Porto Office Park no mercado com gestão da Engexpor
O Porto vai ganhar mais 31 mil m2 de escritórios. O investimento é do grupo Violas Ferreira, a construção da Mota Engil e a gestão de obra e fiscalização da Engexpor.

CONSTRUIR
JLL celebra 25 anos no imobiliário em Portugal
Colt reforça investimento em Portugal e espera chegar aos 140 colaboradores no final do ano
Interesse de estrangeiros na compra de casa aumenta 29% no 2º trimestre
Empresas Sonae criam compromisso para evitar desflorestação até 2030
Mineiro Aires vai presidir ao Conselho Superior de Obras Públicas
Schneider Electric vence diversos prémios de design
Cushman & Wakefield alerta para o impacto do ESG no custo dos imóveis
Exportação: Cimenteira do Louro com 2M€ de mercadoria afectada por problemas logísticos
Geberit actualiza sistema de tubagens multicamada Mepla
Jamestown altera nome do edifício JQOne para IDB Lisbon – Innovation & Design Building
Está em fase de conclusão o projecto de escritórios Porto Office Park (POP), promovido pelo grupo Violas Ferreira, na zona da Boavista, no Porto. A gestão de projecto e obra esteve a cargo da Engexpor que ao longo dos últimos 25 meses acompanhou os trabalhos de construção, com execução das obras a cargo da Mota-Engil.
A Engexpor foi ainda seleccionada pelo grupo Violas Ferreira para coordenar e fiscalizar as obras de fit-out necessárias à instalação dos inquilinos, encontrando-se já em curso trabalhos em vários pisos.
Localizado na principal zona de negócios do Porto e uma das mais centrais desta cidade, o POP é constituído por dois edifícios, cada um com 9 pisos acima do solo, que no total disponibilizam 31.500 m² de escritórios. Houve ainda a preocupação de criar espaços amplos e flexíveis, com cerca de 1.800 m² por piso, divisíveis em 4 fracções. Abaixo do solo, foram construídos 18.855 m² destinados a parqueamento, com 600 lugares para carros (com posto de carregamento eléctrico) motas e bicicletas.
“O Porto Office Park é um dos projectos de escritórios mais singulares em que estamos envolvidos na região do Porto, com características pioneiras a nível dos serviços que oferece à sua comunidade empresarial na zona prime da cidade. É ainda um edifício sustentável, com elevada qualidade arquitectónica e de construção, atributos que farão dele um marco na nova geração de escritórios. Estamos muito satisfeitos por termos ajudado a dar vida a um projeto tão peculiar”, refere Miguel Alegria, CEO da Engexpor.
As soluções adoptadas para o projecto e construção dos edifícios e respectiva envolvente, valeram-lhe a atribuição da certificação energética “Classe A” e a certificação internacional de sustentabilidade BREEAM, com a classificação “Excelente”.
O POP está inserido numa extensa área verde de 15.000 m², um local privilegiado que estabelece a ligação entre o interior e o exterior dos imóveis e acolhe vários equipamentos para usufruto das empresas residentes, como restaurante, serviços de apoio, ginásio e 3 campos de padel. Além de um lounge com 300 m², os edifícios incluem auditório, salas de reunião e eventos com capacidade para 200 pessoas, uma cafetaria com 250 lugares no interior e 100 ao ar livre e ainda serviços de concierge, estando a gestão do empreendimento a cargo da POPeats e todos os serviços acessíveis a partir de uma aplicação digital móvel.
O projecto de arquitectura é assinado pela Broadway Malyan e a engenharia pela A400, os edifícios são revestidos a vidro e lâminas de alumínio com sistema de sombreamento. Além de uma fachada emblemática que proporciona vista panorâmica sobre a cidade, esta solução garante o controlo solar, reduzindo o consumo de energia.