Arquitecto desenha linha de mobiliário inspirada na mobilidade quotidiana
Pedro Fonseca Jorge, arquitecto e designer criou o projecto “Móvel ao Quadrado” e venceu o Prémio Arrisca C – Ideia de Negócio

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
Uma linha de mobiliário “simples, atractiva, de fácil transporte e montagem e que prescinde de parafusos, pregos ou cola”. A ideia é de Pedro Fonseca Jorge, arquitecto e designer natural de Alcobaça, que com o projecto “Móvel ao Quadrado”, venceu o Prémio Arrisca C – Ideia de Negócio, na 9ª edição do Concurso de Ideias e Planos de Negócio Arrisca C.
Pensada para a mobilidade que hoje faz parte do quotidiano de muitos, Pedro Fonseca Jorge desenhou numa linha que se adequa a quem muda frequentemente de casa mas deseja manter a personalização do lar, ainda que este seja de curta duração.
“As propostas de mobiliário são pensadas precisamente para quem tem uma vida nómada, mudando frequentemente de casa, cidade ou país. A facilidade de montagem, desmontagem e transporte das peças permite que estas acompanhem as migrações dos seus proprietários e que estes mantenham um lar à sua imagem, ainda que mudem frequentemente de morada”, explica o arquitecto e designer.
Na base das peças está a simplicidade construtiva, uma vez que a montagem funciona apenas por encaixe. Esta simplicidade, garante o arquitecto, é complementada com a qualidade e durabilidade dos materiais, que podem ser conjugados de forma a adoptar diferentes estilos, como o clássico ou o informal. A variedade de cores e acessórios possibilita ainda uma fácil personalização.
A juntar a tudo isto, sublinha Pedro Fonseca Jorge, a conceptualização original das peças evita a perda de elementos durante o transporte e favorece a vertente ecológica, tanto na produção como na reciclagem do mobiliário, quando este chega ao fim da sua vida útil.
10ª edição ARRISCA C
A assinalar a sua 10ª edição, o Concurso de Ideias e Planos de Negócio – Arrisca C recebe, até dia 4 de Novembro. A iniciativa da Universidade de Coimbra e de vários parceiros apresenta-se como “um dos mais ambiciosos programas na área do empreendedorismo e inovação nacional”.
Com categorias dirigidas a jovens estudantes do Ensino Secundário e Técnico-Profissional, e a jovens do Ensino Superior ou recém-diplomados há menos de cinco anos, provenientes de qualquer instituição de Ensino Superior do País, este concurso já apoiou a criação de mais de 25 empresas.