UDE e LOLOLO são os vencedores do Proptech Challenge da CBRE
Alfredo, Spott e Infraspeak foram as startups portuguesas que chegaram, de um total de mais de 180 candidaturas e mais de 320 participantes
CONSTRUIR
Reabilitação Urbana abranda ritmo de crescimento
EDIH DIGITAL Built com apresentação pública
Porto: Infraestruturas desportivas com investimento superior a 17 M€
Mapei leva nova gama de produtos à Tektónica
Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica
2024 será um ano de expansão para a Hipoges
Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa
Convenção APEMIP | IMOCIONATE 2024 já tem data marcada
Prospectiva fiscaliza empreitadas no hospital de Vila Nova e Gaia e Espinho
Grupo IPG coloca no mercado 51 mil m2 de activos logísticos e industriais
A Urban Data Eye (UDE), de Rodrigo Delso, Iago Romero e Javier Argota e a LOLOLO, de Álvaro Cosido, foram os projectos vencedores do Proptech Challenge. Este é o primeiro concurso europeu que pretende encontrar talentos digitais capazes de revolucionar o sector imobiliário através de ideias inovadoras e disruptivas, desafio lançado pela consultora imobiliária CBRE.
A UDE foi a grande vencedora na categoria “Impact Startup”. Esta solução permite medir, através de software instalado em câmaras convencionais, a “customer journey” dos utilizadores dos edifícios. Um algoritmo de Inteligência Artificial possibilita rastrear e localizar geograficamente todos os objectos de interesse (pessoas, veículos, bicicletas,entre outros) em qualquer espaço através de técnicas de visão artificial sem necessitar recolher dados pessoais. A solução é aplicável em centros comerciais, escritórios ou hotéis, entre outros tipos de edifícios.
Por outro lado, a distinção de melhor ideia Disruptiva foi atribuída à LOLOLO, uma aplicação web que permite comparar com rapidez e precisão as localizações comerciais com base nas métricas de público, tráfego e visibilidade, calculadas usando sintaxe espacial, visão artificial e Big Data. A aplicação vai permitir ajudar os proprietários a valorizar suas propriedades e aos retalhistas, franquias e anunciantes encontrarem locais que vão de encontro às suas expectativas.
No total, estiveram em competição um número superior a 180 projectos e mais de 320 participantes foram apresentados. Os projectos finalistas foram seleccionados com base no seu impacto, viabilidade e inovação. Em Portugal, as startups que chegaram à final foram a Alfredo, Spott e Infraspeak.
Francisco Horta e Costa, director geral da CBRE Portugal afirma que, “o Proptech Challenge mostra a intenção clara da CBRE de se posicionar na frente das mais recentes inovações no sector imobiliário. Progressivamente, as ferramentas digitais vão passar a ser aliados fortíssimos dos profissionais, permitindo entender melhor os públicos para os quais trabalham, e a melhor forma de agilizar os processos.”
A competição contou com um painel de jurados internacionais composto por CEO’s e fundadores de startups, representantes de escolas de negócios e gestores do sector imobiliário e de tecnologia, entre os quais os portugueses Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta, Ricardo Luz, Partner da Gestluz Consultores e o próprio Francisco Horta e Costa.
Os vencedores vão receber um prémio monetário de 20 mil euros (Startup) e 10 mil euros (Ideia), tendo ainda a oportunidade de participar num roadshow que vai passar por Madrid, Lisboa, Berlim e Londres – onde vão conhecer outras startups e saber mais sobre as mais recentes iniciativas europeias na área de Proptech – e participar de num programa de parceria para desenvolver os seus projectos em conjunto com a equipa da CBRE.