Gabriel Couto amplia instalações da Porminho em Famalicão
A Gabriel Couto é a construtora responsável pelos trabalhos de ampliação da Porminho em Vila Nova de Famalicão, um investimento avaliado em 18 milhões de euros
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A Gabriel Couto é a construtora responsável pelos trabalhos de ampliação da Porminho em Vila Nova de Famalicão, um investimento avaliado em 18 milhões de euros que prevê a criação de 50 novos postos de trabalho directos e a dinamização de áreas críticas, como a investigação.
Com assinatura do atelier de arquitectura TRAMA Arquitectos, a empresa, que se dedica à transformação e distribuição de carnes e que tem a sua produção em V.N. de Famalicão, na freguesia de Outiz, vai avançar para este projecto de duas fases. A primeira corresponde à execução de uma nova nave industrial com cerca de 25.000m2 de área coberta, e dividida em 2 pisos, assim como a todos os trabalhos preparatórios, acessos, passeios e arruamentos envolvente ao edifício. Numa 2ª fase posterior, serão construídos os futuros escritórios, edifício administrativo, bem como uma nova portaria e os arranjos exteriores.
Para a Gabriel Couto este emblemático projecto industrial, representa “mais um desafio aliciante a ser alcançado num prazo muito exigente”. A Fiscalização desta empreitada estará a cargo da empresa “C.G.F. – Coordenação, Gestão e Fiscalização de Obras”.
A nova área industrial ampliada em dois pisos, com uma área de construção superior a 20.000m2, encontra-se no enfiamento da
actual nave industrial, com cerca de 8.000m2. Será constituída por uma ampla área laboral, permitindo a criação de vários novos espaços de trabalho, áreas destinadas à expedição e armazenagem de produtos, com ligação ao exterior através dos cais de cargas e descargas. Está prevista também uma entrada pedonal para acesso às áreas sociais da unidade, nomeadamente para o refeitório, gabinetes, salas de formação, lavandaria, instalações sanitárias e balneários. Numa 2ª fase da empreitada, os futuros escritórios e área administrativa surgem num volume destacado, permitindo com isso controlar de forma mais eficaz o acesso de veículos e pessoas, bem como, reduzir a incidência de ruídos gerados pela área de produção, o que resulta numa melhor imagem da empresa para com quem a visita.
Actualmente a Porminho exporta para 12 países a gama de produtos de charcutaria, maioritariamente com a sua própria marca, e a actual estratégia passa por conquistar novas geografias e consolidar as vendas nos mercados onde já está presente, sendo que, quando este plano de investimento e expansão estiver concluído, em 2020, a empresa famalicense estima atingir um volume de negócios de 60 milhões de euros.