Conceito de “Brandchitecture” da OPENBOOK conquista júri e público dos Architizer A+Awards
O projecto da OPENBOOK Architecture, foi desenvolvido em co-autoria com a PMC Arquitectos, em articulação com a VdA e a Fidelidade Property Europe

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
O projecto da nova sede da VdA – Vieira de Almeida Advogados, da autoria do gabinete de arquitectura português OPENBOOK Architecture, foi um dos vencedores dos prémios Architizer A+Awards, na categoria Architecture + Workspace / Escritórios Corporativos, tendo conseguido alcançar a unanimidade e o consenso geral nesta decisão, tanto do Júri como do prémio atribuído por a votação do Público.
O projecto, que teve na sua base o conceito de Brandchitecture – criado pela OPENBOOK Architecture -, que consiste no estudo do ADN da empresa para ser integrado no projecto arquitectura, foi desenvolvido em co-autoria com a PMC Arquitectos, em articulação com a VdA e o Grupo Fidelidade através da Fidelidade Property Europe.
De acordo com a OPENBOOK Architecture, o projecto “procurou integrar a nova filosofia de funcionamento que a VdA pretendeu adoptar de modo a reflectir a sua imagem, cultura e o posicionamento institucional, e procurando ainda reunir nesse espaço, conceitos de proximidade, sustentabilidade, inovação e tecnologia, preservando a história e a memória de uma antiga fundição”.
Na opinião de Paulo Jervell, um dos Partners da OPENBOOK Architecture, “esta distinção mundial é uma dupla honra para a OPENBOOK Architecture, tornando-se ainda mais importante no nosso portfolio, precisamente por o facto de ser uma decisão unânime entre o júri e o voto popular. Enche-nos de orgulho e é sem dúvida um prémio muito especial e desejado para o atelier e por as equipas e todos os profissionais de mão cheia envolvidos neste desafiante projecto de reconversão de um edifício icónico do século XIX da área ribeirinha de Lisboa”.
Para a Fidelidade Property, o projecto da nova sede da VdA – Vieira de Almeida Advogados, reforça a sua estratégia de investimento na reconstrução de edifícios situados, especialmente, em zonas históricas da capital e ainda em consolidação.
Miguel Santana, Administrador da Fidelidade Property, comenta: “É muito gratificante ver um trabalho de equipa reconhecido a nível mundial, depois de o ter já sido também em Portugal. Reforça a nossa confiança e motivação para prosseguimos com o processo de requalificação e optimização da carteira de investimentos imobiliários, num mercado nacional que cresce e se fortifica diariamente”.