Exposição “Urbanismos de Influência Portuguesa” na UCCLA
A exposição, realizada em parceria com a FAUL, vai estar patente nas instalações da UCCLA até 21 de Janeiro de 2021

CONSTRUIR
“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
Compreender as nossas cidades e os modelos que influenciaram o seu desenvolvimento são os ingredientes da exposição “Urbanismos de Influência Portuguesa”, que a UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) – em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa – inaugurou no dia 22 de Outubro, nas suas instalações, na Avenida da Índia, em Lisboa.
Trata-se de uma mostra de alguns dos Planos de Urbanização que foram elaborados entre 1934 (data do 1.º Decrecto‑Lei português a definir as regras destes planos) e 1974 (data a partir da qual ocorreu a independência das colónias), para as cidades de África e da Ásia que, nesse período, se encontravam sob administração colonial portuguesa. Planos esses que foram recolhidos e estudados no âmbito dum projecto de investigação da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.
De acordo com Vítor Ramalho, secretário-geral da UCCLA, “é muito útil e proveitoso revisitarmos a História e percebermos, no que a Portugal respeita, a influência que tiveram os planos gerais de urbanização e os conceitos que lhes estavam subjacentes, incluindo naturalmente os territórios de expansão marítima.” O responsável destacou, ainda, o contributo dado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e o empréstimo de obras por entidades públicas e privadas, para a concretização da exposição.
A exposição “Urbanismos de influência portuguesa” é um “testemunho de uma parte do que somos, da nossa especificidade, do importante contributo da arquitectura e da engenharia portuguesa no mundo e dos marcos que ficaram a assinalar a nossa própria identidade” finalizou Vítor Ramalho.
A exposição estará patente ao público até 22 de Janeiro de 2021, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30. A entrada é livre.