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Ponto de encontro entre gestores, técnicos, docentes, investigadores e outros stakeholders do sector das infraestruturas de transportes, o Congresso Rodoviário Português (CRP) este ano tem como tema a importância das boas práticas, procurando dar relevância à necessidade de implementar as melhores práticas em todas as actividades a realizar em cada uma das fases do ciclo de vida das infraestruturas.
Neste sentido, a Cepsa, que se posiciona na vanguarda tecnológica na área da pavimentação, irá participar no evento com stand e realizar três apresentações, feitas por especialistas da empresa.
Presente na área dos asfaltos em Portugal desde 1963 e dispondo, em Matosinhos, de uma fábrica de emulsões com armazenagem de betumes, esta é uma área de negócio é estratégica para a Cepsa, efectuando um investimento constante na investigação e desenvolvimento de novos produtos. Neste sentido, o CRP foi palco de demonstração das novas emulsões betuminosas, mais ajustadas às normas da União Europeia, que começarão agora a ser aplicadas aos projectos em Portugal.
A primeira intervenção, ocorreu esta quarta-feira, sob o tema: Ligante altamente modificado para instalações portuárias, um ligante especialmente indicado para a pavimentação de zonas portuárias, que combina a elevada resistência à fissuração com facto de reduzir substancialmente o tempo de execução do pavimento (inferior a 24 horas) em comparação com o pavimento rígido.
Esta quinta-feira, entre as 10:30 e as 12:00 irão decorrer a segunda e terceiras intervenções: Novo modelo de especificações de ligantes betuminosos (Vicente Perez Mena e Maria del Mar Colas) – cenário que estabelece novos métodos de ensaio para descrever as características e desempenho destes produtos e um novo modelo redigido nas normas europeias, que se pretende dar a conhecer junto da comunidade científica e utilizadora deste tipo de produtos, por forma uniformizar o conhecimento e práticas adoptadas na utilização dos ligantes betuminosos sendo de salientar o facto do novo modelo de especificações estar baseado no desempenho dos ligantes na mistura betuminosa.
O desenvolvimento de um betume híbrido para aplicação em misturas de elevado desempenho, para ser utilizado numa aplicação específica: a reabilitação de um pavimento em betão, muito envelhecido e altamente fissurado, numa via de elevada intensidade de tráfego, tendo já sido usado na autoestrada A8, por exemplo, é outros do temas apresentados.