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    Normas europeias de avaliação de negócios em discussão

    A ASAVAL em parceria com a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, vai organizar um webinar dedicado à divulgação das novas European Business Valuation Standards (EBVS).

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    A ASAVAL, associação que reúne os profissionais das sociedades de avaliações, cuja actividade assenta na avaliação de activos, patrimónios, bens imobiliários e/ou equipamentos, em parceria com a OROC – Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, vai organizar um webinar dedicado à divulgação das European Business Valuation Standards (EBVS), as Normas Europeias de Avaliação de Negócios.

    A iniciativa terá lugar no dia 26 de Junho, pelas 11h00, e contará com a participação do Bastonário da OROC, José Rodrigues de Jesus, e com os professores João Carvalho das Neves (membro do Board das EBVS) e Telmo Vieira (especialista em fusões e aquisições). A moderação ficará a cargo de Paulo Barros Trindade (presidente da direção da ASAVAL).

    As EBVS poderão ser entendidas como as regras base que fornecem os fundamentos das melhores práticas em avaliação de negócios, e podem ser usadas por avaliadores, autoridades públicas, investidores e sector financeiro em toda a União Europeia. As inscrições para participar no evento são gratuitas, mas limitadas, pelo que cada presença deverá ser confirmada através do email da associação: asaval@asaval.pt

    As Normas Europeias de Avaliação de Negócios, foram lançadas recentemente pelo TEGoVA que reúne 72 Associações de 38 países, reunindo cerca de 70.000 avaliadores em toda a Europa.
    Para as autoridades da União Europeia, o aspecto imobiliário também é determinante na recomendação da Directiva de Crédito Hipotecário das Normas Europeias de Avaliação, assim como no acordo do Banco Central Europeu que dá precedência aos “EVS – European Valuation Standards” sobre as outras Normas na “Revisão de Qualidade de Activos” (Asset Quality Review) das garantias imobiliárias dos Bancos.

    Esse é um aspecto relevante na actividade de um perito avaliador, uma vez que terrenos e edifícios são uma parte importante e integrante da maioria dos ativos das empresas, a combinação e conhecimento de imóveis e de empresas fornece uma base sólida para a excelência na avaliação de negócios. A avaliação de negócios é uma actividade atraente para avaliadores imobiliários, num ambiente económico e profissional que complementa a actividade principal (avaliação de imóveis).

    O novo normativo fornecem os fundamentos das melhores práticas em avaliação de negócios, como uma norma de qualidade que pode ser usada por avaliadores, autoridades públicas, investidores e sector financeiro em toda a União Europeia.

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    Antas Atrium inicia comercialização de novo investimento de 55 M€

    A nova fase vai adicionar 168 unidades residenciais ao empreendimento e conta com a parceria da Tikehau Capital, equity partner maioritário no projecto

    Após o sucesso da Fase 1, que culminou na venda total dos apartamentos, o Antas Atrium acaba de confirmar o início da comercialização da segunda fase do projeto. A crescer na Alameda das Antas, no coração da Invicta, a nova fase tem um investimento previsto de 55 milhões de euros e vai adicionar 168 novos apartamentos, com tipologias que variam entre T0 e T4 Duplex. Os valores de aquisição começam nos 206 mil euros e a conclusão está prevista para 2027.

    Cristóbal de Castro, founding partner da Quest Capital, afirma que “o percurso sólido da primeira fase criou todas as condições para a expansão do projecto, permitindo-nos continuar a redefinir o conceito de vida urbana com conforto e exclusividade e consciência ambiental. Esta nova fase incorpora as soluções que contribuíram para o sucesso da Fase 1, que aliadas a novos recursos e a um novo investidor e parceiro histórico como a Tikehau Capital, visam elevar a experiência dos nossos futuros residentes”.

    O Antas Atrium foi desenhado para proporcionar um estilo de vida exclusivo, onde o conforto, a privacidade e a segurança se unem a uma vasta área verde de 15.500 metros quadrados (m2). Pensado como um verdadeiro oásis de tranquilidade no meio da cidade, o empreendimento oferece, ainda, uma vasta gama de comodidades que prometem proporcionar uma nova experiência de vida urbana

    Todos os apartamentos incluem lugares de estacionamento privado, espaço de arrecadação e pré-instalação de carregamento para veículos eléctricos. O empreendimento também oferece ginásio totalmente equipado, piscina interior aquecida, parque de bicicletas, sala de condomínio, espaço interior para crianças, parque infantil exterior, horta comunitária, campo de jogo petanca, zona de piquenique e um lounge de relaxamento.

    “Desde o início que o nosso objectivo é criar um espaço residencial que não só ofereça conforto e exclusividade, mas que também seja pensado para melhorar a qualidade de vida de todos os seus moradores. Da escolha das comodidades às áreas verdes comuns, cada detalhe está a ser cuidadosamente trabalhado para responder às necessidades de quem procura um equilíbrio perfeito entre a vida urbana e o bem-estar”, sublinha Carlos Vasconcellos, founding partner da Quest Capital.

    Com mais de 103 mil metros quadrados na sua totalidade, o projecto Antas Atrium posiciona-se como o maior empreendimento imobiliário do Porto e um dos mais ambiciosos do País. Projectado em seis fases, distingue-se pela sua localização estratégica, com excelentes acessos e proximidade a serviços e infraestruturas de referência, como o Alameda Shopping e o Estádio do Dragão.

    Emílio Velasco, head of Real Estate Iberia & Global co-head of Real Estate Acquisitions  da Tikehau Capital, equity partner maioritário no projecto, partilha a sua visão sobre o mercado imobiliário da cidade: “Apesar das incertezas económicas e geopolíticas, o Porto mantém-se uma cidade de elevado potencial para investimento imobiliário. Os valores de venda e de arrendamento residencial têm vindo a mostrar uma tendência de valorização nos últimos anos, que consideramos que se manterá. Esta realidade atribui ao projecto Antas Atrium um perfil de risco-retorno muito atractivo”.

    O Antas Atrium é um projecto com promoção e investimento desenvolvidos pela Quest Capital e pela Tikehau Capital, que conta com assinatura do internacionalmente reconhecido atelier de arquitectura OODA.

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    Primeiro Holiday Inn em Braga já abriu ao público

    O hotel de quatro estrelas, promovido em conjunto pela Holy Angels, Investment Partnership e o grupo internacional InterContinental Hotels Group (IHG), pretende “demarcar-se como uma referência no desenvolvimento do turismo da região, contribuindo para a sua emancipação como destino próprio”

    A marca Holiday Inn já inaugurou a sua primeira unidade em Braga. O hotel de quatro estrelas, encontra-se numa das artérias mais movimentadas da cidade e pretende “demarcar-se como uma referência no desenvolvimento do turismo da região, contribuindo para a sua emancipação como destino próprio”. Esta missão é partilhada no acordo de franchising entre a empresa Holy Angels, Investment Partnership e o grupo internacional InterContinental Hotels Group (IHG).

    “Braga já não é apenas uma cidade satélite do Porto. Em anos mais recentes, o território tem crescido na procura directa para o turismo de lazer, pelo que acompanhar esta procura com uma oferta hoteleira ajustada é fundamental para garantir um crescimento contínuo”, destaca Hélder Santos, representante de uma das partes investidoras do consórcio Holy Angels.

    A localização privilegiada na entrada da cidade e a assinatura urbana do hotel, “apetecível para todos”, contribuem para as “expectativas promissoras” de André Dias de Castro, director geral do Holiday Inn Braga, que sublinha: “O nosso entusiasmo guia-se pelo enorme potencial de desenvolvimento local que esta abertura pode trazer para a cidade de Braga. A região, conhecida pela sua forte tradição de bem receber, inspira-nos a reflectir a autêntica hospitalidade que caracteriza Braga e o Minho. Além disso, queremos que o restaurante Cervelogia se torne, em breve, um ponto de encontro para os bracarenses”.

    Os 111 quartos combinam o “conforto e funcionalidade”, estando distribuídos por sete pisos, onde se reservam espaços para salas de conferências, um centro de fitness, uma piscina exterior e estacionamento e, ainda, postos de carregamento eléctrico.

    O interior do Holiday Inn Braga dá, ainda, a conhecer a Cervelogia, um restaurante de culto à cerveja, da cozinha à mesa, já que há receitas que têm como ingrediente surpresa a própria cerveja artesanal. A carta é assinada pelo Chefe minhoto Pedro Canha, com experiência em unidades hoteleiras em Portugal e Espanha.

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    Kronos Homes revitaliza empreendimento Herdade dos Salgados

    Casas renovadas serão lançadas no mercado este mês, totalmente mobiladas e equipadas. 40% dos apartamentos encontra-se já reservados

    A Kronos Homes, marca de promoção imobiliária da Kronos, deu uma nova vida a um edifício na Herdade dos Salgados, no Algarve, ao qual chamou “Flamingos”. São 58 unidades, cujo lançamento oficial das vendas está previsto ainda para este mês.

    O empreendimento turístico Flamingos – Herdade dos Salgados possui agora uma nova piscina, jardins comuns, uma área de estar, uma recepção/lobby, segurança e serviços de manutenção. Todas as casas têm também uma varanda privada e estacionamento subterrâneo. Além de que os apartamentos do 4º andar do Flamingos oferecem vistas para o mar, bem como para os fairways do campo de golfe dos Salgados.

    Os apartamentos turísticos, com entrega prevista para a primavera de 2025, serão vendidos totalmente mobilados e equipados, tornando o processo mais fácil para os compradores que desejam desfrutar da sua nova propriedade, seja para primeira ou segunda habitação, com o mínimo de complicações.

    “O interesse nos Flamingos – Herdade dos Salgados já é elevado, estando 40% das unidades reservadas ainda antes do lançamento oficial no mercado. Os compradores portugueses conhecem bem os Salgados e os clientes internacionais adoraram a localização junto ao campo de golfe e próximo da praia. Com a qualidade da remodelação que estamos a fazer, aliada à localização extremamente atractiva, prevemos que os restantes apartamentos não fiquem no mercado por muito tempo”, revela Alda Filipe, directora-regional da Kronos Homes.

    O Flamingos – Herdade dos Salgados goza de uma excelente localização no centro do Algarve, a apenas 15 minutos de carro da cidade de Albufeira e a pouco mais de meia hora de carro do Aeroporto de Faro.

    Enquanto a cidade proporciona fácil acesso a uma grande variedade de restaurantes, lojas, serviços e muito mais, os apartamentos dos Flamingos – Herdade dos Salgados estão rodeados pela natureza, proporcionado aos seus residentes as vantagens de conseguir aceder, através de uma curta caminhada, ao campo de golfe dos Salgados e à Praia dos Salgados, por exemplo.

    Este projecto de reposicionamento do Flamingos – Herdade dos Salgados reveste-se de extrema importância para a Kronos Homes, demonstrativo da capacidade da marca de apresentar novos activos no mercado, com base em projectos já existentes. Este revitalizar de projectos urbanísticos, em particular o novo Flamingos – Herdade dos Salgados, proporciona uma experiência autêntica, com todas as comodidades, não só para compradores nacionais, mas também para compradores internacionais, que procuram a autenticidade e cultura ímpares de Portugal, com o que de melhor o Algarve tem para oferecer.

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    Imagem Castro Group

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    Castro Group lança “The Breeze”

    Dá pelo nome de “The Breeze” e é o novo empreendimento residencial da Castro Group. O empreendimento representa um investimento de 30 milhões de euros, está localizado em Vila Nova de Gaia e irá colocar no mercado 82 novos apartamentos. A arquitectura tem a assinatura do gabinete Ventura + Partners

    Com promoção e construção a cargo do Castro Group, o “The Breeze” encontra-se situado na primeira linha de mar. Com conclusão prevista para o final de 2025, e com um investimento estimado de 30 milhões de euros. Cerca de 60% das fracções foram comercializadas na fase de pré-venda.

    Desenhado pelo gabinete de arquitectura Ventura + Partners, o “The Breeze” é um condomínio fechado, composto por 82 apartamentos, com tipologias que variam entre T1 e T4. O “The Breeze” destaca-se, também, pelas zonas sociais, incluindo piscina exterior aquecida, áreas de coworking, salas de reuniões, uma sala multiusos com copa e um ginásio. Estes espaços foram criados para proporcionar uma experiência de vida completa, sofisticada e facilitar o dia a dia dos seus utilizadores.

    “O “The Breeze” representa o nosso compromisso continuo em criar espaços que oferecem uma qualidade de vida excepcional, integrando conforto, sustentabilidade e uma localização privilegiada. Este empreendimento foi projectado para promover o equilíbrio entre sofisticação e natureza, criando ambientes inspirados pela proximidade ao mar. Acreditamos que o “The Breeze” será um verdadeiro lugar de experiências”, afirma Paulo Castro, CEO do Castro Group.

    Projectado para obter a certificação LEED, o edifício promove a sustentabilidade em todas as fases, desde o design até à operação, com um foco claro na eficiência energética, no uso de materiais sustentáveis, na gestão eficiente da água e na qualidade ambiental interna.

    Para concretizar estes objectivos, o The Breeze será equipado com painéis fotovoltaicos, que fornecerão até 70% da energia necessária para os apartamentos e áreas comuns, contribuindo para a redução de custos e a minimização da pegada ecológica. Além disso, o empreendimento contará com 82 lugares para bicicletas, electrodoméstico topo de gama e uma piscina exterior aquecida por energia solar. O edifício estará ainda preparado com infraestrutura dedicada (Posto de Transformação) e potência eléctrica disponível para a futura instalação de um ponto de carregamento para veículos eléctricos em cada fracção.

     

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    Savills assina design & build do novo escritório Emma em Lisboa

    O departamento de BPC & Architecture da Savills foi responsável pelo design & build dos escritórios da multinacional Emma em Lisboa. A empresa ocupa 4000 m2 no edifício Lumnia

    A equipa de BPC & Architecture da Savills foi responsável pelo desenvolvimento do design & build dos escritórios da empresa multinacional Emma no edifício Lumnia, inserido no Campus EXEO, em Lisboa. O projecto, com uma área total de 4000 m², teve como principal missão reflectir o ADN da organização a par da criação de um ambiente que promove o bem-estar, a criatividade e o espírito colaborativo.

    Com uma abordagem centrada nas necessidades dos utilizadores, o design do espaço apresenta uma variedade de ambientes cuidadosamente desenhados para oferecer experiências diversificadas. Desde áreas de foco e salas de formação, até zonas de descompressão, uma sala de cinema e um espaço comunitário versátil, que pode ser usado como área de refeições, auditório, local de eventos ou work café, cada pormenor foi pensado para garantir funcionalidade e conforto. O vasto open space e as diferentes zonas colaborativas ajudam a fomentar a interacção, sempre com a identidade da marca presente em cada detalhe.

    “Desenvolver o design & build de um espaço desta dimensão localizado no edifício Lumnia, que conta com a prestigiada certificação Leed Gold foi, simultaneamente, um desafio e um privilégio para a Savills. O nosso objectivo foi criar um ambiente que não só espelhasse a identidade da Emma, mas que proporcionasse também uma experiência transformadora, alinhada com os mais elevados padrões de bem-estar e sustentabilidade”, sustenta Laura Franco, senior architect da Savills Portugal.

    A Emma foi fundada em Frankfurt, na Alemanha, em Dezembro de 2015 e desde então expandiu o seu conceito para mais de 25 países em 3 continentes. A empresa revolucionou a experiência de sono com o desenvolvimento da sua tecnologia e distingue-se por oferecer produtos de alta qualidade a preços acessíveis. O edifício Lumnia foi construído com base em rigorosos princípios de sustentabilidade, sendo um reflexo da harmonia entre modernidade e bem-estar. Rodeado por espaços comerciais, áreas de lazer, restaurantes e zonas verdes, proporciona um equilíbrio perfeito entre a vida profissional e o bem-estar físico e mental dos seus utilizadores.

     

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    UBBO recebe certificação BREEAM In-Use

    O activo alcançou 88,51% – considerado “Outstanding” – a pontuação mais elevada em Portugal para activos com esta certificação, tendo alcançado, ainda, a categoria “Excelent” em Asset Performance com 82,14%

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    O UBBO Shopping Resort, propriedade da AXA IM Alts em representação dos clientes e gerido pelo Eurofund Group e CBRE, obteve a classificação mais alta da certificação BREEAM In-Use em Management Performance. O activo alcançou 88,51% – considerado “Outstanding” – a pontuação mais elevada em Portugal para activos com esta certificação, tendo alcançado, ainda, a categoria “Excelent” em Asset Performance com 82,14%.

    Segundo Pedro Pereira, director do UBBO Shopping Resort, “melhorar os processos e criar soluções que melhorem a qualidade do edifício do ponto de vista ecológico é nossa prioridade desde o início”. O mesmo refere ainda que “esta classificação só foi possível com o envolvimento de todas as equipas, desde a gestão até às equipas de staff, quer no sucesso da implementação dos procedimentos e medidas, quer no trabalho contínuo de todos no dia-a-dia. Trabalhar com parceiros que tenham o mesmo compromisso é essencial para se atingir os objectivos a que nos propomos”.

    Este sistema, desenvolvido pelo Building Research Establishment (BRE), permite medir o grau de sustentabilidade dos edifícios, tendo como principal objectivo reduzir os custos de funcionamento e melhoramento do comportamento ambiental dos mesmos.

    A certificação BREEAM avalia os edifícios em três categorias distintas – “Nova Construção”, monitorizando o desempenho sustentável dos edifícios nas fases de projeto e construção; “Em Uso”, que mede o mesmo parâmetro, incluindo as características do edifício e os procedimentos de gestão do mesmo; e a categoria “Remodelação”.

    Através deste sistema, os imóveis irão beneficiar de uma redução de custos  operacionais, redução do seu impacto ambiental, melhoria dos níveis de reconhecimento internacional, reforço da responsabilidade corporativa e, consequentemente, o aumento do desenvolvimento de boas práticas, afirmando-se como empresas mais sustentáveis.

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    Alto do Tejo quer recriar conceito de ’cidade 15 minutos’

    A Zuma Construções está apostada em dar resposta às necessidades crescentes da habitação numa clara aposta na “descentralização” e no desenvolvimento de áreas urbanas fora dos grandes centros. A primeira fase do Alto do Tejo, na Amadora, arranca ainda este ano e deverá disponibilizar os primeiros 192 fogos daquela que será uma “comunidade integrada”

    Cidália Lopes

    O empreendimento Alto do Tejo, que será lançado em Outubro deste ano pela Zume Construções em parceria com a Reap Estate, responsável pela comercialização, pretende “responder à crescente necessidade de habitação” de qualidade na Área Metropolitana de Lisboa.

    Este desenvolvimento, com uma área total superior a 300 mil metros quadrados (m2), dividida em 86 lotes de construção, representa uma nova abordagem na urbanização que envolve a cidade e que é uma clara aposta na “descentralização” e no “desenvolvimento de áreas urbanas” fora dos grandes centros.

    Com uma localização “estratégica”, na Avenida Raúl Lino, na Amadora, a apenas 10 minutos do centro da cidade, o empreendimento inclui 759 unidades habitacionais, bem como áreas comerciais e de serviços, cuja construção será feita em diferentes fases. A primeira deverá arrancar já no final de 2024, com a construção de quatro edifícios num total de 192 fogos, não havendo, para já a indicação do início da segunda fase do projecto.

    Idealizado para ser usufruído de acordo com os novos padrões de vida, o Alto do Tejo pretende recriar o conceito de ‘cidade dos 15 minutos’, onde além da habitação, o empreendimento aposta na criação de uma comunidade integrada

    Um bairro que quer ser ‘cidade’

    Idealizado para ser usufruído de acordo com os novos padrões de vida, o Alto do Tejo pretende recriar o conceito de ‘cidade dos 15 minutos’, onde além da habitação, o empreendimento aposta na criação de uma comunidade integrada, com infraestruturas multidisciplinares que promovem o bem-estar, o lazer, e a conveniência para os residentes e para onde estão previstas soluções “inovadoras” de co-working, residências seniores, supermercados de proximidade, clínicas, residências de estudantes, entre outras.

    Desenhado pelo atelier de arquitectura e urbanismo, Plarq, uma das características diferenciadoras do Alto do Tejo é a existência de um lote de equipamento escolar, demonstrando o compromisso com a criação de um ambiente completo e autossustentável. Além disso, a presença de espaços dedicados ao lazer e ao desporto reflectem a importância dada à qualidade de vida.

    A aposta em espaços ergonómicos, abertos e tecnologicamente avançados mostra uma clara intenção de criar um bairro moderno e adaptado às necessidades contemporâneas. Por fim, a envolvente exterior do empreendimento, projectada com foco no bem-estar, oferece diversas opções de actividades ao ar livre, contribuindo para a criação de uma comunidade vibrante e saudável.

    Ficha Técnica:

    Área total do terreno: 531,659 m2

    Área de lotes: 301, 840 m2

    Número de lotes para construção: 86

    Número total de fogos: 759

    Densidade habitacional: 15 fogos / Ha

    Densidade populacional: 45 habitantes / Ha

    Público-Alvo: Famílias, jovens executivos e reformados

    Início da construção: Final de 2024 (1ª fase)

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    Natura Towers

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    Natura Towers com certificação LEED

    A sede da Cofidis em Portugal é agora reconhecida com a certificação LEED Silver, que valida as características sustentáveis dos edifícios. O processo de certificação foi assessorado pelas equipas de project & development services e esg & sustainability da Cushman & Wakefield

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    As Natura Towers, sede da Cofidis em Lisboa, contam agora com a certificação LEED Silver. O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de classificação de sustentabilidade na construção que enfatiza a importância da certificação de edifícios, no que respeita ao aumento da eficiência energética, redução das emissões de carbono e criação de ambientes saudáveis para os utilizadores.

    Desenvolvido pelo U.S. Green Building Council, quadro de certificação LEED promove edifícios sustentáveis, altamente eficientes e economicamente viáveis, recompensando as melhores práticas de inovação e reconhecendo projectos exemplares com diferentes níveis de certificação (Certified, Silver, Gold e Platinum).

    “A conquista da certificação LEED Silver para as Natura Towers reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e com o bem-estar dos nossos colaboradores, através da criação de um espaço que minimiza o impacto ambiental e optimiza a utilização de recursos. Estamos muito orgulhosos por dar este passo importante em direcção a um futuro mais responsável e consciente”, refere Pavlina Borovkova, directora financeira e jurídica da Cofidis Portugal.

    Embora existam muitas definições diferentes de construção ecológica, esta é geralmente aceite como o planeamento, a concepção, a construção (e demolição) e as operações de edifícios com várias considerações centrais e primordiais: utilização de energia, utilização de água, qualidade ambiental interior, selecção de materiais, local e localização na comunidade envolvente. Estes elementos constituem os parâmetros básicos para as diferentes categorias de créditos no âmbito do sistema de classificação de edifícios ecológicos LEED.

    “Esta certificação LEED Silver indica que as Natura Towers implementaram medidas significativas para reduzir o seu impacto ambiental, como o uso de materiais sustentáveis, a melhoria da eficiência energética e a garantia de um ambiente interno saudável. Esta certificação reflecte o compromisso da Cofidis com a sustentabilidade e a criação de um impacto positivo no meio ambiente”, comenta Ricardo Passarinho, senior project manager da equipa de project & development services da Cushman & Wakefield em Portugal.
    A juntar a esta certificação, as Natura Towers foram também distinguidas recentemente com a certificação WELL, do International WELL Building Institute (IWBI), que avalia as condições dos utilizadores dos edifícios. O processo de certificação foi também assessorado pela Cushman & Wakefield.

    A Cofidis inaugurou a sua sede nas Natura Towers em 2022. Na altura a Cushman & Wakefield foi também a responsável pelo projecto de arquitectura e gestão de projecto da obra de adaptação e renovação das torres. Hoje, as duas torres acolhem os cerca de 750 colaboradores da multinacional francesa em Portugal.

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    Bruno Amaro, Rural Business Developer da Savills

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    Savills com novo Departamento de Rural

    A consultora criou novo departamento para acompanhar o crescente número de investidores com interesse em terrenos agrícolas e florestais em Portugal. A liderança do novo departamento foi entregue a Bruno Amaro

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    Bruno Amaro vai liderar o novo Departamento de Rural, criado pela Savills para responder à necessidade de acompanhar e assessorar a nível profissional o crescente número de investidores, nacionais e internacionais, com interesse em terrenos agrícolas e florestais em Portugal. Bruno Amaro conta com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de negócios e gestão de activos em multinacionais.

    Licenciado em Direito, Bruno destaca-se pela sua vasta experiência nacional e internacional na criação e gestão de empresas, activos e fundos de investimento agrícolas. É perito em auditorias legais, negociações comerciais e direito corporativo, tendo integrado mais de 1.000 processos de transacção de activos. Participou na criação de um negócio agrícola de 20.000ha e geriu um fundo de investimento com portfolio de ativos de mais de 30.000ha. Adicionalmente, é membro das Ordens dos Advogados de Portugal e da Roménia, reforçando o seu perfil na área de desenvolvimento de negócios.

    “É com grande entusiasmo que integro a Savills e aceito a missão de desenvolver este novo departamento. Portugal tem um potencial enorme nos sectores agrícola e florestal, e o nosso objectivo será o de proporcionar aos nossos clientes as melhores oportunidades para fazer crescer os seus negócios, num mercado em plena expansão”, refere Bruno Amaro, rural business developer da Savills Portugal.

    A Savills Portugal continua, desta forma, a consolidar a sua posição no mercado nacional, apostando na expansão e diversificação das suas áreas de actuação, com uma forte ênfase na inovação e em responder às actuais necessidades de mercado.

    “Num momento em que os sectores agrícola e florestal ganham crescente relevância no panorama económico global, o lançamento em Portugal de um departamento que esteve na origem da Savills no Reino Unido, o de Rural, é um passo natural, para o qual só nos faltava encontrar o perfil adequado. O Bruno Amaro conta já com muitos anos de experiência, apresentando competências comprovadas nesta área de negócio a nível nacional e internacional. É, sem dúvida, a escolha certa para implementar e desenvolver este novo departamento da Savills Portugal, que tem um enorme potencial de crescimento no nosso país dadas as novas megatendências de consumo que hoje testemunhamos. Damos as boas-vindas ao Bruno e estamos certos de que alcançará enormes sucessos nesta nova fase da sua carreira”, afirma Paulo Silva, head of country da Savills Portugal.

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    Gesvalt e aRetail analisam evolução do mercado imobiliário nacional

    Até ao final do ano o investimento imobiliário no mercado português, deverá ultrapassar a barreira dos 2.000 milhões euros, Escritórios, com uma fatia de 37% , e Retalho, com 35%, são dois dos segmentos em destaque. Os números foram debatidos num encontro promovido pelas consultoras Gesvalt e aRetail

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    A Gesvalt, empresa que actua no sector da consultoria e avaliação e a aRetail, consultora imobiliária especializada na venda e aluguer de espaços comerciais, realizaram um encontro para debater e analisar as principais tendências de investimento no sector imobiliário português.
    Actualmente verifica-se um aumento superior a 20% do investimento imobiliário no mercado português, prevendo-se que até final do ano de 2024 seja ultrapassada a barreira dos 2.000 milhões euros.  Para este investimento contribui, com um peso muito relevante, o mercado internacional que representa cerca de 67% das inversões, tendo-se concentrado sobretudo no segmento de escritórios, com 37% do total, e no retalho, cujos valores se situam nos 35%. Por outro lado, o sector hoteleiro foi responsável por 24% do investimento e o sector industrial e logístico representou cerca de 3%.
    Dentro destes segmentos, a área do retalho deteve a maior atenção por parte dos oradores, mostrando a importância do aumento das vendas em lojas, com um aumento YoY de 3%, sendo que o ‘Consumer Spending’ teve um aumento de 1,4% face ao mesmo período do ano passado. A estas tendências acresce o aumento do turismo, com o aumento no movimento de passageiros a atingir novos máximos históricos no primeiro semestre 2024 com um crescimento de 5% face ao primeiro semestre 2023, o que impulsionou o rendimento deste segmento e, com ele, o investimento. Ao mesmo tempo as yields das principais cidades portuguesas mantêm-se em níveis atractivos, com a High Street do Porto em torno do 5% e 4,5% em Lisboa, e os Shoppping Centres por volta dos 7,0%.

    O evento, cuja apresentação esteve a cargo de Jorge Rodríguez, country manager Portugal da aRetail, e António Braz, managing director da Gesvalt no país, contou ainda com uma mesa redonda com a participação de Sérgio Meireles, head of Real Estate Investment, e Miguel Costa Sena, head of Expasion of Health Welness & Beauty da Sonae MC.

    António Braz, managing director da Gesvalt em Portugal referiu que “o mercado imobiliário em Portugal vive um momento de afirmação, onde os valores pré-pandemia já foram ultrapassados em vários segmentos, como o de Escritórios e Retalho, especialmente impulsionados pelo comportamento excepcional do Turismo”. De acordo com o mesmo especialista, “as yields são em muito suportadas pelo aumento do número de visitantes e pelo seu perfil, sendo de destacar o aumento dos gastos diários por visitante. Estamos a observar uma grande concorrência nas zonas mais nobres das principais cidades do país onde chegam ‘Marcas Premium’ e se verifica inclusive uma espécie de lista de espera pelas melhores localizações face à escassa oferta disponível”.

    Por seu lado, country manager Portugal da aRetail, defendeu que “actualmente, Portugal não é apenas uma tendência para os investidores; tornou-se uma opção de investimento muito sólida, especialmente para fundos de investimento, Family Offices e investidores privados. Este atractivo tem sido reforçado pelo aumento do turismo durante o primeiro semestre de 2024. Os turistas que visitam Portugal têm um maior consumo médio por pessoa, o que aumentou a procura por parte de marcas de retalho, do sector residencial, hoteleiro e de escritórios. A maior parte desta procura concentra-se nas zonas mais exclusivas do país, como Lisboa e Porto, embora também se observem investimentos importantes no Algarve e em algumas zonas dos arquipélagos, como é o caso do Funchal na ilha da Madeira.”

    Segundo Jorge Rodríguez, “este interesse tem provocado uma intensa concorrência entre as marcas de retalho por se estabelecerem nestas áreas, o que contribuiu para a consolidação dos preços de arrendamento. Nas zonas mais exclusivas de Lisboa, as rendas situam-se em torno dos 130-140 €/m², enquanto no Porto, a média é de 80 €/m². O interesse dos investidores deve-se, em grande parte, às atrativas expectativas de rentabilidade (yields) no mercado de retalho, que se situam em 4,25% e 4,75% em Lisboa e 4,75% e 5,25% no Porto, ambas em áreas prime”.

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