FAUL debate qualidade da habitação nas margens urbanas de Luanda e Maputo
O seminário “Africa Habitat: da sustentabilidade do habitat à qualidade do habitar nas margens urbanas de Luanda e Maputo” acontece a 7 e 8 de Maio

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
As margens urbanas de Luanda e Maputo serão o principal tema em debate do seminário que juntará a Faculdade de Arquitectura de Lisboa, a Faculdade de Engenharia, da Universidade Agostinho Neto, de Angola, e a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, da Universidade Eduardo Mondlane FAPF-UEM, de Moçambique. O seminário “Africa Habitat: da sustentabilidade do habitat à qualidade do habitar nas margens urbanas de Luanda e Maputo” acontecerá nos dias 7 e 8 de Maio, na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.
Depois das catástrofes climáticas causadas pelos ciclones Idai e Kenneth, em Moçambique, o Grupo de Estudos Sócio-Territoriais, Urbanos e de Acção Local (Gestual), do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD) quer discutir como melhorar a qualidade de habitar nos bairros suburbanos de Luanda e Maputo. Segundo a organização, é urgente combater a pobreza urbana e as alterações climáticas e alterar as políticas urbanas e habitacionais.
O arquitecto Allan Cain, há 40 anos anos a trabalhar em Angola e director da Development Workshop Angola (DW), falará sobre a experiência no combate à pobreza urbana em Luanda. Quatro professores da FAPF-UEM (Carlos Serra, Domingos Macucule, João Tique e Luís Lage) falarão sobre o modo como as alterações climáticas e os desastres naturais – como os recentes ciclones – afectam as medidas de prevenção do ponto de vista jurídico e urbanístico e a resiliência das construções em zonas de risco.
O balanço do seminário será feito pelo brasileiro Humberto Kzure-Cerquera, professor na UFRRJ, que contribuirá com a sua larga experiência sobre o combate à precariedade urbana e habitacional nos subúrbios brasileiros.