Conceito de “Brandchitecture” da OPENBOOK conquista júri e público dos Architizer A+Awards
O projecto da OPENBOOK Architecture, foi desenvolvido em co-autoria com a PMC Arquitectos, em articulação com a VdA e a Fidelidade Property Europe

CONSTRUIR
Engenheiros e Economistas defendem “aprofundada reflexão” sobre ligação a Madrid por alta-velocidade
UHU lança nova gama para profissionais
Dupla Rafael Montes e Miguel Acosta assinam ‘novo’ Quarteirão da Oficina do Ferro
Famalicão lança Oferta Pública de Aquisição de 79 imóveis
Jungheinrich em processo de aquisição do grupo Storage Solutions
Intervenções de conservação e restauro no Mosteiro da Batalha vão continuar agora via PRR
Concurso de concepção-construção para a Linha Vermelha já arrancou
Proptech reforçam em 2023
A estratégia da AFAVIAS, a nova vida de Coimbra B e o investimento do Grupo Ferreira Martins para os antigos estaleiros da SdC na edição 475 do CONSTRUIR
82M€ para reabilitar 700 imóveis na Comunidade das Beiras e Serra da Estrela
O projecto da nova sede da VdA – Vieira de Almeida Advogados, da autoria do gabinete de arquitectura português OPENBOOK Architecture, foi um dos vencedores dos prémios Architizer A+Awards, na categoria Architecture + Workspace / Escritórios Corporativos, tendo conseguido alcançar a unanimidade e o consenso geral nesta decisão, tanto do Júri como do prémio atribuído por a votação do Público.
O projecto, que teve na sua base o conceito de Brandchitecture – criado pela OPENBOOK Architecture -, que consiste no estudo do ADN da empresa para ser integrado no projecto arquitectura, foi desenvolvido em co-autoria com a PMC Arquitectos, em articulação com a VdA e o Grupo Fidelidade através da Fidelidade Property Europe.
De acordo com a OPENBOOK Architecture, o projecto “procurou integrar a nova filosofia de funcionamento que a VdA pretendeu adoptar de modo a reflectir a sua imagem, cultura e o posicionamento institucional, e procurando ainda reunir nesse espaço, conceitos de proximidade, sustentabilidade, inovação e tecnologia, preservando a história e a memória de uma antiga fundição”.
Na opinião de Paulo Jervell, um dos Partners da OPENBOOK Architecture, “esta distinção mundial é uma dupla honra para a OPENBOOK Architecture, tornando-se ainda mais importante no nosso portfolio, precisamente por o facto de ser uma decisão unânime entre o júri e o voto popular. Enche-nos de orgulho e é sem dúvida um prémio muito especial e desejado para o atelier e por as equipas e todos os profissionais de mão cheia envolvidos neste desafiante projecto de reconversão de um edifício icónico do século XIX da área ribeirinha de Lisboa”.
Para a Fidelidade Property, o projecto da nova sede da VdA – Vieira de Almeida Advogados, reforça a sua estratégia de investimento na reconstrução de edifícios situados, especialmente, em zonas históricas da capital e ainda em consolidação.
Miguel Santana, Administrador da Fidelidade Property, comenta: “É muito gratificante ver um trabalho de equipa reconhecido a nível mundial, depois de o ter já sido também em Portugal. Reforça a nossa confiança e motivação para prosseguimos com o processo de requalificação e optimização da carteira de investimentos imobiliários, num mercado nacional que cresce e se fortifica diariamente”.