Portugueses distinguidos nos Architecture MasterPrize
O Architecture MasterPrize anunciou os vencedores da edição deste ano. Na lista, entre prémios e menções honrosas, figuram 6 gabinetes portugueses

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
Sede da VdA – Vieira de Almeida Advogados
O Architecture MasterPrize anunciou os vencedores da edição deste ano. Na lista, entre prémios e menções honrosas, figuram 6 gabinetes portugueses.
Os Valdemar Coutinho foram vencedores na categoria de “Recreational Architecture”, Miguel Arruda e Raulino Silva na categoria de “Residential Architecture” e a OPENBOOK Architecture em co-autoria com a PMC Arquitectos na categoria de “Restoration & Renovation” e “Workplaces, com a sede da VdA – Vieira de Almeida Advogados.
Na opinião de Paulo Jervell, arquitecto e um dos partners da OPENBOOK Architecture, “esta distinção mundial constitui uma honra e um reconhecimento ímpar, em dose dupla, para o nosso atelier. É mais um prémio do nosso sector de actividade que recebemos com muito agrado neste ano de 2018, uma distinção muito desejada pela OPENBOOK Architecture e por todos os profissionais e parceiros de Excelência envolvidos na concretização deste projecto singular da VdA”.
O Espigueiro-Pombal do Cruzeiro, da autoria do gabinete de Tiago do Vale, foi distinguido com uma Menção Honrosa na categoria de “Small Architecture”. Este é o terceiro ano consecutivo que o Tiago do Vale é distinguido neste prémio.

© João Morgado
Receberam também menções honrosas os And-Ré na categoria de “Cultural Architecture”, a Arado na categoria de “Institutional Architecture”, Mário Miguel Meireles, João Paulo Vieira e Mário Martins na categoria de “Residential Architecture” e António Ginestal Machado na categoria de “Restoration & Renovation”.
O Architecture MasterPrize – antes conhecido como “American Architecture Prize”- é um dos mais respeitados prémios de arquitectura mundiais. Com sede nos Estados Unidos da América, este prémio avalia obras de todo o mundo, distinguidas por um júri eclético que reúne alguns dos mais importantes nomes do meio, como Ben Van Berkel, Sam Jacob ou Joshua Jih Pan.
A cerimónia de entrega decorrerá em data a anunciar no Museu Guggenheim de Bilbao, Espanha, em 2019.