Câmara da Marinha Grande vai investir 1,6M€ em novo terminal rodoviário
O edifício apresenta uma área coberta com 386,59 m2, cujo programa funcional vai ao encontro do pretendido pela Câmara Municipal, ou seja, hall, sala de espera, bilheteiras, zona de despachos, arrumos, depósito de bagagem, gabinete do chefe do terminal e instalações sanitárias
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A Câmara da Marinha Grande vai investir 1,6 milhões de euros nos trabalhos de construção de um Centro de Interface de Transportes Urbanos e um Terminal Rodoviário, trabalhos que deverão estar concluídos no prazo de um ano.
O município liderado por Cidália Ferreira aprovou já, em reunião de Câmara, o anteprojecto da construção destas valências, localizadas no antigo “Parque da Móbil, que prevêem estacionamentos, passeios e ciclovia, posto de abastecimento para carros eléctricos, paragem de autocarros para os serviços da TUMG e parque de estacionamento de táxis.
De acordo com o que revela a Câmara em comunicado, pretende-se ainda prever a continuidade de uma rede de modos suaves, especialmente, no sistema pedonal e sistema ciclável, que valorize a inserção paisagista no contexto urbano da cidade e que promova e facilite a deslocação interior da cidade (principalmente da deslocação entre o centro funcional e um dos pólos industriais, gerador de grande parte do emprego da cidade), permitindo também a conexão às redes exteriores existentes, no que diz respeito às ciclovias.
O objectivo principal desta intervenção é criar harmonia entre o espaço urbano e o espaço natural, através da implantação de novos elementos vegetais, água, percursos pedonais, viários e cicláveis.
Com isto, diz a autarquia, “tornou-se clara a ideia de ligação entre o Parque da Cerca e a intervenção. Através desta ligação, o terreno transforma-se num pequeno ‘pulmão’da cidade, que reclama vivência no seu máximo exponencial, não só para os moradores das habitações contíguas envolventes, como também pela cidade. Através dos dois pontos de chegada ao terreno, é possível ter acesso visual do espaço natural criado”.
O edifício, cujo projecto foi desenvolvido pela CASP, apresenta uma área coberta com 386,59 m2, cujo programa funcional vai ao encontro do pretendido pela Câmara Municipal, ou seja, hall, sala de espera, bilheteiras, zona de despachos, arrumos, depósito de bagagem, gabinete do chefe do terminal e instalações sanitárias. Procurou-se, acrescenta o município, uma relação próxima entre os diferentes espaços, partindo do conceito da “organização numa caixa”. A plataforma de chegada e partida possui uma área de 533,47 m2 e procura ser um “ponto de passagem” e ligação aos edifícios, mas também a “ponte de ligação” aos espaços verdes.
A área do terreno não ocupada pela construção do Centro de Interface de Transportes Urbanos e do Terminal corresponde a passeio (calçada portuguesa), ciclovia (pavimento em betão betuminoso pintado) e a rede viária (em pavimento em betão betuminoso). Perante a função pretendida do edifício, um Centro de Interface de Transportes Urbanos, é inevitável o uso automobilístico, no entanto, pretende-se minimizar as vias com um só sentido viário.