande impacto internacional “é capital e estratégico nesta contínua aposta da Corticeira Amorim em exaltar as propriedades e mais-valias desta matéria-prima única, colocando-a ao dispor daqueles que hoje concebem as cidades do futuro, privilegiando o conforto e o bem-estar, a segurança e a inclusão, a funcionalidade e a sustentabilidade.”

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    Cascais: Como a renovação de um espaço comercial requalifica todo um quarteirão

    O novo empreendimento Bayview nasceu junto ao antigo ‘Jumbo’ de Cascais, que agora se apresenta renovado. O projecto da Fragmentos, em parceria com o atelier Next Architects, permitiu, não só, dar uma nova vida àquele espaço comercial, como requalificar toda a zona envolvente incidindo ao nível do quarteirão com nova habitação e uma nova mobilidade

    Cidália Lopes

    O programa pretendia reorganizar e requalificar toda a área urbana da Estrada Nascente de Cascais, com mais de 50 mil metros quadrados (m2). Não só este espaço incluía o espaço comercial da Auchan, com mais de três décadas e que estava obsoleto, como impactava negativamente uma das principais entradas da vila.

    Todo o processo teve início em 2015 e envolveu loteamento, reorganização dos eixos viários e, por fim, a construção de três edifícios de habitação e de um novo espaço comercial. Um projecto que conta com assinatura da Fragmentos, em parceria com o atelier Next Architects, com sede nos Países Baixos.

    Inserido no empreendimento Bayview, o princípio orientador do projecto do novo Auchan foi a “integração desta nova volumetria na envolvente, minimizando significativamente o impacto visual e ambiental inerente a tipo de infraestruturas”

    Desta forma, inserido no empreendimento Bayview, o princípio orientador do projecto do novo Auchan foi a “integração desta nova volumetria na envolvente, minimizando significativamente o impacto visual e ambiental inerente a tipo de infraestruturas”, de acordo com o atelier.

    A nova disposição dos volumes acompanha o declive do território, “fazendo com que o edifício se apresente como que enterrado, camuflado na paisagem”. A sua relocalização numa zona mais afastada da Avenida Marginal, permitiu ainda “reenquadrá-lo numa extensa praça pedonal rodeada de vegetação”.

    As áreas de estacionamento e cargas e descargas passam a ser subterrâneas, libertando a superfície e potencializando os acessos pedonais. Acima do solo, a edificação desenvolve-se em três pisos pelos quais se distribuem as áreas comerciais e de serviços, onde “grandes janelas e claraboias” permitem a entrada de luz natural. O último piso organiza-se em torno do Food Court, virado a Sul, e possui uma fachada envidraçada, ladeada a toda a largura por diversos espaços de esplanadas.

    “Esta disposição vem reinterpretar uma ambiência de comércio de rua, que não se encerra sobre si mesma, mas que se quer aberta e em relação com o território”. Outro factor distintivo são as coberturas ajardinadas, que não são apenas um elemento estético, mas verdadeiros espaços de fruição.

    Na realidade, os espaços verdes públicos e privados são elementos marcantes de todo o empreendimento, constituindo uma verdadeira barreira de protecção e integração do património classificado, ao mesmo tempo que funciona como um “elo que une os vários lotes”.

    “A implantação em L, permitiu criar um amplo espaço exterior protegido dos ventos e debruçado sobre o mar, que se integra e mistura com os restantes espaços verdes que pontuam o quarteirão”, destaca o site da Fragmentos.

    A implantação em L, permitiu criar um amplo espaço exterior protegido dos ventos e debruçado sobre o mar, que se integra e mistura com os restantes espaços verdes que pontuam o quarteirão”

    Três lotes, três abordagens

    O empreendimento Bayview apresenta três lotes distintos. O primeiro, o Horizon, foi o primeiro a ser concluído no âmbito deste projecto de reorganização e requalificação urbana e é aquele que mais de destaca no conjunto. Os seus cinco pisos e 35 apartamentos desenvolvem-se em socalcos direccionados para Norte e Poente. A tardoz, estes vão recuando em altura, permitindo libertar as vistas mar a Sul. Neste alçado, desenrolam-se predominantemente as zonas sociais das fracções, rematadas por terraços a toda a largura, privilegiando a exposição solar e a vista sobre a baía de Cascais. “A transparência predomina nesta fachada, feita de grandes planos envidraçados que trazem o exterior e a proximidade com o mar para o interior das habitações”.

    Esta transparência contrasta com a fachada principal, que se apresenta opaca, com vãos contidos e alinhados na vertical, protegendo o edifício do ruído e do movimento viário a poente. “A disposição assimétrica dos vãos marca o ritmo desta fachada e as molduras em azulejo azul evocam o oceano e antecipam o enquadramento que se abre a tardoz”.

    Já a linguagem arquitetónica do Atlantic destaca-se pela forma como os amplos terraços e varandas vivem harmoniosamente com os espaços interiores, convidando os seus residentes a desfrutar em pleno das suas casas.

    O Bayview Atlantic oferece 17 fracções de tipologias T1 a T3 duplex, com varandas, terraços privativos e espaços interiores amplos. Qualquer um dos espaços interiores do Bayview Atlantic, foi desenhado para aproveitar o máximo da luz.

    Os quatro edifícios do Cascais Bay representam a última fase do projecto Bayview, actualmente em construção. Cada recebeu o nome das praias da vila que ali se encontram nas proximidades: Ribeira, Conceição, Rainha e Duquesa. Com tipologias que vão desde o T0 ao T4 duplex com piscina, cada unidade tem áreas funcionalmente diferentes, assim como “amplas” varandas e terraços.

    Com “extensas áreas” de jardins, o Cascais Bay conta, ainda, com a integração de jardins verticais nas fachadas dos edifícios e nas suas coberturas. Cada um dos quatro edifícios conta com serviço individual de portaria e segurança 24h, garagens equipadas para carregamento eléctrico, um centro fitness e piscina interior e exterior.

    A sustentabilidade foi uma preocupação transversal às várias fases do projecto. O loteamento e respectivas obras de urbanização foram submetidos a um Estudo de Impacto Ambiental, e a componente comercial do empreendimento possui certificação LEED, reconhecendo assim os padrões internacionais de construções sustentáveis.

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    Vítor Poças, presidente AIMMP. foto de Nelson Garrido

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    Paixão pela Madeira [c/galeria de imagens]

    Em vésperas da cerimónia de entrega de mais uma edição, a sétima, do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira, PNAM’23 falámos com Vítor Poças, presidente da Associação dos Industriais da Madeira e Mobiliário Nacional (AIMMP) sobre a crescente utilização da madeira na construção. O 7º vencedor do PNAM será conhecido no próximo dia 22 Setembro

    Nunca se falou tanto da utilização da madeira na construção em Portugal como agora. O actual contexto ambiental, económico e social leva à procura por outras soluções que rompem com a que tem sido a construção tradicional portuguesa das últimas décadas. Acrescem as exigências europeias mais apertadas no domínio ambiental para criar um contexto propício à expansão da construção em madeira no país. Mas esta “paixão pela madeira”, enfrenta ainda estigmas e exige compromissos… com a floresta e com ensino, só para referir alguns. Por entre a muita desconfiança do mercado, há quem vá abrindo o caminho para que se acelere em Portugal a utilização deste material. Sendo certo que não estamos a “inventar a roda”, este é o início de um caminho já há muito traçado por outros países onde a construção predominantemente em madeira permite viver melhor e com um menor custo ambiental.

    “As empresas nossas associadas nunca tiveram tanto trabalho como agora”, afirma a propósito Vítor Poças, presidente da Associação dos Industriais da Madeira e Mobiliário Nacional. É claro que seria leviano um paralelismo directo entre este crescimento industrial e a utilização da madeira na construção, já que a associação abrange toda a fileira – desde o corte e abate de árvores, à sua transformação e comercialização, incluindo aqui o mobiliário e as carpintarias interiores – mas não há dúvida que se assiste a uma maior utilização da madeira “enquanto elemento estrutural”, assegura Vítor Poças. Uma tradição que Portugal foi perdendo nos últimos 50 anos, inclusivamente “no ensino e desenvolvimento do conhecimento das universidades, a favor da construção em betão e em ferro. Curioso é que podemos aplicar aqui o provérbio que o meu pai me dizia… ‘atrás do Tempo, tempo vem’ para o que se passa actualmente”. O presidente da AIMMP sublinha que se assiste a “um novo impulso, uma nova corrente que vem dar peso à madeira naquilo que é a sua utilização como elemento estrutural, hoje começamos a ter o uso da madeira na construção doméstica e na construção industrial e na construção pública, noutro tipo de equipamentos, passadiços, bares de praia, restaurantes, nos parques de diversão, nos parques infantis… mas também uma maior utilização na construção de infraestruturas de hotelaria e turismo”.

    A montra da arquitectura nacional em madeira
    Uma visão de quem acompanha o sector “por dentro”, e que se tornará talvez mais evidente para o público geral em mais uma edição, a 7ª, do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira, PNAM. Este que já se tornou uma montra da arquitectura em madeira no País, premeia obras com carácter permanente, realizadas em Portugal, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na arquitectura e que sejam da autoria de arquitectos inscritos na Ordem dos Arquitectos. A iniciativa, que arrancou em 2011, tem periodicidade bienal, e já premiou nomes como Carlos Castanheira, Francisco Vieira de Campos, ou mais recentemente, João Mendes Ribeiro.
    No dia 22 de Setembro, serão conhecidos os vencedores desta edição, numa cerimónia que terá lugar na Casa da Arquitectura, em Matosinhos. A organização do PNAM incluí a realização de um catálogo com uma short list das obras candidatas e seleccionadas pelo júri, de entre as cerca de três dezenas de candidatas o Júri, presidido pelo arquitecto João Mendes Ribeiro, vencedor da última edição do PNAM, 2022, com o projecto “Casa no Castanheiro”, 16 foram seleccionadas para integrar o catálogo da 7ª edição.
    “Cada edição do PNAM é um case study, ou um conjunto de case study´s, de exemplos de construção em madeira que são um contributo para enriquecer o conhecimento em torno deste tema. Neste conjunto de 16 obra que foram pré-seleccionadas temos exemplos de construção nova, de equipamentos, de obra pública. A cada edição do prémio nota-se uma evolução onde a madeira assume um papel estrutural num conjunto de projectos que vão sendo cada vez mais diversificados”, refere Vítor Poças.
    A este propósito o responsável sublinha o envolvimento das universidades nesta iniciativa. “Enquanto polo de saber, estas têm que acompanhar as necessidades do mercado e, de facto, temos vindo a assistir nos últimos anos ao intensificar do ensino do uso da madeira e das suas capacidades, domínios e estruturas. Estou convencido que esta procura pela construção em madeira irá continuar e com ela a procura de formação. E por terem este importante papel temos a preocupação de incluir em cada edição duas universidades na comissão organizadora do concurso”.

    Valorizar a floresta nacional é obrigatório
    Falar da Madeira e do seu uso crescente na construção, é falar de recursos e da floresta nacional. Um tema que “nos leva para outro tipo de discussão”, mas que é importante referir, tal como é importante referir “o estado débil da floresta portuguesa, quer em quantidade quer em qualidade. A floresta portuguesa não produz madeira que seja amiga à construção estrutural, mas, no entanto, hoje em dia, estamos a recorrer à madeira reciclada, ao uso dos painéis, dos aglomerados e dos painéis de CLT, que é possível produzir com madeiras portuguesas. Hoje estamos a recorrer às madeiras vindas dos países do Leste e dos países nórdicos, mas isso não me faz desacreditar, nem do material, nem do recurso, nem da tendência que vamos continuar a assistir de crescimento da construção em madeira, independentemente da sua origem”, afiança Vítor Poças.

    Os números mais recentes dão lhe razão. Em 2022 as exportações do sector bateram o recorde ao atingir os 3039 milhões de euros e os primeiros seis meses de 2023 reforçam a tendência de crescimento. “Até Junho as exportações globais do sector cresceram 8%, tendo sido exportados 1646 milhões de euros no primeiro semestre, mais 110 milhões de euros face ao período homólogo”, revela Vítor Poças. “Naturalmente que a construção em madeira, nacional e internacional, irá catapultar a utilização de outros produtos de madeira em complemento ao impulso da construção”. Aqui realçando o esforço e o investimento em inovação e design das empresas de mobiliário nacional. Depois de em 2022 as vendas ao exterior terem crescido 450 milhões de euros a perspectiva é de que as vendas do sector cresçam 300 milhões de euros no final de 2023.

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    A madeira tem um certo JNcQUOI

    O arquitecto Vincent Van Duysen assina o projecto da nova Beach Club, na Comporta, para o Grupo Amorim Luxury. À Carmo Wood coube “traduzir” a obra do papel, produzi-la e executá-la, o que acabou por acontecer num prazo recorde de 4 a 5 meses

    No extenso areal da Praia do Pego, na Comporta, ergue-se o Beach Club que irá acolher o mais recente restaurante JNcQUOI, um projecto todo ele em madeira que se enquadra de forma harmoniosa com a beleza natural do local.

    O projecto tem a assinatura de Vincent Van Dysen. O arquitecto belga não é um estranho para esta região. Não muito longe está outro dos seus projectos mais recentes, a Casa M, também ela inspirada e em comunhão com os elementos naturais da costa alentejana, mas num outro registo.

    Para o Beach Club da Praia do Pego, a madeira tornou-se o elemento de eleição. A infraestrutura, construída em madeira de pinho silvestre maciça e lamelado de pinho silvestre, ocupa uma área de 550 m2, tendo no restaurante sido aplicados 150m3 de madeira maciça e 70 m3 de madeira lamelada.

    A Carmo Wood foi a empresa escolhida para liderar a engenharia e construção desta primeira fase daquele que é um projecto mais amplo. Uma escolha ditada pela “experiência em cálculos de engenharia em madeira, elemento central da construção, foi um diferencial inestimável. A habilidade para compreender a linguagem dos arquitectos e traduzir as suas visões em realidade também desempenhou um papel crucial”, refere nota da empresa. Acresce ainda, a capacidade logística da empresa em adquirir materiais de todas as partes do mundo e a sua flexibilidade operacional.

    O compromisso com a sustentabilidade
    O projecto não foi apenas sobre construir estruturas impressionantes, mas também sobre honrar a ecologia circundante. A preservação das dunas e a recuperação das áreas degradadas demonstraram um compromisso total com a sustentabilidade. A harmoniosa fusão de materiais provenientes de diversos cantos do planeta, o pinho nacional em conjunto com o pinho nórdico na estrutura, as caixilharias inovadoras desenhas de propósito para o projecto, as canas da Grécia e Singapura, o “made a mano” italiano, as ventoinhas californianas e as luminárias americanas criaram um mosaico cultural que dá corpo à expressão de Leonardo Da Vinci que deu o mote ao projecto “os detalhes fazem a perfeição, e a perfeição não é um detalhe.”

    A escolha da cor “rubio monocot”, decidida pelo arquitecto, adiciona um toque de singularidade e proporciona uma entrada impactante para o Beach Club e Cabana. Cada detalhe é meticulosamente pensado, desde a estrutura até os elementos decorativos, passando pela recuperação das dunas envolventes e a criação de melhor acessibilidade à praia.
    A obra, inicialmente com um prazo de seis meses ficou completa mais cedo. Algo só possível devido “à dedicação da equipa de projecto, trabalhando em sintonia com os arquitectos, a procura global por fornecedores e o esforço incessante da equipa de produção”, resume a Carmo Wood.

     

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

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    Ciclo de Tertúlias regressa ao Palácio Sinel de Cordes

    O programa Conversas et al. leva ao Palácio Sinel de Cordes jovens arquitectos que, uma vez por mês, darão a conhecer a sua forma de abordar a arquitectura

    CONSTRUIR

    A rentrée cultural traz ao Palácio Sinel de Cordes, a ronda inaugural do programa Conversas et al., onde uma vez por mês, jovens arquitectos, irão dar a conhecer a sua forma de abordar a arquitectura.

    Olhando para o modo de pensar em arquitectura e o processo de construção da obra, escolhemos neste primeiro ciclo ter como fio condutor o “binómio da cultura material versus a cultura imaterial da prática”.

    Em cada encontro as pessoas convidadas estimulam a discussão trazendo um objecto que represente uma matéria ou ferramenta – ou, por oposição, pertença à vertente imaterial da profissão.

    Entre Setembro e Novembro estão, assim, previstas quatro tertúlias, todas às 18h30. Neste sentido, os CRU Atelier estarão presentes no dia 21 de Setembro, os FMVS Arquitectos marcam presença a 19 de Outubro, os XXXI Studio a 16 de Novembro e a 18 de Janeiro, os Studiolo.

    As sessões são em formato híbrido e com a assistência a ser convidada a participar “num modelo livre”.

    No futuro, o repto lançado poderá mudar de modo orgânico e abrir-se a outros campos de expressão artística, acompanhando as inspirações e sugestões das figuras convidadas.

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