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    Via Outlets com recorde de vendas pelo 3º ano consecutivo

    Os outlet premium Freeport Lisboa Fashion Outlet e Vila do Conde Porto Fashion Outlet superaram os seus objectivos de venda, e confirmam crescimento acelerado.

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    Os centros outlet premium Freeport Lisboa Fashion Outlet e Vila do Conde Porto Fashion Outlet “superaram os seus objectivos de venda, e confirmam 2019 como mais um ano de crescimento sustentado”, anuncia a empresa Via Outlets.

    Localizado às portas de Lisboa o Freeport teve a visita de mais de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2019, tendo as marcas ali presentes registado um crescimento das suas vendas de 20%. Um crescimento reflexo do projecto de remodelação e reposicionamento concluído em 2017. Desde então mais de 30 novas lojas foram abertas com marcas de grande prestígio internacional, 14 destas o ano passado. “Refira-se que algumas novas marcas escolheram o Freeport Lisboa Fashion Outlet para a abertura da sua primeira loja outlet em Portugal”, refere a empresa em comunicado. Entre estas estão o caso da Swarovski, Coach, Hackett ou Vans.

    Central na nova estratégia, a nova praça de restauração tornou-se um ex-libris, tendo contribuído para os bons resultados do centro, como o prova o crescimento de 26% a restauração, e para o objectivo maior o da experiência de compra. De acordo com os estudos realizados no último trimestre de 2019, 97% dos inquiridos recomenda a visita e 98% revela intenção de continuar a fazer compras do Freeport.

    A norte, o projecto de remodelação do Vila do Conde Porto Faschion Outlet começou só em 2019 ainda assim os resultados são visíveis quer ao nível das vendas, que registaram um crescimento de 7%, quer ao nível de visitantes, cerca de 5 milhões. Até setembro de 2020 deverão estar terminadas as obras que farão deste “um destino de compras de referência na região norte do país”. Também aqui a estratégia de reforço comercial resultou num mix de marcas “incomparável”, com o reforço de oito novas marcas entre elas a Adidas, Adolfo Dominguez, Hackett ou Scalpers.

    Outro dos pilares do projecto de reformulação é a renovação de toda a área de lazer e serviços. “A experiência de visita será elevada com uma intervenção na arquitectura interna do espaço, com especial impacto na zona de restauração, que, além do espaço renovado, irá receber uma oferta mais local e diferenciadora”, sublinha a Via Outlets.

    Ambos os centros da Via Outlets em Portugal tem beneficiado do turismo de compras, o qual tem sido estratégico com impacto no volume de vendas e na diversificação das nacionalidades extra-comunitárias. Em 2019 ambos os centros receberam mais de 100 nacionalidades, que presentaram mais de 20% do total de vendas. Brasil, França, Angola, Espanha e China posicionam-se no top 5 de clientes internacionais.
    A nível global o grupo apresentou um aumento de 8,4% nas vendas da ma
    rca que atingiram em 2019 1.16 mil milhões de euros. Os 11 centros, distribuídos por nove países europeus, tiveram um número de visita recorde com 32,3 milhões de visitantes em 2019.

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    Valle Flor Properties Collection lançam Campo Alegre 1024

    Em frente ao Jardim Botânico do Porto nasce mais um empreendimento com a chancela da Valle Flor Properties Collection. Privilegiando uma arquitectura contemporânea, com assinatura do arquitecto José Carvalho Araújo, o Campo Alegre 1024 coloca no mercado 30 apartamentos, duas moradias e duas penthouses. A gestão das vendas e marketing do projecto está a cargo da In Loco Investments

    O Campo Alegre 1024 é um empreendimento residencial com uma arquitectura contemporânea, que privilegia linhas rectas e sóbrias. O arquitecto José Carvalho Araújo assina este projecto residencial que compreende 30 apartamentos, com tipologias de T1 a T5, duas moradias e duas penthouses, que têm uma forte relação com os espaços exteriores e jardins circundantes.

    “O Campo Alegre 1024 emerge como um marco inovador na arquitectura residencial contemporânea do Porto, prometendo redefinir o conceito de habitação urbana ao integrar harmoniosamente design moderno e natureza”, sublinha nota da In Loco Investmens, responsável pela gestão de vendas e marketing de vários projectos da Valle Flor Properties Collection em Portugal, designadamente Conde da Ribeira e Casas de Santo Amaro, ambos em construção e ambos localizados em Alcântara.

    “O Campo Alegre 1024 foi concebido não apenas para atender às necessidades habitacionais, mas também para promover um estilo de vida saudável e equilibrado. Com áreas dedicadas ao convívio e relaxamento, este empreendimento será um verdadeiro lar para seus moradores,” afirma Vasco Champalimaud Jardim, responsável pela In Loco Investments.

    “Sobre o mercado residencial no Porto temos observado um crescimento sustentado e um aumento significativo na atractividade da cidade, tanto para compradores nacionais como internacionais. A localização privilegiada, a qualidade de vida e as boas infraestruturas continuam a ser factores que impulsionam a procura. Notamos uma tendência clara de valorização dos imóveis, especialmente nas zonas centrais e em algumas áreas emergentes, o que faz do Porto uma excelente oportunidade de investimento”, acrescenta Nuno Mourão, director de Marketing e Vendas da In Loco Investments.
    Sobre o time line do projecto a previsão é que a construção do Campo Alegre 1024 esteja concluída em Março de 2026.

    Especialização em projectos “off-plan”
    A In Loco Investments é uma empresa de mediação imobiliária especializada na promoção e comercialização de projectos off-plan. A empresa integra um grupo com actuação em várias áreas de negócio, sendo que, na parte de promoção imobiliária, especializamo-nos em projectos “off-plan”. “Contamos com uma carteira diversificada de projectos em andamento, todos localizados em zonas estratégicas. Para além do Campo Alegre 1024, destacaria projectos como o Alegria 25, em Lisboa, onde gerimos todo o projecto, o N9 Madrid, na Avenida de Madrid, também em Lisboa, e o Aldeamento Marinha Guincho, em Cascais, um empreendimento de luxo inserido numa localização única, junto ao Parque Natural de Sintra-Cascais, propriedade do nosso grupo empresarial. Estes projectos abrangem desde a reabilitação urbana até novos desenvolvimentos de raiz, sempre com o objectivo de criar valor acrescentado e contribuir para a requalificação das áreas onde actuamos”, conclui Nuno Mourão.

     

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    DB Schenker abre novo armazém de Contract Logistics em Benavente

    As novas instalações ocupam uma área total de 5.958,03 m², dos quais 5.627,44 m² de armazém e 330,59 m² dedicados a escritórios, e estão equipadas com seis cais de carga para agilizar as operações de carga e descarga

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    A DB Schenker inaugurou um novo armazém em Benavente, Portugal, que servirá a sua divisão de Contract Logistics na Península Ibérica. Estrategicamente localizado, com fácil acesso a várias autoestradas, o armazém está posicionado perto de ligações ideais para a distribuição no norte, sul e centro do país.

    As novas instalações ocupam uma área total de 5.958,03 m², dos quais 5.627,44 m² de armazém e 330,59 m² dedicados a escritórios, e estão equipadas com seis cais de carga para agilizar as operações de carga e descarga. Para além dos serviços logísticos tradicionais, este armazém oferece Serviços de Valor Acrescentado (VAS), que permitem soluções personalizadas e melhoradas de manuseamento de produtos para os clientes da DB Schenker.

    Em linha com o compromisso ambiental da DB Schenker, as instalações foram projectadas tendo em mente práticas sustentáveis e receberam a certificação BREEAM Excellent, um padrão globalmente reconhecido para a construção sustentável. Esta certificação destaca as iniciativas ecológicas incorporadas no projecto, incluindo a eficiência energética e as práticas de gestão de resíduos.

    “É crucial para a DB Schenker ter um armazém que atenda e exceda as expectativas dos nossos clientes para serviços de Contract Logistics. Estas novas instalações demonstram o nosso compromisso em fornecer soluções da mais alta qualidade que satisfaçam as suas necessidades em constante mudança de uma forma sustentável e eficiente”, destaca Matilde Torquemada, CEO da DB Schenker na Península Ibérica.

    Por sua vez, Gonzalo Garcia, head of contract logistics da DB Schenker na Península Ibérica, salientou a localização estratégica e as oportunidades de crescimento do novo armazém. “Escolhemos esta localização em Benavente para responder às necessidades dos nossos clientes de forma mais eficiente, uma vez que o nosso armazém anterior já não conseguia responder às suas crescentes exigências. Este novo armazém permite-nos expandir as nossas capacidades e fomentar o crescimento da nossa unidade de Contract Logistics, reforçando o nosso compromisso com os melhores serviços de logística”, afirma o responsável.

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    Worx reforça equipa de Agency

    Madalena Caçorino Dias reforça departamento de Agency da Worx Real Estate Consultants

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    Com formação em marketing e business management pelo ISCEM, em Lisboa, e um master of science – strategic business marketing and innovation pela Greenwich University of London, Madalena traz um sólido perfil de marketing e gestão empresarial.

    Tem desenvolvido, desde 2019, a sua carreira no sector comercial, destacando-se as suas posições como real estate sales manager, e, mais recentemente, como retail investment consultant. A diversidade da sua experiência em gestão comercial, no desenvolvimento de parcerias e no investimento em retalho, aliados à sua experiência e conhecimento do mercado internacional, fortalecem a sua compreensão do mercado e representam uma mais-valia para a equipa de Agency da WORX.

    Vamos fechar 2024 com uma performance histórica, com 67.000 metros quadrados colocados pela nossa equipa até à data de hoje, e estamos já a preparar o próximo ano, certos de que este reforço da equipa será muito importante para mantermos os nossos bons resultados no mercado de escritórios de Lisboa’’, afirma Pedro Rutkowski, CEO da Worx.

    “Junto-me com toda a motivação, nomeadamente, para trazer um forte posicionamento para a nossa equipa no sector de Retail/Prime Retail”, afirma, por sua vez, Madalena Caçorino Dias.

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    Andy Student Living Braga (foto de Lourenço Teixeira de Abreu (xxxi studio)

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    King Street e Alea anunciam investimento até 375 M€ em alojamento para estudantes

    A joint venture inicia a parceria com o desenvolvimento e operação de três activos, localizados em cidades universitárias “chave” de Portugal, nomeadamente, na Grande Lisboa e no Grande Porto

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    A King Street Capital Management (“King Street”), uma empresa de gestão global de investimentos, e a Alea Capital Partners (“Alea”), que se dedica à gestão de activos alternativos, anunciaram esta quinta-feira, dia 7 de Novembro, a criação de uma joint venture com o objectivo de investir até 375 milhões de euros em novos espaços de alojamento para estudantes, num total de mais de 3500 unidades.
    Focados em “acelerar a expansão da plataforma de build-to-rent” de soluções de alojamento alternativas da Alea, focada em alojamento para estudantes, a joint venture inicia a parceria com o desenvolvimento e operação de três activos, com uma área total de 36 mil m2, localizados em cidades universitárias “chave” de Portugal, nomeadamente, na Grande Lisboa e no Grande Porto.
    “Esta parceria está suportada na sólida experiência da Alea no desenvolvimento e operação e venda de projectos construídos especificamente para este fim”, referem as empresas em comunicado.
    “Os primeiros projectos sob esta Joint Venture deverão iniciar-se no início de 2025, focados nas principais cidades universitárias de Portugal. A parceria visa colmatar a lacuna estrutural existente no mercado de alojamento alternativo, oferecendo uma maior variedade de opções de habitação que atendam a diferentes necessidades e perfis, mantendo sempre o foco na qualidade e na vida em comunidade”, afirma Pedro Antunes, co-fundador da Alea.
    A Eastdil Secured, o banco de investimento global de imobiliário, actuou como consultora financeira exclusiva na formação desta parceria.
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    Bloco B Vista Mirear

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    Solyd coloca em comercialização Bloco B do ‘Vista Mirear’

    Segundo a promotora, mais de metade das unidades foram vendidas na fase de pré-lançamento. Este é o lançamento do quinto edifício residencial do projecto Mirear, junto ao Parque Urbano de Miraflores

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    A promotora imobiliária Solyd Property Developers colocou em comercialização o Bloco B do Vista Mirear, em Miraflores e no pré-lançamento mais de metade das unidades foram vendidas. Este é o lançamento do quinto edifício residencial do projecto Mirear, depois do Terraces Mirear, Blocos A e B, do Rio Mirear e Bloco A do Vista Mirear.

    Com assinatura de Paulo da Gama Arquitectos, o Vista Mirear apresenta uma arquitectura “elegante e contemporânea” que obedece a “exigentes critérios de sustentabilidade”, com recurso a soluções que “minimizam o impacto climático, promovem a utilização de materiais amigos do ambiente e a segurança de todos”.

    O Bloco B conta com 78 apartamentos de tipologias T2 a T5, áreas brutas privativas entre 101 e 271 m2 e inclui varandas com áreas entre 17 e 83m2. Oferece, ainda, cinco lojas, com áreas entre os 150 e os 475 m2 que incluem terraços entre 70 e 292 m2.

    Os espaços comuns incluem ginásio totalmente equipado, sala multiusos, átrio decorado, piscina exterior no último piso com vista desafogada para Monsanto e para o rio. O projecto conta com estacionamento subterrâneo para 211 veículos, incluindo pré-instalação para carregamento de veículos eléctricos, e 78 arrecadações privativas.

    O empreendimento Mirear encontra-se a apenas alguns minutos de Lisboa, junto ao Parque Urbano de Miraflores, servido por uma  rede de transportes e acessos rodoviários, está próximo de serviços e comércio, como escolas, farmácias, ginásios e serviços de saúde.

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    Plataforma Logística da Perafita com novo arrendatário

    A M7 Real Estate arrendou a Plataforma Logística da Perafita, um activo com cerca de 9.722 m2. A operação foi assessorada pela Savills 

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    O Departamento de Indústria & Logística da Savills concretizou o arrendamento da Plataforma Logística de Perafita, com cerca 9.722 m², que oferece características de última geração e uma localização privilegiada. A Savills actuou em representação da M7, proprietária deste activo logístico prime.

    “Esta nave logística prime é uma infraestrutura estratégica, capaz de responder aos mais exigentes requisitos do sector. Foi um privilégio participar na operação de arrendamento deste activo, que combina uma localização privilegiada e características técnicas de alto nível. A transacção foi concluída rapidamente, sem que o activo chegasse a estar devoluto, e temos a satisfação de contar com uma empresa de referência como inquilino. Agradecemos ao nosso cliente, M7, a oportunidade de, mais uma vez, comercializar um de seus activos de excelência”, refere Isabel Rocha, offices & investment Associate da Savills.

    A excelente localização, a apenas 11 km do centro do Porto, 8 km do porto de Leixões e a 5 km do Aeroporto, é uma das mais valias desta nave logística. A proximidade ao Porto de Leixões facilita o acesso a rotas de comércio internacionais, enquanto a ligação eficiente ao centro da cidade potencia a distribuição local. A plataforma logística está equipada, entre outros, com sistema de sprinklers contra incêndios, 20 cais de carga e 5 portões térreos, características que asseguram eficiência operacional, flexibilidade e segurança. As áreas sociais e de escritórios proporcionam um ambiente de trabalho confortável, enquanto a iluminação LED promove a eficiência energética.

    “Estamos extremamente satisfeitos com o arrendamento bem-sucedido da Plataforma Logística de Perafita. A localização estratégica deste activo, nas proximidades do centro do Porto e do Aeroporto, oferece uma conectividade ímpar tanto para operações logísticas internacionais quanto para a distribuição no mercado local, o que reforça o seu valor no sector. As características técnicas avançadas, como os cais de carga, o sistema de sprinklers e as soluções de eficiência energética, fazem deste imóvel uma solução de excelência para responder às exigências crescentes dos principais players logísticos. Esta operação destaca a crescente procura por espaços logísticos prime no mercado, e estamos confiantes de que este imóvel será um activo crucial para o sucesso do novo inquilino”, sublinha João Salema Garção, senior asset manager da M7.

     

     

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    Investimento de 4 M€ dá nova vida ao antigo Dolce Vita, em Miraflores

    “Com o conceito New Life Miraflores, bem no centro da sua vida, pretendemos transmitir a ideia de proximidade e conveniência, de um centro que não tem apenas lojas. (…) O rebranding para New Life Miraflores transmite, precisamente, o renascer deste centro comercial”, afirma André Pinto, administrador da INOGI Asset Management

    Cidália Lopes

    Aquele que foi o primeiro Dolce Vita em Portugal, ganhou uma vida nova, fruto de um investimento de quatro milhões de euros, sob gestão da INOGI Asset Management, numa obra de total remodelação do espaço que durou um ano e meio: novo layout das lojas; reformulação integral de todas as áreas comuns e equipamentos; colocação de uma nova fachada; criação de nova zona de restauração e de esplanada; reestruturação do parque de estacionamento.

    O New Life Miraflores tem agora 27 lojas, espaços preparados para coworking informal ou para estudo, dando resposta à grande comunidade escolar à volta do centro, várias lojas âncora como Pingo Doce, Parfois, Flying Tiger, Tiendanimal, entre outras.

    Ao nível da restauração passa a contar com restaurantes como, Noori Sushi, Sabor Gaúcho, Bifanas Vendas Novas, Jeronymo, assim como uma clínica Santa Madalena e um ginásio Element. De destacar, a abertura da primeira loja de moda FORTE Store na zona da Grande Lisboa.

    Segundo André Pinto, administrador da INOGI Asset Management, “com o conceito New Life Miraflores, bem no centro da sua vida, pretendemos transmitir a ideia de proximidade e conveniência, de um centro que não tem apenas lojas. Quem nos visita pode fazer compras, mas também praticar actividade física, assistir a eventos no novo ecrã gigante ou então participar nas diversas actividades de animação e culturais. A comunidade e as marcas que estão connosco perceberam o conceito, o que permitiu atingir os 100% de comercialização de lojas. O rebranding para New Life Miraflores transmite, precisamente, o renascer deste centro comercial”.

    A cultura e a responsabilidade social são, também, pontos fortes apontados pela administração do New Life Miraflores, traduzidos, por exemplo, na criação da Academia New Life que envolve dezenas de jovens locais que estudam música e que terão a oportunidade de fazer apresentações periódicas, ao vivo, no centro, promovendo assim o talento e cultura locais.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    Empreendimento em Guimarães 100% vendido em planta

    Distribuídos por quatro pisos habitacionais, o empreendimento é composto por 27 fracções. A conclusão da obra está prevista para o final de 2025

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    Arrancaram os trabalhos de construção do empreendimento Legacy – Pure Design, o novo empreendimento do centro da cidade de Guimarães, e já não há fracções disponíveis. Promovido pela Meteoric Global Capitals, a arquitectura é da Planomais e a comercialização da Dipe real estate.

    Distribuídos por quatro pisos habitacionais, o empreendimento é composto por 27 fracções. A conclusão da obra está prevista para o final de 2025.

    Para Diogo Baptista Antunes, CEO da Dipe Real Estate, o Legacy – Pure Design apresenta “um conceito de habitação diferenciado e preparado para as exigências do estilo de vida contemporâneo”.

    O responsável da imobiliária vimaranense revela que o empreendimento passou da ideia ao papel através do serviço de consultoria da Dipe. “Foi realizado um trabalho de análise através do qual identificámos uma carência no mercado e definimos um conceito adaptado à localização e direcionado para as necessidades do público-alvo. Procurámos criar um conceito atractivo para investidores imobiliários que procuram um produto para colocar no mercado de arrendamento, com baixos custos de manutenção, eficiência energética e um programa de valor acrescentado. A rápida absorção de todas as fracções, curiosamente na sua totalidade por clientes compradores nacionais, demonstra a qualidade e exatidão do trabalho realizado”, afirmou.

    Por sua vez, Jorge Araújo, arquitecto do gabinete Planomais Arquitectura realça o “projecto ímpar” na cidade de Guimarães, com “um design sublime e soluções tecnológicas e arquitetónicas inovadoras, com um programa personalizado, que vai muito além da habitação e que responde às exigências do estilo de vida moderno”.

    Localizado na freguesia de Creixomil, o Legacy dispõe de “óptima” exposição solar e vistas para a Montanha da Penha e para o centro da cidade, foyer, ginásio, espaço de treino exterior, sala de reuniões e coworking, zona de meditação e ioga e, ainda, um posto de lavagem e estacionamento de bicicletas.

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    Berkshire Hathaway expande-se para Porto e Braga

    A expansão para norte é impulsionada pelo crescimento do mercado imobiliário no Porto e Braga. Para César Santos, CEO da da imobiliária a previsão de descida das taxas de juro na zona euro e o aumento dos rendimentos disponíveis deverá facilitar ainda mais a actividade no sector imobiliário até 2025

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    A Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal, agência imobiliária especializada em imóveis de luxo, reforça a sua presença no território nacional com a expansão das suas operações no norte do país, nomeadamente nas áreas de Porto e Braga, regiões que têm registado um crescente interesse por parte de investidores nacionais e internacionais.

    A expansão da BHHS Atlantic Portugal ocorre num contexto de crescimento sustentável do mercado imobiliário no Porto, onde o preço médio por metro quadrado ronda os 3.600€, com áreas de prestígio, como a Foz do Douro, a atingirem os 4.200€/m². Este valor médio representa uma subida de 7,5% face ao ano anterior. O aumento contínuo da valorização dos imóveis, impulsionado pela forte procura internacional, demonstra o apelo da cidade como destino para quem procura investir em Portugal. Braga, por sua vez, registou um crescimento de 8,6% no último ano, com o preço médio dos imóveis a situar-se agora em 1.644€/m². A cidade tem vindo a captar cada vez mais a atenção de investidores e residentes, que procuram uma excelente qualidade de vida a preços ainda competitivos.

    “Estamos muito entusiasmados por expandir a presença no mercado português, mais especificamente nestas duas cidades-chave do Norte, Porto e Braga”, refere César Santos, proprietário e CEO da Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal. “Os investidores norte-americanos, responsáveis por 67% do investimento estrangeiro no imobiliário em Portugal, têm encontrado um refúgio seguro no país, atraídos pela calma e segurança que Portugal oferece. Esta tendência reflecte-se particularmente no Porto, que se tem tornado um destino de eleição para expatriados. Braga é procurada sobretudo por investidores ou residentes pela sua excelente qualidade de vida. A previsão de descida das taxas de juro na zona euro, juntamente com o aumento dos rendimentos disponíveis, deverá facilitar ainda mais a actividade no sector imobiliário até 2025”, refere César Santos.

    A Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal está presente em Portugal desde 2021, onde se estabeleceu como um dos principais players no sector. Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário de luxo, a Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal conta com um grande portfólio de propriedade exclusivas em algumas das zonas de maior procura (como a região de Sintra, Cascais, Lisboa, Porto, Comporta e Algarve) para quem pretende investir ou residir em Portugal. A empresa disponibiliza ainda serviços de mediação imobiliária, de análise de mercado, diagnóstico, promoção, consultoria, concierge e relocation e todo um conjunto de oferta de serviços dirigidos a clientes com interesse no mercado português de imobiliário de luxo.

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    “Future of Work Survey”: Escritórios voltam a assumir um papel central no trabalho

    Novo estudo da JLL sobre o futuro do trabalho confirma clima de maior optimismo no mercado imobiliário corporativo (CRE), com dois terços dos líderes empresariais globais a prever o reforço do investimento neste sector. Tendência de regresso ao trabalho presencial será reforçada

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    Apesar dos desafios que continuam a marcar o ambiente económico e o mercado imobiliário comercial, a esmagadora maioria dos líderes empresariais globais mostra-se optimista quanto ao futuro, com dois terços dos participantes do estudo “Future of Work Survey” a prever aumentar o orçamento disponível para investir em imobiliário corporativo (CRE) até 2030. Realizado a partir de inquéritos a 2.300 líderes empresariais globais, o estudo analisa a evolução do mercado laboral, desvendando as principais prioridades, desafios e estratégias no sector do imobiliário corporativo.

    O crescimento das receitas através da expansão e de fusões e aquisições (57%), a atracção e a retenção de talento (53%) e majorar a eficiência organizacional (54%) encabeçam as prioridades dos líderes empresariais para os próximos cinco anos. Além disso, 64% dos líderes esperam aumentar e reequilibrar o número de colaboradores até 2030, numa tentativa de recrutar as competências certas para o futuro.

    Contudo, para equilibrar o crescimento das receitas através da captação de talentos com o aumento da sua eficiência operacional, os líderes terão de reavaliar o papel dos seus escritórios enquanto espaços que permitam aos seus colaboradores alcançar o seu melhor desempenho.

    A tendência de regresso ao trabalho presencial que se vem fortalecendo desde 2022 tem contribuído para reforçar as expectativas dos inquiridos em relação ao aumento da utilização dos espaços de escritório (62%), levando a que mais de metade dos líderes planeiem expandir a área total ocupada pelas suas organizações nos próximos cinco anos.

    Ainda que aparentemente o modelo híbrido tenha vindo para ficar, nos últimos dois anos o escritório voltou a assumir um papel central no trabalho. Actualmente, 44% das organizações são consideradas “defensoras do escritório”, pretendendo que os colaboradores estejam no local de trabalho cinco dias por semana, um aumento em relação a 2022, quando apenas 34% dos funcionários trabalhavam a tempo inteiro no escritório. No presente, 85% das empresas adoptam uma política que exige pelo menos três dias de presença no escritório por semana, e 43% esperam que o número de dias no escritório aumente até 2030.

    Globalmente, o trabalho híbrido é mais comum em grandes organizações na região EMEA, onde os modelos de trabalho híbridos são encarados como uma componente essencial da proposta de valor para os colaboradores, sobretudo em sectores de actividade como o e- commerce, energia e energias renováveis, tecnologia e ciências da vida. Em contrapartida, os mais adeptos do trabalho exclusivamente no escritório tendem a ser pequenas e médias empresas sedeadas nas regiões da APAC ou das Américas, e que actuam em áreas como a saúde, retalho e indústria transformadora. No entanto, para além destas grandes tendências, a realidade é frequentemente mais complexa, com vários estilos de trabalho a coexistirem dentro de muitas organizações.

    Imobiliário corporativo como gerador de valor e agente da transformação empresarial

    O estudo mostra ainda que os líderes empresariais reconhecem no imobiliário corporativo potencial para acrescentar valor às suas organizações, contribuindo para impulsionar o crescimento dos negócios (41%), promover a eficiência organizacional (38%) e reduzir custos operacionais (37%), com ênfase em factores ambientais, sociais e de governação (ESG), especialmente na EMEA.

    As expectativas variam e exigem agilidade nas funções ligadas à gestão do imobiliário corporativo, sendo essencial demonstrar valor e reforçar a colaboração com a direcção. A tecnologia e a IA são vistas como fundamentais, prevendo-se que 70% das actividades ligadas ao imobiliário corporativo sejam apoiadas por ferramentas de Inteligência Artificial (IA) até 2030. A automatização permitirá foco em tarefas estratégicas, enquanto outsourcing será utilizado para projectos especializados.

    “Os resultados do inquérito de 2024 revelam que o mercado de trabalho está a passar por uma transformação significativa a nível global, impactado pelo reforço da tendência da obrigatoriedade do trabalho presencial. A maioria (62%) das organizações prevê um aumento na utilização dos espaços de trabalho, acreditando que o regresso aos escritórios impacta o crescimento do negócio e a eficiência organizacional; enquanto 44% dos líderes inquiridos se assumem “defensores do escritório” e revelando que gostariam de ter os seus colaboradores cinco dias por semana nos escritórios. Este é um movimento complexo, que também verificamos em Portugal, e que não agrada a muitos colaboradores, no qual modelos híbridos cada vez menos flexíveis coexistem com modelos presenciais, variando conforme a região, a dimensão e o sector da organização”, salienta Caetano de Bragança, head of consulting JLL.

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