Open House “redescobre” a cidade através de “passeios sonoros”

Por a 25 de Junho de 2020

A 9ª edição do habitual fim-de-semana que abre as portas da arquitectura da capital ganha este ano um novo formato. Um programa de passeios sonoros todo realizado em espaço exterior com o objectivo de re-interpretar e enriquecer o histórico do evento, adaptando-as à manutenção das recomendadas distâncias físicas.

Assim, nos dias 26 e 27 de Setembro, o Open House Lisboa convida o público a redescobrir a arte de dar um passeio através da Lisboa imaginada, vivida e narrada por oito convidados muito especiais: Inês Meneses (comunicadora), Leonor Teles (cineasta) Paula Moura Pinheiro (jornalista e apresentadora), Lígia Soares (coreógrafa e dramaturga), Gonçalo Byrne (arquitecto), Rui Tavares (historiador), Gonçalo M. Tavares (escritor) e Tomás Wallenstein (músico).

O convite está lançado e o procedimento é simples: descarregar os podcasts e o itinerário assinalado no mapa do site oficial do evento e seguir passeando ao som da voz de cada autoria. Pretende-se que este conjunto variado de vozes de diferentes áreas da cultura seja catalisador de experiências sensoriais únicas, permitindo novas vivências e conhecimentos sobre a cidade que habitamos.

Para ajudar a experiência do passeio citadino no fim-de-semana de 26 e 27 de Setembro, há uma equipa de voluntariado a pontuar os diferentes percursos com o intuito de ajudar e prestar esclarecimentos.

O Open House Lisboa 2020 é uma co-produção Trienal de Lisboa e EGEAC e conta com o apoio da Fundação Serra Henriques e da Dizplay. Neste mesmo fim-de-semana, também se realiza o Open House em três outras cidade europeias: Madrid, Bilbao e Zurique.

O OH Lisboa teve a sua primeira edição em 2012 e faz parte da família Open House Worldwide que reúne 50 cidades em todos os continentes. Por ano, totaliza cerca de 2 milhões de visitantes. O Open House é um conceito criado originalmente em Londres, no ano de 1992, por Victoria Thornton.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *