Arquitectura de fusão
Uma geometria que funde arquitectura e escultura num edifício que cruza a contemporaneidade e o vernacular. A Casa na Fuseta é finalista aos WAF Awards 2018

Ana Rita Sevilha
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
© Fernando Guerra, FG+SG Fotografia de Arquitectura
Na obra de Miguel Arruda, a arquitectura e a escultura andam de mãos dadas na criação de obras híbridas que fundem as duas artes. Na Casa na Fuseta, devido às calotes esféricas que a compõem, existe um retorno à “Escultura Habitável” – a obra que desde 2010 está no Jardim das Oliveiras do CCB e através da qual Miguel Arruda transportou a memória formal de uma das suas primeiras esculturas, da década de 60, para a actualidade, conferindo-lhe escala e a experiência espacial da arquitectura. Esta habitação, localizada na Fuseta, no Algarve e que cruza a contemporaneidade com a arquitectura vernacular algarvia, é um dos edifícios finalistas aos WAF Awards 2018, juntamente com outros três projectos da autoria de gabinetes portugueses.
Semi-círculos
De acordo com a memória descritiva a que o CONSTRUIR teve acesso, esta é mesmo a primeira construção edificada a partir do conceito de “Escultura Habitável”, e essa noção é reforçada “por os segmentos circulares que desenham a sinuosidade do corredor com que estes dois volumes comunicam (a partir da habitação pré-existente), o qual tem o seu início na habitação pré-existente”, pode ler-se na memória descritiva do projecto. Efectivamente, escreve o arquitecto na descrição do edifício, “o léxico formal da esfera, do cilindro e do cone na leitura antropomórfica existente na ‘Escultura Habitável’ é aqui interpretado planimetricamente”.
Programa
O programa habitacional constitui-se por a ampliação de uma construção antiga através de dois volumes semi-circulares – o primeiro constituído por dois quartos e uma instalação sanitária -, e o outro por uma sala de estar com kitchenette. Os dois novos volumes articulam-se entre si e com a antiga construção através de um corredor “de expressão sinusoidal, resultante da necessidade de respeitar a presença de duas árvores (uma figueira e uma romãzeira ), existentes no seu trajecto”. O semi-círculo correspondente à área dos quartos, completa-se exteriormente com outro semi-círculo destinado a uma zona de estar e no caso da sala de estar, “a sua superfície plana é totalmente vidrada e confina igualmente com uma área exterior semi-circular”, revela o arquitecto na memória descritiva. Nesta área, continua, acede-se a uma piscina e a um terraço existente na cobertura, designado tradicionalmente por “açoteia”. À excepção do elemento de ligação entre os dois semi-círculos e a habitação inicial, os dois semi-círculos habitacionais têm a sua cobertura ajardinada, à excepção de um pequeno páteo existente no semi-círculo da sala de estar.
O tradicional reboco branco, no exterior e no interior, e os pavimentos em tijoleira tradicional da região, contribuem para uma implantação que se funde na envolvente e a destacar há ainda uma alfarrobeira de grande porte que determinou a implantação da piscina na área do semi-círculo exterior que confina com a sala de estar.
#gallery-2 { margin: auto; } #gallery-2 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 100%; } #gallery-2 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-2 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */