Decor Hotel 2019 regista aumento de 50% em relação à primeira edição
A Decor Hotel – feira profissional de projecto, construção, decoração, equipamentos, produtos e serviços para hotelaria, promovida pela Exposalão, começou em 2017, na altura, no Centro de Congressos de Lisboa, mas tem vindo a crescer de ano para ano ao mesmo ritmo do crescimento do turismo
SIL 2024 atribui prémios e distingue personalidade do ano
ERA: Venda de habitação nova cresce 36% nos primeiros 3 meses do ano
Álvaro Siza homenageado pelo Comité Internacional de Críticos de Arquitectura
Worx: Volume de investimento deverá manter-se em linha com o registado em 2023
Constructel adquire norte americana Verità
Nuno Sepúlveda assume presidência do CNIG
Zome lança serviço “inovador” de verificação de imóveis
Eficiência energética, BIM e construção metálica na agenda do 2º dia da Tektónica
Anjos Urban Palace é o novo projecto de reabilitação da EastBanc
Reynaers confirmada como parceira principal da ZAK World of Façades
A Decor Hotel – feira profissional de projecto, construção, decoração, equipamentos, produtos e serviços para hotelaria, promovida pela Exposalão, começou em 2017, na altura, no Centro de Congressos de Lisboa, mas tem vindo a crescer de ano para ano ao mesmo ritmo do crescimento do turismo. Para José Frazão, a feira deverá, cada vez mais, seguir as tendências do design e da moda, além de explorar os mercados internacionais
A Decor Hotel está apenas na 3ª edição e já se afirmou como umas das feiras mais importantes. Pode dizer-se que foi uma aposta ganha. Em perspectiva, como avalia estes anos?
Em jeito de avaliação das edições anteriores, podemos afirmar sem qualquer duvida que a primeira edição foi um sucesso, com uma grande receptividade por parte das empresas que fornecem e suportam o sector hoteleiro, e que aderiram de imediato à ideia de ter uma feira exclusivamente dedicada aos profissionais da hotelaria e similares. Com o crescimento do turismo a bater recordes, como pano de fundo. A 2.ª edição rumou a norte e cresceu substancialmente, quer em espaço quer em número de expositores. O sucesso da Decor Hotel deve-se às empresas expositoras, mas também ao trabalho de promoção junto dos hoteleiros, que reconheceram no evento uma oportunidade para acompanhar o seu negócio.
A 3ª edição, apresenta-se como a maior de sempre e reúne mais de 200 expositores num espaço de 10 500m2, o que representa um aumento de 50% face à primeira edição.
Fazendo uma atualização dos números à data de hoje quantos expositores são esperados?
A feira encontra-se fechada ao nível de expositores e iremos contar com cerca de 200, nacionais e internacionais.
Que novidades podemos contar em termos de iniciativas paralelas ou até de tipo de expositores?
Com o evoluir do mercado, o paradigma das feiras mudou e passou da mera mostra de produtos e serviços, para se tornar num verdadeiro confluir de novidades, inovações e partilha de conhecimentos. Nesse sentido, iremos ter diversos eventos paralelos no decorrer da feira, como seminários, workshops, entre outras actividades.
Para esta edição da Decor Hotel, optámos por organizar o programa em torno de três grandes temáticas dedicadas à Arquitectura, Hotelaria e Sessões Temáticas de produtos e inovações, para os três dias de feira, respectivamente. As actividades paralelas são promovidas pelas associações sectoriais e imprensa especializada, nomeadamente a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Associação KNX Portugal, Tecnohotel, Archinews, entre outras.
Relativamente aos expositores, podemos esperar exposições inovadoras, formas de apresentar os seus produtos e serviços nunca antes vistas e uma enorme interacção entre expositores nacionais e estrangeiros.
É expectável que a feira se mantenha na FIL, em Lisboa, ou irá continuar a alternar entre o Norte e o Sul?
Para a próxima edição temos previsto voltar ao Norte, podendo assim, chegar aos diferentes públicos dentro do mercado nacional.
Além de um espaço para potenciar negócios, já afirmou anteriormente que a Decor Hotel pretende, também, ser um “incubadora de tendências”.
Tendo em conta a sua experiência como perspectiva o sector hoteleiro nos próximos anos e de forma é que se irá reflectir nas próximas edições da feira?
É muito importante acompanhar o sector e a sua dinâmica. Não tenho duvidas que a procura exponencial pelo mercado português irá continuar, e com isto, o aumento de investimentos em empreendimentos turísticos. Deste modo é importante olhar para a Decor Hotel com a perspectiva de actualização de propostas seguindo as tendências do design e da moda, com vista à concretização de negócios.
Por outro lado, pretendemos dar a conhecer o potencial da feira nos mercados internacionais, que actualmente já compram aos nossos expositores. Vamos promover acções junto dos mercados externos, nomeadamente junto dos arquitectos e decoradores para visitarem a feira com o principal objectivo de fazer crescer o potencial da Decor Hotel que tem na base muitos fabricantes e criadores de soluções para o sector hoteleiro e similar.
Já há data para 2020?
Sim, já temos uma data, que será anunciada no encerramento desta edição.