Conferência ‘Do diálogo, a Cidade na Escola’ por Rui Mealha
O arquitecto Rui Mealha vai falar dia 13 de Março, na FAUP, sobre a intervenção na escola secundária de Rio Tinto, no âmbito do projecto ESCOLAS
CONSTRUIR
Andreia Teixeira assume cargo de Project Management do Grupo Openbook
CE atribui 245M€ em subvenções a projecto de hidrogénio em Sines
Município de Paredes investe mais de 64,3 M€ em habitação com apoio do PRR
IP lança concurso de 77M€
Knauf apresenta nova identidade corporativa
Financiamento especializado atinge máximo histórico
Greens Vilamoura assinala cerimónia de Pau de Fileira com 70% já comercializado
Novo crédito à habitação regista crescimento de 26,1% até Fevereiro
Preços das casas aceleram nos primeiros meses de 2024
Sierra renova espaço de restauração no Centro Vasco da Gama
‘Do diálogo, a Cidade na Escola’ integra o Ciclo de Conferências sobre projectos e obras, pela palavra dos seus autores, do projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação. A conferência será proferida pelo arquitecto Rui Mealha, sobre a intervenção na escola secundária de Rio Tinto, na qual, a relação entre o equipamento escolar e a cidade, constitui um dos motes inspiradores do projecto. A conferência tem lugar no dia 13 de Março, no Auditório Fernando Távora, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). A apresentação do conferencista vai estar a cargo da professora Teresa Calix, vice-directora da FAUP.
O Ciclo de Conferências prossegue com os arquitectos Ricardo Bak Gordon a 10 de Abril, Nuno Lacerda Lopes no dia 15 de Maio, Nuno Sampaio a 5 de Junho e André Santos a 26 de Junho
Com coordenação de André Santos, e colaboração de Ana Costa e Silva, Luís Viegas e Rui Américo Cardoso, o projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, desenvolvido pela FAUP através do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), tem como ponto de partida a transformação arquitectónica dos edifícios escolares intervencionados ao abrigo do programa da Parque Escolar e incide sobre 76 escolas localizadas na zona norte do País.
O projecto conta com a parceria estratégica da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, que acolherá o Ciclo de Conversas previsto para os meses de Outubro de 2019 a Janeiro de 2020, com a parceria da ROOF – An In & Out Magazine e com o apoio institucional do Ministério da Educação / Parque Escolar, Ordem dos Arquitectos – Conselho Directivo Nacional e Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte.
“Pretende-se, com este projecto de investigação, revisitar e debater a importância da intervenção arquitectónica nas escolas secundárias, promovendo um diálogo que, assente nas práticas e no campo disciplinar da arquitectura, potencie o próprio conhecimento, envolvendo as dimensões políticas, pedagógicas e sociais. Assim, experimentando o interpretável, e pelos processos de consciencialização, perspectiva-se potenciar as qualidades metodológicas deste tipo de intervenção para outros âmbitos programáticos”, refere a organização.
Do programa faz ainda parte o Ciclo de Conversas, uma Exposição e um Livro. Enquanto o ciclo de conferências se foca em exemplos paradigmáticos de determinados temas de projecto, o ciclo de conversas pretende ultrapassar o campo disciplinar da arquitectura, integrando-a num debate plural, onde a dimensão político-estratégica, a pedagogia, a sociedade, o uso e as transformações dele decorrentes, possam assumir protagonismo. Já a exposição, retratando a totalidade dos projectos e das obras do universo definido, retoma a orientação a partir dos mesmos temas. Com um duplo formato, a partir do digital possibilita a sua exportação para outros contextos, nomeadamente no estrangeiro. O livro, a editar posteriormente, para além de manter a estratégia definida para a exposição, integrando a totalidade dos projectos, contemplará textos de autor de diferentes áreas de saber, sendo publicado em edição bilingue (português e inglês).