Portugal atinge recorde de investimento hoteleiro no 1º Semestre com volume de 469M€
Os números agora apresentados contrastam com o máximo a 10 anos, quando foram transaccionados 226 milhões de euros. Tal nível mantém-se, contudo, muito distante da realidade espanhola, onde no mesmo período foram investidos €3,7 mil milhões
CONSTRUIR
SIL 2024 atribui prémios e distingue personalidade do ano
ERA: Venda de habitação nova cresce 36% nos primeiros 3 meses do ano
Álvaro Siza homenageado pelo Comité Internacional de Críticos de Arquitectura
Worx: Volume de investimento deverá manter-se em linha com o registado em 2023
Constructel adquire norte americana Verità
Nuno Sepúlveda assume presidência do CNIG
Zome lança serviço “inovador” de verificação de imóveis
Eficiência energética, BIM e construção metálica na agenda do 2º dia da Tektónica
Anjos Urban Palace é o novo projecto de reabilitação da EastBanc
Reynaers confirmada como parceira principal da ZAK World of Façades
A alienação de três Tivoli ao fundo de investimento norte-americano Invesco, por um valor na ordem dos 313 milhões de euros, deu um forte contributo para que Portugal atingisse, no primeiro semestre do ano, um volume recorde de volume de investimento no sector hoteleiro, atingindo os 469 milhões de euros.
Os dados fazem parte do estudo “Hotel Investment in the Iberian Peninsula: Expansion & Evolution – What’s Next?”, promovido pela consultora Cushman & Wakefield, que analisa a actividade de investimento em hotéis no mercado Ibérico, abordando ainda o desempenho e as principais tendências na área do turismo em Portugal e Espanha.
Os números agora apresentados contrastam com o máximo a 10 anos, quando foram transaccionados 226 milhões de euros. Tal nível mantém-se, contudo, muito distante da realidade espanhola, onde no mesmo período foram investidos €3,7 mil milhões.
Em Portugal, a actividade no 1º semestre deste ano (€469 milhões) aumentou quatro vezes face aos €111 milhões investidos nos primeiros seis meses de 2018, projectando, assim, o mercado nacional para uma dimensão equivalente à do espanhol. Este é um marco especialmente importante, tendo em conta que o peso do mercado português no contexto ibérico nos últimos dez anos não chega a 7%, movimentando
apenas €1,2 mil milhões do investimento em hotéis registado na Península Ibérica entre 2009 e 2018, contra os €16,8 mil milhões gerados em Espanha.
A estrutura da oferta hoteleira encontra-se em fases de maturidade distintas nos dois países. No caso português, o mercado hoteleiro encontra-se numa fase de desenvolvimento marcada por um número ainda limitado de hotéis com marca internacional, que contabilizam apenas 38% da oferta total, localizando-se sobretudo nas principais cidades e integrando o segmento alto e/ou de luxo, de acordo com o estudo.