Rem Koolhaas vai encerrar World Architecture Festival
O arquitecto e fundador do Office for Metropolitan Architecture vai fazer o discurso de encerramento do evento que decorre entre 28 e 30 de Novembro

Ana Rita Sevilha
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
O arquitecto holandês e fundador do Office for Metropolitan Architecture (OMA), Rem Koolhaas, fará o discurso de encerramento do World Architecture Festival (WAF), em Amsterdão, Holanda, a 30 de Novembro, no seguimento de um conjunto de palestras dadas por ilustres oradores, como David Adjaye, Francine Houben e Sir Peter Cook, entre outros.
Segundo a organização do Festival, o programa aproveita o facto de estar em Amesterdão para discutir – com os diversos oradores – a transformação da cidade e o papel da arquitectura nesse contexto. De salientar que, para além da presença de arquitectos e designers reconhecidos pelas suas práticas a nível internacional, o Festival conta também com a presença de responsáveis das principais instituições de ensino, de media e de planeamento urbano.
O programa deste ano responde ao tema do Festival – “Identidade” – e inclui discursos, discussões e debates sobre o relacionamento complexo e profundamente enraizado entre a arquitectura, o design e a identidade. As várias apresentações e conferências, vão “analisar como a arquitectura pode expressar identidade pessoal, comunitária, cívica e nacional, mas também como os edifícios e lugares precisam de lidar cada vez mais com questões de identidade étnica ou de género”, explica a organização do WAF.
Paul Finch, director do programa do WAF, comenta: “Estamos muito felizes por Rem Koolhaas ter-se juntado à nossa lista já extensa de oradores deste ano. Esta é a primeira vez que vamos ter o WAF na capital holandesa e Rem Koolhaas e os seus contemporâneos lideraram a inovação arquitectónica que foi exportada e abraçada ao redor do mundo. Os participantes do WAF 2018 podem esperar uma ampla selecção de arquitectos, designers, engenheiros, académicos e urbanistas”.
Shortlist com gabinetes portugueses
Recorde-se que, a Capela de Nossa Senhora de Fátima, localizada no concelho de Idanha-a-Nova e da autoria do gabinete Plano Humano, a Douro Valley House, em Marco de Canaveses, da autoria de MJARC Arquitectos Associados, o edifício Metamorphosis, sede para África da construtora portuguesa Conduril, construído em Luanda, da autoria do gabinete Segmento Urbano e a House in Fuzeta, da autoria de Miguel Arruda, estão entre os projectos seleccionados para a shortlist dos Prémios do World Architecture Festival (WAF) 2018. O evento internacional de arquitectura, decorre de 28 a 30 de Novembro.