Atelier Sergison Bates é o próximo convidado da Distância Crítica
O atelier Sergison Bates “arrecada a reputação de ser um dos melhores no Reino Unido, dedicando-se a projectos que vão da arquitectura à reabilitação e ao planeamento urbanos, passando pela construção de edifícios públicos ou de habitação”

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
©Danko_Stjepanovic
Stephen Bates, um dos responsáveis pelo recém inaugurado KANAL – Centre Pompidou em Bruxelas é o próximo convidado da Distância Crítica, que terá lugar no Grande Auditório do CCB no próximo dia 15 de Maio.
Stephen Bates vem apresentar em formato de conferência o trabalho do gabinete Sergison Bates, fundado em 1996 por si e por Jonathan Sergison, reforçando assim o papel da Trienal de Arquitectura de Lisboa em “apresentar, em discurso directo, os grandes nomes da Arquitectura contemporânea”.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a Trienal recorda que, o atelier Sergison Bates “arrecada a reputação de ser um dos melhores no Reino Unido, dedicando-se a projectos que vão da arquitectura à reabilitação e ao planeamento urbanos, passando pela construção de edifícios públicos ou de habitação. No seu portfolio, contam já com casas, escolas, bibliotecas, lares de idosos, creches escritórios e plantas urbanas para locais como Londres, Dublin, Puglia, Malmo, Genebra e Antuérpia”.
No mesmo documento a Trienal destaca ainda que, “os seus projectos destacam-se pela atenção que dão ao contexto onde se inserem e aos materiais utilizados na construção, com particular preocupação por questões de sustentabilidade ambiental, social e económica. Têm como objectivo, criar uma arquitectura contemporânea guiada pelo design, cuja abordagem é fundada na pesquisa e sustentada pelo trabalho académico, mas totalmente dirigida à utilização pelas pessoas”.
O reconhecimento crítico nacional e internacional valeu-lhes vários prémios como o RIBA, o Erich Schelling e a Medalha de Ouro Heinrich Tessenow.
O Ciclo Distância Crítica é co-produzido pela Trienal de Lisboa e o CCB – Garagem Sul.