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    Arqº Pedro Ressano Garcia

    Arquitectura

    Pedro Ressano Garcia: “Estamos a viver uma revolução cultural”

    O arquitecto falou ao CONSTRUIR sobre o projecto SOS Climate Waterfront e sobre as transformações sociais que se irão acentuar com a pandemia

    Cidália Lopes

    Arqº Pedro Ressano Garcia

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    Pedro Ressano Garcia: “Estamos a viver uma revolução cultural”

    O arquitecto falou ao CONSTRUIR sobre o projecto SOS Climate Waterfront e sobre as transformações sociais que se irão acentuar com a pandemia

    Cidália Lopes
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    O projecto SOS Climate Waterfront trabalha em simultâneo com cinco cidades europeias e todas com um denominador comum: a proximidade ao Mar e os desafios que enfrentam com as alterações climáticas. Apesar de conscientes destas mudanças, verifica-se que Portugal nem sempre tem tomado as melhores opções estratégicas em termos de projectos junto aos estuários

    Arqº Pedro Ressano Garcia
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    Pedro Ressano Garcia, arquitecto, professor e investigador, fala ao CONSTRUIR sobre o projecto europeu onde está envolvido e de que forma Portugal pode apreender com visão de outras cidades costeiras. E ainda as transformações sociais e culturais que se irão acentuar com a pandemia

    O que mudou nas últimas décadas?
    Em várias regiões costeiras do país, tomei conhecimento da maneira como as gerações anteriores construíram em lugares afastados da costa por temerem tempestades e maremotos. Este conhecimento foi sendo sedimentado ao longo dos tempos, transmitido de geração em geração e continha a sabedoria da experiência da comunidade que sabia lidar com a natureza. Quando surgiram grupos que desconhecendo a condição do lugar construíram junto à costa, na cota baixa em lugares vulneráveis iniciaram uma alteração profunda da maneira como lidamos com a linha de costa. O esquecimento ou a ignorância conduziram a grandes alterações a partir da década de 1960, alavancado na de 1970 e tornando mais expressivo nas últimas décadas.

    “Entre os nossos parceiros europeus partilhamos informação sobre experiências urbanas que desenvolvem o quarteirão ideal. É uma solução que conjuga sustentabilidade ambiental e social”

     

    Como será a Costa Portuguesa dentro de algumas décadas?
    A costa portuguesa se seguir a tendência de outros países tenderá para aquilo que o Eric Van Hooydonk escreveu no seu livro soft values e que reúne um consenso junto de outros autores sobre a valorização dos soft edges, ou seja uma linha de costa que não procura betonar e controlar a natureza mas dialogar e negociar com as suas forças. A solução soft edge dá prova de ser mais eficaz, mais resiliente e menos dispendioso. O diálogo e a negociação implica um conhecimento dos parâmetros climáticos e uma previsão das suas alterações. Actualmente regista-se uma maior definição na separação de zonas naturais e artificiais. Nas zonas naturais haverá investimento na sua renaturalização enquanto nas artificiais haverá discussão sobre a sua protecção ou abandono.

    Que erros ainda se cometem actualmente quando falamos de frentes ribeirinhas?
    O conhecimento requer tempo e ponderação, alguns investidores menos esclarecidos, com pressa procuram realizar investimento para obter mais valias rapidamente. Este grupo de investidores inclui públicos e privados, colectivos ou individuais pelo que não há os bons e os maus, apenas os mais esclarecidos e os menos. É fundamental investir na divulgação do conhecimento dos riscos associados a determinadas práticas. Nos últimos anos proliferam as novas construções junto à água, aldeamentos turísticos, habitação colectiva e equipamentos (hospitais, museus, etc.). Em desenvolvimento há novos projectos (aeroporto, condomínios, hotéis, etc.) que perpetuam a cultura do betão e do controle da natureza negligenciando as boas práticas europeias.

    Numa conferência falou que a própria tecnologia hoje em dia permite arriscar em determinados projectos. aquilo a que chamou “arrogância técnica”. Que consequências podem estas escolhas vir a ter no futuro?
    A modernidade valorizou a capacidade da civilização dominar a natureza, a tecnologia garantiu a sua eficácia e contagiou a cultura dominante. Há uma grande percentagem de decisores que acredita na modernidade e na consequente capacidade de controlar a natureza. A partir do século XXI houve uma crescente tendência em vários grupos que questiona essa controle, duvida da sua eficácia e desperta os mais jovens para a fragilidade desse domínio. A percepção que o homem não domina a natureza tem crescido exponencialmente entre os jovens adultos que começam a desconfiar dos mais velhos, na maneira como devoram os recursos naturais, o ritmo a que se perde biodiversidade e o estado em que lhes entregam o planeta.

    Verificamos que os nossos antepassados construíram alguns projectos resilientes na frente ribeirinha utilizando a tecnologia que tinham disponível. Em Lisboa, por exemplo, temos a baixa pombalina, as gares marítimas de Alcântara e da Rocha de Conde d’Óbidos e a central Tejo, já pensou o que tem de comum?

    Todas utilizaram técnicas inteligentes, que têm resistido ao tempo; as fundações dos edifícios da Baixa adoptaram uma tecnologia adaptada às águas subterrâneas, no piso térreo são utilizados materiais resistentes à água, modelo semelhante das gares e da central Tejo. Não existem caves, nem dependem de mecanismos eléctricos para prevenir inundações. Adoptaram soluções técnicas na escolha dos materiais, na geometria e opções de projecto que não dependem de soluções técnicas para controlar eventos naturais. São soluções sábias, adaptadas e resilientes.

    As frentes ribeirinhas são zonas vulneráveis, pelo que os projectos devem ser ligeiros e imprimir uma pegada leve. A leveza influencia a escolha dos materiais, a geometria e a densidade dos projectos. Actualmente, temos tecnologia para proceder a grandes transformações no território ribeirinho, construir em altura e subterrâneos, reconduzir águas, controlar o nível freático, as tempestades e as marés extremas porém as alterações climáticas demonstram que os cálculos são tímidos, os eventos climáticos extremos são mais frequentes e o aumento do ritmo de catástrofes tem sido exponencial nos últimos sete anos. Alguns projectos colocam as comunidades numa situação precária. O ambiente edificado é danificado, não resiste porque não está adaptado. Tem pouca resiliência.

    Plataforma Tejo: projecto propõe terraços ajardinados sobre a linha de comboio, ligando a cidade e o rio, o jardim (junto ao MNAA) e a doca de Alcântara gerando um espaço público contemporâneo e sustentável. Recebeu o Prémio Pancho Guedes de Arquitectura


    Quando se pensa em projectos na frente ribeirinha há fazer um planeamento a vários anos e em várias vertentes. No que diz respeito a projectos urbanísticos e imobiliários que continuam a surgir junto ao rio, seja aqui em Lisboa, seja em qualquer cidade ou vila próxima da zona costeira considera que os mesmos não estão a ser bem acautelados?
    O trabalho que temos vindo a desenvolver com os nossos parceiros europeus reúne experiências de várias realidades culturais e geográficas. Valorizamos soluções implementadas e lançamos ideias e visões a perseguir no futuro. O nosso trabalho não implica denunciar, nem sermos activista, somos investigadores com conhecimento e procuramos divulgá-lo a um público mais alargado para que seja útil às cidades europeias. Procuramos inspirar as próximas gerações. Temos um horizonte temporal distinto dos ciclos eleitorais, pensamos em décadas. Na nossa investigação partimos do pressuposto que ninguém conhece o futuro, para o imaginar relacionamos parâmetros, recolhemos dados e comparamos. O nosso estudo centra-se em cinco cidades europeias, Estocolmo, Gdansk, Tessalónica, Roma e Lisboa, localizadas no Mar Báltico, Mar Egeu, Mar Mediterrâneo e oceano Atlântico cobrimos as várias realidades na Europa.
    Entre os nossos parceiros europeus surgiu alguma perplexidade sobre os edifícios mais recentes na zona de Lisboa, localizados junto ao estuário, onde as opções de projecto negligenciam o conhecimento acumulado pelas boas práticas. Lisboa nos últimos dez anos fez pior que outras cidades. Em Espanha por exemplo, está proibida a implantação de hotéis sobre antigos terrenos portuários desde o início do século XXI. É fácil perceber que qualquer investidor hoteleiro tenha enorme apetência por locais junto à água no centro da cidade. Vale a pena reflectir porque razão Espanha tomou esta opção enquanto Lisboa aprovou a construção em Belém de um novo hotel inaugurado em 2010.

    Na nossa opinião há vários agentes, projectistas, investidores, decisores políticos que optam por dar continuidade ao pensamento dominante do século XX, juntos procuram manter-se numa zona de conforto e num tempo passado onde a natureza não se manifestava de maneira tão expressiva, colocando desafios novos, que exigem a adaptação a novos padrões.

    Ou de que forma este tipo de projectos, pela sua proximidade ao mar, terão que ser diferentes?
    Para os projectos se adaptarem e resistirem às alterações climáticas terá de haver maior definição na caracterização de zonas naturais onde se promove a diversidade e a protecção dos sistemas ecológicos e se combate a perda da biodiversidade das zonas urbanizadas. Nas zonas naturais haverá investimento na sua renaturalização enquanto nas artificiais haverá discussão sobre a sua protecção ou abandono.

    “As soluções para enfrentar as alterações climáticas no século XXI contrariam a hipótese do novo aeroporto do Montijo que persegue uma estratégia desactualizada”

     

    Tendo em conta o trabalho desenvolvimento pela SOS Climate Waterfront que acções têm sido tomadas para minimizar o impacto das alterações climáticas?
    A equipa transdisciplinar internacional reflectiu e procurou conhecer as últimas estratégias implementadas na área metropolitana de Lisboa. Em traços gerais uma das grandes potencialidades é continuar a descontaminação do estuário, promovendo a biodiversidade, a captação de CO2 e regeneração da qualidade do ar. A protecção das cheias e ampliação das zonas inundáveis é um dos factores determinantes a considerar na ocupação do território.

    As soluções para enfrentar as alterações climáticas no século XXI contrariam a hipótese do novo aeroporto do Montijo que persegue uma estratégia desactualizada. Quando vários agentes estão implicados na redução de emissões CO2, protecção ecológica, redução da pegada e descarbonização esta iniciativa é desajustada do tempo presente.

    Nos próximos anos vamos assistir à expansão de corredores ecológicos existentes, à criação de novas infraestruturas em simbiose com a natureza sobre zonas industriais e da regeneração da natureza em ambientes urbanos.

    De que forma pode a arquitectura contribuir?
    A arquitectura pode actualizar-se. No século XX o gosto dominante valorizou grandes envidraçados, muita luz e espaços rasgados pela transparência com o exterior. No século XXI dominam soluções inteligentes de baixo consumo energético, equilíbrio térmico passivo e materiais ecológicos. As coberturas verdes, terraços ajardinados, fachadas verdes e o revestimento integral de edifícios com isolamento térmico são algumas soluções que deverão ser integradas nos futuros planos municipais e que neste momento enfrentam um bloqueio por parte das instituições responsáveis que se regem por legislação desactualizada. A contemporaneidade assiste a uma nova estética, uma nova sensibilidade para a arquitectura, onde surgem estruturas não lineares, geradoras de sensações de equilíbrio precário, complexo, aleatório, valorizando geometrias sobrepostas e ambientes de mutação flexível.

    “Hsinta Ecological Powerplant”(Taiwan) – Proposta vencedora do prémio de mérito no concurso internacional para a central eléctrica do futuro propondo a coexistência da nova central a gás natural com as energias renováveis, as actividades humanas, da comunidade local, e a protexção ambiental

     

    A pandemia obrigou a uma reflexão, um momento de introspecção”

    Quanto à actual situação que se está a viver de isolamento social devido à pandemia que alterações considera que irá acontecer no panorama da arquitectura?
    As crónicas dos historiadores dão-nos a conhecer que as gerações anteriores enfrentaram situações semelhantes. Pandemias, guerras ou catástrofes naturais levaram ao isolamento social. Não é uma novidade em termos históricos, é novidade apenas para a nossa geração. Qual a diferença entre nós e os nossos antepassados?  Antes de mais, o espaço da habitação era partilhado. As comunidades partilharam o espaço das suas habitações em grupos alargados e em famílias transgeracionais. Os mosteiros e conventos tinham uma percentagem significativa da população, as vilas operárias albergavam grupos com forte sentido de comunidade. O pátio era o espaço exterior usado pelos vizinhos. Refiro vários exemplos para tentar perceber o que mudou nas ultimas décadas.

    No momento presente, regista-se um aumento do número de núcleos menores; cerca de 1/3 dos portugueses não tem filhos, 1/3 tem um filho, 2/3 dos casais separam-se, surgiu a designação de família uniparental sem filhos, as unidades de habitação tem vindo a ajustar-se ao estilo de vida assente no indivíduo.

    Em termos históricos nunca houve tanta gente a viver sozinha. O isolamento é mais sentido no indivíduo do que nos grupos. O isolamento é mais duro num apartamento do prédio do que numa moradia com terreno à volta ou numa habitação voltada para o pátio como em Alfama. O que vai acontecer é sempre distinto do que imaginamos no entanto é provável que cresça o interesse por soluções que permitam ao indivíduo relacionar-se com um grupo mais alargado mantendo as devidas distâncias.

    A pandemia obrigou a uma reflexão, um momento de introspecção. As emissões de CO2 baixaram, o hiperconsumo congelou, o tempo desacelerou. Cada indivíduo reage de maneira diferente quando se olha demoradamente ao espelho. Para muitos o isolamento vem abrir os olhos e relançar prioridades, relativamente à velocidade acelerada e ao consumo desenfreado. Na minha opinião é imprevisível o que vai acontecer porque depende de muitos parâmetros mas colectivamente estamos a viver uma revolução cultural.

    O simples acto de se relacionar com um determinado lugar ou espaço para depois se partir para o desenho está limitado. De que forma poderá, ou não, reflectir-se no projecto?
    As ferramentas digitais permitem a partilha de informação e estabelecer relações independentes do espaço e do tempo. A nossa condição física, relacionada com o espaço e o tempo, tem actualmente um acréscimo, a nossa dimensão digital. É uma condição que está relacionada com o espaço do fluxo e um tempo maleável. Refiro acréscimo porque não se trata de uma substituição mas de uma dimensão complementar. As gerações que cresceram com o digital procuram uma aproximação entre as duas e estão mais interessados em cuidar da sua condição física, alimentação saudável, a prática do desporto e desfrutar das suas relações sociais. A arquitectura sendo a mais material das artes tem um peso imenso. Os edifícios pesam toneladas e a arquitectura é imóvel. A cultura do século XXI valoriza o espaço fluido, flexível, que utiliza materiais leves e mutantes. O projecto deve incluir estas componentes para servir o cliente, o investidor, o utilizador.

    Além das inevitáveis alterações ao nível das relações humanas, as próprias habitações são hoje um desafio pela necessidade de passarem a ser, também, o nosso local de trabalho. Neste sentido, e enquanto arquitecto, pensa numa forma diferente de projectar as nossas casas pós Covid-19?
    Na minha opinião, a pandemia irá proporcionar uma aceleração de transformação da sociedade. As tendências que se tinham vindo a sentir vão aumentar exponencialmente. Colectivamente, as pessoas verificaram que é possível realizar várias iniciativas sem sair de casa. As reuniões online funcionam e muitos serviços permanecem operativos.

    As novas gerações valorizam a utilização da propriedade, dos transportes, dos bens de consumo em vez da sua aquisição e manutenção. A partilha de bens comuns regista um crescimento exponencial, neste sentido os espaços de co-working e habitação comunitária seguem a tendência.

    Neste contexto, a qualidade da oferta continua a ser determinada por mais factores; a localização, o ambiente do bairro, a qualidade dos espaços públicos exteriores, a diversidade da população, etc.

    Entre os nossos parceiros europeus partilhamos informação sobre experiências urbanas que desenvolvem o quarteirão ideal. É uma solução que conjuga sustentabilidade ambiental e social. Faz a sua própria gestão energética, reciclagem de lixos, produção alimentar, tem espaços exteriores de convívio privado e público.

    Vivo no centro histórico da cidade, há vizinhos a desenvolver pequenas hortas, a criar galinhas, a gerar a sua própria energia. Num futuro próximo haverá mais pessoas a produzirem alimentos biológicos, a produzir a sua própria energia e a proceder à troca directa com os vizinhos. A partilha do meio de transporte, de informação online e de produção de energia conduz a uma autonomia relativamente a custos associados com as empresas energéticas e os impostos para o estado. A libertação destes custos se estiver associada a uma crítica ao hiperconsumo permite níveis de liberdade individual absolutamente inovadores. Na minha opinião a arquitectura irá acompanhar esta tendência.

    “(…) a pandemia irá proporcionar uma aceleração de transformação da sociedade. As tendências que se tinham vindo a sentir vão aumentar exponencialmente”

     

    E os espaços de trabalho poderão ser pensados de forma diferente?
    O espaço de trabalho tende a ser o ecrã. O computador pessoal é um instrumento mas a criatividade humana utiliza vários instrumentos para se desenvolver. O trabalho em equipa tem vindo a testar a utilização de vários instrumentos mas a relação entre humanos permanece uma enorme fonte de energia e criação. O espaço e o tempo de trabalho gozam da fluidez do espaço do fluxo e da sua flexibilidade temporal, oferecem a realidade virtual e a realidade aumentada. Nos últimos anos tive a experiência de viajar para os vários continentes, mantendo uma relação profissional continua com os meus clientes. A ligação à internet exibida no ecrã gera uma existência quase omnipresente, liberta do espaço geográfico e do tempo de fuso-horário onde está o corpo. Isto tem aspectos positivos e negativos. A experiência da realidade física e temporal torna-se cada vez mais uma opção e deixa de ser uma condição. Resta a cada indivíduo escolher o que convém à sua própria vida.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    Estádio – ISMAI (Obra premiada em 2017)

    Arquitectura

    APJAR lança catálogo da 1ª edição do Prémio

    A iniciativa tem lugar a 14 de Outubro no Estádio do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), que foi Prémio João Álvaro Rocha em 2017. Entretanto, é inaugurado, a 7 de Outubro, o Mapa das Obras de João Álvaro Rocha, cujo percurso tem início no antigo escritório do arquitecto

    CONSTRUIR

    No seguimento do Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha, a Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha (APJAR), lança, no próxima dia 14 de Outubro, o catálogo da sua primeira edição. A iniciativa tem lugar no Estádio do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), que foi Prémio João Álvaro Rocha em 2017 dos autores de Luís Pinheiro Loureiro e José Manuel Loureiro, 

    O catálogo regista todas as obras a concurso, evidenciando as distinguidas com o Prémio em 2017 (ISMAI – Estádio) e a Menção Honrosa de 2019 (SISMA – Unidade Industrial da Maia), com edição bilingue, em português e inglês. As fotografias são da autoria de Marta Ferreira, discípula do fotógrafo, Luís Ferreira Alves, (1938-2022).

    O Prémio, não pecuniário e com periodicidade bienal, destina-se à “valorização, reconhecimento e promoção” de edificações e espaços públicos, localizados no Município da Maia, que se destaquem não só pela sua “qualidade arquitectónica e urbanística”, mas sobretudo pela sua “função social, cultural e inserção urbana”, sendo dado por isso relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra.

    A Câmara Municipal da Maia atribuiu o nome do arquitecto João Álvaro Rocha, falecido em 2014, ao Prémio Municipal de Arquitectura como “reconhecimento” do seu trabalho em prol da “qualidade” da arquitectura e do urbanismo, uma parte significativa realizada no concelho da Maia, e com o objectivo da integridade e autenticidade da sua obra servir como referência ao Prémio.

    Entretanto, a Associação inaugura, a 7 de Outubro, o Mapa das Obras de João Álvaro Rocha, cujo percurso tem início no antigo escritório do arquitecto que preserva, ainda hoje, o ambiente de trabalho no qual as suas obras foram pensadas e desenhadas.

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    Vencedor do Prémio Fernando Távora conhecido a 2 de Outubro

    A cerimónia, que terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, integra o programa das comemorações do centenário de nascimento do arquitecto e inclui uma conferência pelo fotógrafo Duarte Belo com o título “Ininterrupta Viagem”

    CONSTRUIR

    A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) anuncia na próxima segunda-feira, dia 2 de Outubro, o vencedor da 19ª edição do Prémio Fernando Távora. A cerimónia, que terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, integra o programa das comemorações do centenário de nascimento do arquitecto e inclui uma conferência pelo fotógrafo Duarte Belo com o título “Ininterrupta Viagem”.

    Organizado desde 2005 pela OASRN, o Prémio Fernando Távora dirige-se a todos os arquitectos inscritos na Ordem dos Arquitectos e consiste na atribuição de uma bolsa de viagem, no valor de seis mil euros, destinada à melhor proposta de viagem de investigação, seleccionada por um júri nomeado todos os anos para o efeito.

    Desta forma, pretende-se “perpetuar a memória de Távora, valorizando a importante contribuição da viagem e do contacto directo com outras realidades na formação da cultura do arquitecto enquanto profissional”.

    Nesta edição, o júri é constituído pelo Ricardo Pais, ator e encenador, Andrea Soutinho, indicada pela Fundação Instituto Marques da Silva, Ana Vieira, indicada pela Casa da Arquitectura, Susana Ventura, em representação da OASRN e, também, por Maria José Távora, designada pela família do arquitecto Fernando Távora.

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    Publituris Hotelaria e CONSTRUIR organizam ‘Hotels & Architects Suppliers’ a 3 de Outubro

    Durante este evento são promovidas reuniões ‘one-to-one’ entre os hoteleiros e os representantes de várias marcas e produtos com o intuito de criar parcerias, apresentar serviços e soluções e alargar a rede de networking

    CONSTRUIR

    A revista PUBLITURIS HOTELARIA e o jornal CONSTRUIR e revista TRAÇO (publicações do grupo WORKMEDIA) alargaram o âmbito do Hotels & Suppliers, com a 7.ª edição a englobar a arquitetura, passando, assim, a denominar-se Hotels | Architects | Suppliers (HAS).

    Neste evento, a realizar no dia 3 de Outubro (terça-feira) no Hotel Mélia Aeroporto, a PUBLITURIS HOTELARIA e o jornal CONSTRUIR e revista Traço pretendem, por um lado, juntar os sectores da arquitectura e hotelaria, que se interligam em vários momentos e, por outro, possibilitar o encontro entre equipas de compras e operação, destes sectores, e as empresas fornecedoras em Portugal.

    Durante este evento são promovidas reuniões ‘one-to-one’ entre os hoteleiros e os representantes de várias marcas e produtos com o intuito de criar parcerias, apresentar serviços e soluções e alargar a rede de networking.

    Nesta 7.ª edição do agora Hotels | Architects | Suppliers (HAS), marcarão presença 45 empresas fornecedoras:

    Jung
    Saint-Gobain
    Laser Build
    Danosa
    Sika
    Morgado & Ca
    Delabie
    Otis
    Interfer
    Revigrés
    SCP Pool
    Systemair
    Heliroma
    Investwood
    DK Flooring
    House Frame
    France Air
    J. Pinto Leitão
    Azulima
    VM Zinc
    Soprema
    Aron Light
    Oli
    Galécia
    Lusomatec
    Tons de Pedra
    Grohe
    Grupo GM
    Ledvance
    Intergrau
    Roca
    ODD
    Miele
    Jacobs Douwe Egberts
    Bindopor
    Gergran|Délifrance
    Comopi|Unissima
    NSContract
    Fagor Professional
    Epoca
    Listor|Pantim
    Dinamic
    Laskasas
    La Redoute
    Serlima

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    Tom Dixon apresenta novas criações em Lisboa

    O designer britânico esteve de visita a Portugal para apresentar a exposição concebida pela Area, em Lisboa. São mais de uma centena de peças que se manterão em exposição nas instalações da Area até final de Outubro

    CONSTRUIR

    O irreverente designer industrial britânico Tom Dixon, conhecido mundialmente pelas suas peças e colecções de iluminação, mobiliário e acessórios, esteve de visita a Lisboa durante dois dias, em estreita colaboração com a Area, onde veio inaugurar uma exposição com uma selecção das suas últimas criações, durante um evento exclusivo desenhado especialmente para o efeito.

    Na iniciativa, que decorreu esta terça-feira, nas Amoreiras (Lisboa), Tom Dixon fez uma apresentação dos novos produtos e desenvolveu uma performance surpresa. A exposição manter-se-á nas instalações da Area até 26 de Outubro.

    Algumas das novidades em lançamento são os candeeiros portáteis que funcionam a baterias recarregáveis, inspirados nos icónicos Melt, Bell, Stone e Cone, assim como as cadeiras best-seller Fat, agora disponíveis em centenas de cores e tecidos.

    A ligação profissional de Tom Dixon a Portugal não é de agora. Além de colaborar há já longa data com a Area, o designer visitou o território nacional por mais do que uma vez, e viu várias das suas peças produzidas em Portugal. Exemplo recente foi a linha “The Cork”, lançada em 2020, uma colecção de móveis em cortiça e poliuretano, propositadamente carbonizada para ter uma aparência rochosa e rústica.

    Estabelecida em 2002, a insígnia emprega actualmente mais de 100 pessoas um pouco por todo o mundo e está representada em cerca de 90 países. Possui ainda plataformas de trabalho em cidades como Londres, Milão, Nova Iorque, Tóquio, Hong Kong, Xangai e Hangzhou.

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    IHRU lança novo Prémio Nuno Portas

    As distinções serão atribuídas nas categorias de Teses de Doutoramento e de Projecto Académico, Dissertações de Mestrado e de Mestrado Integrado, com as temáticas da Habitação e do Habitat. As candidaturas abrem a 23 de Outubro

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    A partir de 23 de Outubro estarão abertas as candidaturas ao Prémio Nuno Portas 2023, o novo galardão que foi criado pelo Ministério da Habitação, sob coordenação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

    Apresentado esta segunda-feira, dia 25 de Setembro, numa cerimónia que contou com a presença dos filhos Catarina Portas e Paulo Portas, Maria Fernanda Rodrigues, secretária de Estado da Habitação, lembrou o legado de Nuno Portas, com “a sua notável heterodoxia, o seu compromisso, e as suas lições”, bem como “a militante intervenção cívica [do arquitecto] para tornar as periferias portuguesas em algo melhor”.

    Criado para prestar homenagem a esta “figura ímpar” da arquitectura portuguesa, o galardão irá premiar estudos, trabalhos ou projectos académicos desenvolvidos por alunos que estudem nas diferentes Instituições de Ensino Superior portuguesas, centrados na área da habitação e do habitat, e distinguir os professores e orientadores e as respectivas universidades.

    Esta distinção será atribuída nas categorias de Teses de Doutoramento e de Projecto Académico, Dissertações de Mestrado e de Mestrado Integrado e os trabalhos a concurso devem incidir nas áreas temáticas da Habitação e do Habitat.

    As candidaturas para a categoria de Teses de Doutoramento estão abertas até ao dia 1 de Março de 2024 e para a de Projecto Académico, Dissertações de Mestrado e Mestrado Integrado até ao dia 26 de Julho de 2024.

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    Portal da Construção Sustentável propõe criação de um ‘Juramento de Arquitectura’

    A iniciativa, cujas candidaturas irão decorrer de 2 a 31 de Outubro, tem como objectivo que a disciplina de Arquitectura possa ser um dos exemplos do cumprimento dos ODS da ONU

    CONSTRUIR

    No Dia Nacional da Sustentabilidade, 25 de Setembro, o Portal da Construção Sustentável (PCS) irá lançar um concurso para estudantes de arquitectura. A iniciativa, cujas candidaturas irão decorrer de 2 a 31 de Outubro, tem como objectivo que a disciplina de Arquitectura possa ser um dos exemplos do cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

    Neste sentido, o PCS, com o apoio da Secil, convida os estudantes a redigirem um “Juramento de Arquitectura” supondo que todos os candidatos a arquitectos o deverão fazer, comprometendo-se a uma “arquitetura honesta e sustentável (tanto quanto possível), antes de iniciarem a profissão”.

    Os edifícios, em conjunto com o sector da construção, são responsáveis por 39% de todas as emissões de carbono no mundo (Global Status Report 2017), sendo a fase de utilização dos edifícios, responsável por 28% dessas emissões, relacionadas sobretudo com a energia consumida para aquecimento e arrefecimento (correspondendo a 40% se estivermos a falar apenas do contexto europeu). No entanto, as emissões associadas ao sector da construção, não dizem apenas respeito à energia consumida durante o processo construtivo e a utilização do edifício, mas também às emissões incorporadas nos materiais utilizados e necessidades de manutenção dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida.

    “Sendo os edifícios o local onde o Homem passa cerca de 90% do seu tempo de vida, e sendo o arquitecto responsável pelo desenho do edifício e prescrição dos materiais que o compõe, descarbonizar o sector requer uma intervenção consciente do arquitecto de modo a contribuir para um desenvolvimento mais sustentável e para o cumprimento dos ODS definidos pela ONU”, afirma Aline Guerreiro, ceo do PCS.

    O aluno vencedor e o docente responsável pelo acompanhamento do trabalho irão, se aceitarem, colaborar na redacção de um ‘Juramento pela Arquitectura’, permitindo a colaboração num documento do PCS a apresentar mais tarde à New European Bauhaus, tendo como fim máximo, vir a ser adoptado por todos os que iniciem a carreira de arquiteto.

    O aluno candidato poderá, se assim o desejar, fazer uma apresentação no dia 24 de Fevereiro de 2024, do trabalho levado a concurso no evento EcoBuildingFest online ou presencialmente.

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    Sala de Projecto I – Colégio das Artes da Universidade de Coimbra

    Arquitectura

    Sala de Projecto I do Colégio das Artes da UC ganha PNAM’23

    De acordo com o júri, o primeiro prémio foi atribuído pela forma “inventiva” como a madeira é usada enquanto elemento estrutural. Foram, ainda, atribuídas duas menções honrosas: ‘Sustentabilidade e Economia Circular’ e ‘Tipologias de Materiais’

    Cidália Lopes

    A remodelação da Sala de Projecto I do Colégio das Artes, da Universidade de Coimbra, da autoria do arquitecto Paulo Providência, foi o grande vencedor da edição de 2023 do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira (PNAM).

    O anúncio foi feito esta sexta-feira, dia 22 de Setembro, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, naquela que foi a 7ª edição do PNAM, uma organização da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), em conjunto com a Ordem dos Arquitectos e da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI).

    De acordo com júri, o prémio foi atribuído pela forma “inventiva” como a madeira é usada enquanto elemento estrutural, “a partir da ideia de suspensão, modelando o espaço na sala de aula”. A introdução de um mezzanino divide a sala em dois, remetendo para a escala dos dois espaços das antigas enfermarias do século XX. A construção coube à empresa Veiga Lopes, que também participou nos trabalhos de carpintaria, em conjunto com a Carpilux e a Brito Móveis.

    O PNAM atribuiu, ainda, duas menções honrosas. O ‘Bairro do Silva’, na Rua do Bonjardim, no Porto, dos ateliers Pablo Pita Arquitectos e Heim Balp Architekten, foi distinguida no âmbito da ‘Sustentabilidade e Economia Circular’ e ‘Habitação Mondego – Uma casa no pátio’, de Rui Neto e Sérgio Silva, da NPS Arquitectos Associados, na Figueira da Foz, quanto à ‘Tipologias de Materiais’.

    Segundo o júri, a utilização da madeira, enquanto material de construção, foi abordada de maneira “inovadora” pelos concorrentes, que exploraram as suas propriedades e potencialidades com uma abordagem “distinta e original”, valorizando a “intuição, a experimentação e a descoberta de soluções criativas”.

    Além disso, a sustentabilidade destacou-se como um aspecto “preponderante” entre os projectos premiados”, salientou, também, o júri, assim como a sua “contribuição” para o “conforto térmico e acústico” e o “impacto positivo” da sua utilização na redução da pegada de carbono.

    Integraram o júri os arquitectos João Mendes Ribeiro, Diogo Aguiar, Inês Lobo, José Pequeno e Ana Isabel Costa e Silva, assim como Helena Costa, engenheira indicada pelo LNEC e Francisco de Brito Evangelista, do Grupo Vicaima.

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    Avelino Oliveira eleito novo presidente da Ordem dos Arquitectos

    A lista A, cuja candidatura se apresentou com o lema ‘Agora»Futuro’, obteve 57,07% dos votos, de acordo com a mais recente contagem, para o Conselho Directivo Nacional, seguida da lista C, liderada pelo actual presidente Gonçalo Byrne, com 40,41% dos votos

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    O candidato da LIsta A, Avelino Oliveira, foi eleito presidente da Ordem dos Arquitectos, na sequência do acto eleitoral, que decorreu esta quinta-feira, dia 21 de Setembro, para os órgãos nacionais e regionais.

    A lista A, cuja candidatura se apresentou com o lema ‘Agora»Futuro’, obteve 57,07% dos votos, de acordo com a mais recente contagem, para o Conselho Directivo Nacional, seguida da lista C, liderada pelo actual presidente Gonçalo Byrne, com 40,41% dos votos.

    As votações decorreram de forma presencial entre as 15 horas e as 20 horas (hora de Portugal Continental), nas diversas secções regionais da Ordem e por via eletrónica, desde as 00 horas do passado dia 12 de Setembro, tendo também sido possível votar por correspondência.

    Além da eleição para os órgãos nacionais da Ordem dos Arquitectos – Conselho Directivo Nacional, Assembleia Geral, Assembleia de Delegados, Conselho de Disciplina Nacional e Conselho Fiscal – decorreram também eleições para os órgãos regionais – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.

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    Viktor Ferrando com a obra “Atalaya Tierra”

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    ATEG anuncia nova edição dos Prémios de Arquitectura, Engenharia e Arte Otilio García

    As inscrições para os Prémios ATEG 2023 de Arquitectura, Engenharia e Arte Otilio García, decorrem até 16 de Outubro, sendo dirigido a todas as obras realizadas em Espanha e Portugal que incorporam aço galvanizado. Nesta nova edição, a ATEG alarga o âmbito do prémio às obras de arte

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    tagsATEG

    A Associação Técnica Espanhola de Galvanização (ATEG), anuncia uma nova edição dos Prémios ATEG 2023 de Arquitectura, Engenharia e Arte Otilio García, um evento que premeia o uso “inovador, sustentável e diferenciado” de aço galvanizado por imersão a quente. As inscrições decorrem até 16 de Outubro, sendo que toda a informação referente aos projectos deve ser entregue até 30 de Novembro deste ano.

    As obras a concurso deverão ter sido concluídas entre 1 de Janeiro de 2020 e 15 de Outubro de 2023, não podendo participar caso tenham concorrido em edições anteriores. As obras de arte estão isentas deste requisito, apenas devem ter sido galvanizadas antes de 15 de Outubro de 2023. Os premiados serão conhecidos no início de 2024.

    De acordo com a organização, o prémio é dirigido a todas as obras realizadas em Espanha e Portugal que incorporam aço galvanizado, de forma “relevante”, destacando o “importante contributo deste material na arquitectura e engenharia sustentáveis”, bem como o seu “contributo para o cumprimento dos objectivos da economia circular”.

    Nesta nova edição a ATEG alarga o âmbito do prémio às obras de arte. “O acabamento proporcionado pelo aço galvanizado, de cor cinza natural, formando uma patina de zinco, faz com que cada vez mais artistas recorram a este material”, destaca, ainda, a organização.

    A decisão do júri, composto por profissionais da arquitetura, entidades de classe e administração, terá como critérios a “amplitude e relevância” da utilização do aço galvanizado e a sua “importância na concepção e execução”o do projecto, bem como o seu “carácter inovador e criativo”. Terá, ainda, em conta o seu contributo do ponto de vista da “economia circular, ao nível da reutilização, durabilidade, reciclabilidade e sustentabilidade”.

    Quanto às obras de arte, a avaliação valorizará o “mérito e a beleza” da obra, bem como sua integração com o ambiente.

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    Spirit of Place Simone Brewster. Supported by Amorim. Credit Ed Reeve

    Arquitectura

    “Spirit of Place” é apresentado no London Design Festival

    Até 24 de Setembro, a cidade Londres é palco da instalação “The Spirit of Place” em The Strand Aldwych, composta por cinco esculturas em grande escala, concebidas por Simone Brewster, com o apoio da Corticeira Amorim, que realçam a confluência entre arte e sustentabilidade através da cortiça

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    “The Spirit of Place” é o resultado da colaboração entre a Corticeira Amorim e a designer Simone Brewster, no contexto da edição de 2023 do London Design Festival (LDF). Uma colaboração que pretende destacar as singularidades da cortiça na cidade que, por alguns dias, se transforma na capital mundial do design e da criatividade.

    As esculturas de Simone Brewster, com cerca de 2,5 metros de altura, incorporam uma linguagem visual inspirada pelas características ímpares do sobreiro, como a sua resistência à seca, capacidade regenerativa e papel na conservação da biodiversidade. Cada obra integra diferentes composições de cortiça, variando em textura, densidade, granularidade e cor.
    Simone Brewster tornou-se numa verdadeira embaixadora deste material natural e sustentável, após a visita à Corticeira Amorim, no início deste ano, quando contactou pela primeira vez com o modelo de negócio integrado e circular da Corticeira Amorim, visitando o montado, as principais unidades industriais, a i-cork factory e conhecendo os produtos e soluções sustentáveis em cortiça. E, como salienta a própria Simone, este projecto teve início e inspiração na Herdade de Rio Frio, onde lhe foi explicado o processo de descortiçamento do sobreiro e o Projecto de Intervenção Florestal da Corticeira Amorim.

    Para Cristina Rios Amorim, administradora e CFO da Corticeira Amorim, este projecto destaca “o papel vital que a Corticeira Amorim desempenha na conservação das florestas de sobreiro e no apoio à revitalização da biodiversidade deste ecossistema, um dos 36 hotspots de biodiversidade do mundo” reforçando a sustentabilidade da matéria-prima: “a cortiça é um tecido orgânico natural, renovável e totalmente reciclável”, e, também, as suas características técnicas: “a sua composição confere-lhe um conjunto verdadeiramente único de propriedades como o isolamento acústico, térmico, impermeabilidade a líquidos e gases, resistência ao fogo, leveza, maleabilidade e absorção ao choque.”

    Para Simone Brewster, a visita a Portugal e à Corticeira Amorim foi uma revelação. “Conhecer a floresta de sobreiros e compreender a relevância da cortiça no contexto ambiental actual foi transformador. Voltei a Londres com um novo propósito, com o desejo de criar peças que me dessem a oportunidade de falar sobre o importante trabalho que a Corticeira Amorim está a fazer para preservar e valorizar esta floresta mágica.”

    Cristina Rios Amorim afirma que “Spirit of Place” é mais do que uma impressionante instalação artística: convida os visitantes a imergirem na sua harmonia, a experienciarem as suas dimensões táctil e olfactiva, reconhecendo simultaneamente o papel da cortiça e da Corticeira Amorim no combate às alterações climáticas”. Destaca ainda que o apoio a acções de arquitectura e design de grande impacto internacional “é capital e estratégico nesta contínua aposta da Corticeira Amorim em exaltar as propriedades e mais-valias desta matéria-prima única, colocando-a ao dispor daqueles que hoje concebem as cidades do futuro, privilegiando o conforto e o bem-estar, a segurança e a inclusão, a funcionalidade e a sustentabilidade.”

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