Engenharia Civil: A perspectiva da formação e da profissão em livro
Da autoria de Carlos Matias Ramos e de Elói Figueiredo, o lançamento do livro é dia 13 de Outubro, pelas 18 horas, na Universidade Lusófona
CONSTRUIR
Adrianno Arantes reforça Comissão Executiva da CIMPOR como COO
ALMA Development avança com a construção do Caxias Heights
Serris REIM adquire parque industrial e logístico do Parque Tejo
Hyatt lança na Madeira o primeiro Inclusive Collection em Portugal
AICCOPN: Fogos licenciados e em construção caem até Julho
Energias renováveis garantiram 55,1% do consumo de electricidade em Setembro
Indústria de mobiliário e decoração reforça presença no Reino Unido
Forvis Mazars é a nova inquilina do ICON Douro
Savills coloca Gleba na António Augusto de Aguiar em Lisboa
NOVA FCSH investe 4,2 M€ na reabilitação do Colégio Almada Negreiros
“Estimular nos estudantes, de forma acessível, o conhecimento do importante papel da engenharia na sociedade e a sua evolução ao longo dos tempos, considerando não apenas os aspectos técnico-científicos, mas também a visão social da profissão, em consonância com as exigências de natureza humanística e ambiental”, é o objectivo do livro “Engenharia Civil: Uma perspetiva sobre a formação e a profissão”. Da autoria de Carlos Matias Ramos, ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros e, actualmente, professor na Universidade Lusófona, e de Elói Figueiredo, também professor na mesma instituição, o livro tem a sua sessão de lançamento marcada para esta terça-feira, dia 13 de Outubro, pelas 18 horas, na Universidade Lusófona, em Lisboa.
Produzido pelas Edições Universitárias Lusófonas, a apresentação da obra irá contar com a presença de Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas.
No que se refere à formação, dá-se particular destaque ao conceito de que a “universidade deve ensinar a aprender” na lógica de uma aprendizagem permanente que estimule a criatividade e a inovação. No que se refere à profissão, é convicção dos autores que se deve formar profissionais para empregos que ainda não existem, pelo uso de tecnologias que ainda não foram inventadas e pela definição de soluções para problemas que ainda nem sabemos que os são.
O livro procura igualmente sintetizar os grandes desafios da engenharia civil do séc. XXI, bem como princípios gerais que devem orientar a formação e o exercício da profissão.