Acervo de Carrilho da Graça incorporado na Casa da Arquitectura

Por a 11 de Fevereiro de 2020

O acervo de mais de 40 anos de actividade profissional do arquitecto João Luís Carrilho da Graça vai ser incorporado na Casa da Arquitectura, reforçando a dimensão nacional do Arquivo da instituição. A cerimónia de assinatura do Contrato de Depósito do Acervo vai decorrer no próximo dia 15 de Fevereiro, cuja obra será apresentada por Delfim Sardo.

“É um acervo muito completo que reflecte o trabalho qualitativo de um grande arquitecto, uma referência da arquitectura portuguesa e de dimensão internacional”, refere Nuno Sampaio, director-executivo da Casa da Arquitectura.

O acervo de Carrilho da Graça  contempla cerca de trezentos projectos, mais de uma centena dos quais tendo resultado de concursos públicos. Projectos como as Piscinas em Campo Maior (1982-1990), a Ponte sobre a Ribeira da Carpinteira na Covilhã (2003-2009) ou o Terminal de Cruzeiros em Lisboa (2010-2018) estão entre os muitos projectos executados em território nacional. Contudo, a obra mostra, ainda, alguns trabalhos realizados em países tão distintos como Espanha, França, Chipre, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria, Hungria, Finlândia, Egipto, Brasil e Estados Unidos da América.

Entre o conjunto do material incorporado é possível encontrar desenhos e escritos de Carrilho da Graça e dos seus colaboradores, mas também uma extensa colecção de maquetas que representam tanto as obras construídas, como algumas versões diferentes das que acabaram por ser executadas, ou até mesmo, em alguns casos, projetos que não chegaram a passar do papel.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *