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Certificação internacional BREEAM para o 8ª Avenida

O centro comercial gerido e comercializado pela CBRE, acaba de ser distinguido com um dos principais sistemas de certificação de sustentabilidade de edifícios reconhecido internacionalmente – BREEAM

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O centro comercial gerido e comercializado pela CBRE, acaba de ser distinguido com um dos principais sistemas de certificação de sustentabilidade de edifícios reconhecido internacionalmente – BREEAM

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O 8ª Avenida, centro comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, acaba de ser distinguido com um dos principais sistemas de certificação de sustentabilidade de edifícios reconhecido internacionalmente – BREEAM, com classificações de Excelente, para as categorias Desempenho de Activos e Gestão de Edifícios.

Este sistema, desenvolvido pelo Building Research Establishment (BRE), permite medir o grau de sustentabilidade dos edifícios, tendo como principal objectivo reduzir os custos de funcionamento e melhoramento do comportamento ambiental dos mesmos.

“A presente certificação permite afirmar uma tendência que se tem vindo a confirmar no 8ª Avenida, reforçando o empenho de toda a equipa, em conjunto com a CBRE, para que este seja um espaço cada vez mais sustentável. Este reconhecimento e certificação reforçam também a segurança e a confiança junto de todos aqueles que nos visitam diariamente”, justifica Sérgio Queirós, director do 8ªAvenida.

Inaugurado em Setembro de 2007, o 8ª Avenida é o único centro comercial e de lazer de São João da Madeira. Com 120 lojas, 5 salas de cinema e 1.700 lugares de estacionamento gratuito, o centro incorporou em 2017 a nova unidade hospitalar do Trofa Saúde Hospital. O 8ª Avenida dispõe ainda de um conjunto de serviços amigos do ambiente, nomeadamente, um posto de carregamento automático para veículos eléctricos.

A certificação BREEAM avalia os edifícios em três categorias distintas – “Nova Construção”, monitoriza o desempenho sustentável dos edifícios nas fases de projecto e construção, a de “Em Uso” que mede o mesmo parâmetro, que incluem as características do edifício e os procedimentos de gestão do mesmo e “Remodelação”.

Esta certificação permite a proprietários e inquilinos avaliarem as práticas de gestão do edifício, desenvolverem planos de acção que permitam a melhoria da mesma, desenvolvendo uma avaliação comparativa com outros edifícios. Através deste sistema estes imóveis irão beneficiar de uma redução de custos operacionais, redução do impacto ambiental, melhoria dos níveis de reconhecimento internacional, reforço a responsabilidade corporativa e, consequentemente, aumento do desenvolvimento de boas práticas, afirmando-se como empresa mais sustentável.

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Novo CIN Premium culmina “experiência, dedicação e inovação”

Segundo a marca, a nova tinta para interior, garante “um excelente acabamento e opacidade, ao mesmo tempo que oferece uma óptima resistência a polimentos e nódoas”

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A empresa portuguesa de tintas e vernizes CIN acaba de lançar a CIN Premium para paredes interiores e que culmina a "experiência, dedicação e inovação" da marca.

O CIN Premium está disponível no novo catálogo Antologia, que apresenta  "uma selecção única de 126 novas e exclusivas cores que evidenciam a personalidade, a elegância e a modernidade da marca" e reúne as melhores características de uma tinta para interior, garantindo um excelente acabamento e opacidade, ao mesmo tempo que oferece uma óptima resistência a polimentos e nódoas.

Liliana Leis Soares, directora-adjunta de Marketing da CIN, salienta que “a tinta CIN Premium e o catálogo Antologia encerram um longo percurso de investigação, desenvolvimento, pesquisa, dedicação e empenho de equipas multidisciplinares, manifestando um saber-fazer histórico e, ao mesmo tempo, uma visão de futuro que se concretiza num resultado que é já um marco de relevância na história da marca CIN.”

Esta tinta está disponível nos acabamentos mate e acetinado, é 100% acrílica, garantindo uma extra-suavidade ao toque e uma profundidade de cor excepcional. A nova tinta encontra-se disponível em seis lojas da marca e na loja online.

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Casa Peixoto celebra 45 anos com nova loja no Porto

A loja do Porto vai ser a maior da marca, com uma área comercial de mais de 8 000 m2. Desenhada com um conceito diferenciado, semelhante a uma galeria de arte, a loja vai apresentar dezenas de milhares de produtos

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A empresa de comércio de materiais de construção e decoração Casa Peixoto celebra 45 anos de actividade e a data é assinalada com a expansão da empresa na zona Norte do País. Neste sentido, até ao final do ano, a empresa prevê a abertura de mais uma loja no Porto para dar resposta às necessidades dos consumidores.

A loja do Porto vai ser a maior da Casa Peixoto, com uma área comercial de mais de 8 000 m2. Desenhada com um conceito diferenciado, semelhante a uma galeria de arte, vai empregar mais de cinco dezenas de colaboradores com um know how especializado para vender projectos à medida na área das cozinhas, casas de banho, climatização, iluminação, entre outros, e oferecer aos clientes um serviço altamente especializado. Uma oferta abrangente de materiais de construção inovadores e artigos de decoração dispostos em dezenas de ambientes diferentes dão resposta às necessidades dos profissionais destes sectores, bem como do público em geral. A nova loja vai apresentar dezenas de milhares de produtos expostos por forma a tornar a experiência do cliente numa experiência única.

Outra novidade é a aposta da empresa na criação do conceito de Outlet que vai permitir a disponibilização de várias gamas de artigos a preços reduzidos, já em Outubro.

Actualmente, a Casa Peixoto possui lojas localizadas nas cidades de Viana do Castelo, Braga, Guimarães, Porto, Aveiro e Lisboa e, em Paris, França. Além disso, dispõe, também, de um centro logístico em Viana do Castelo, onde funciona também a sede da empresa, com dezenas de milhares de metros quadrados, que opera com tecnologias de automatização e robótica, permitindo assegurar a distribuição e exportação para qualquer parte do mundo. As tecnologias de automatização e as equipas que, 24h sob 24h, se dedicam às encomendas dos clientes, são o que possibilita à Casa Peixoto ter agilidade e dar resposta, no caso do cliente profissional, a rupturas de materiais para o dia seguinte, impedindo que as obras em Portugal tenham que estar paradas a aguardar materiais de construção. São centenas de cargas diárias que dão resposta à procura dos clientes.

Em 2020, a empresa investiu numa nova plataforma logística localizada em São João da Talha, com cerca de 2000m2, para responder às entregas de materiais na área da grande Lisboa, entre 24h e 48h. Ao todo operam mais de duas centenas de colaboradores e são movimentados diariamente mais de 90 mil artigos para venda.

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Solancis, PortugaliaCork e SQ Portugal à conquista do Uzbequistão e Cazaquistão

A estas três empresas associa-se ainda a António Meireles. Este grupo de empresas integra a missão empresarial organizada pela AEP que estará até 30 de Outubro a avaliar as oportunidades de negócio na Ásia Central

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A estas três empresas que se dedicam a artigos de mármore e de rochas similares, rolhas de cortiça e comércio e produtos alimentares, respectivamente, associa-se ainda a António Meireles (electrodomésticos). Este grupo de empresas integra a missão empresarial organizada pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, que estará até 30 de Outubro no Uzbequistão, com uma passagem ainda pelo Cazaquistão, dois mercados que apresentam interessantes oportunidades de negócios em áreas onde Portugal tem potencial.

“Sabendo a AEP que o principal desafio das PME é encontrar os parceiros locais certos, a missão ao Uzbequistão e ao Cazaquistão vai facultar o contacto com potenciais parceiros uzbeques e cazaques, através de reuniões, que tiveram em conta o perfil e os objectivos definidos por cada empresa participante”, refere a associação.

O programa da missão contempla três dias de B2B no Uzbequistão e dois dias de B2B no Cazaquistão. Entre os dias 27 e 29 de Outubro, o programa inclui a possibilidade de visitar quatro certames especializados, que acontecem em Tashkent, no principal parque de exposições da capital do Uzbequistão.

Esta é a quinta deslocação da AEP ao mercado, desde 2014. Para o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “o crescimento das economias e o desenvolvimento das sociedades uzbeque e cazaque são uma excelente oportunidade para Portugal, a par das necessidades de consumo destes dois mercados, que coincidem com a oferta portuguesa”. “Face ao desconhecimento que ambos os países apresentam em relação aos produtos portugueses, a AEP considera que esta é uma missão empresarial crucial e essencial para ajudar as empresas portuguesas a diversificarem mercados, explica Luís Miguel Ribeiro.

Entre Janeiro e Setembro deste ano, o projecto BOW - Business on the Way, desenvolvido pela área Internacional da AEP, promoveu a participação de 80 empresas em sete feiras internacionais e em três missões empresariais virtuais, em 14 mercados distintos.

Uzbequistão: um mercado em crescimento
O Uzbequistão tem 34 milhões de habitantes e é o 3º Estado mais populoso do espaço pós-soviético e o maior mercado da Ásia Central.

Apesar de ocupar uma posição modesta no ranking de mercados de destino das exportações portuguesas, demonstra um desenvolvimento dinâmico e estabilidade política e social e mesmo durante a pandemia, em 2020, viu o seu PIB crescer 1,5%.

A economia uzbeque tem sido beneficiada por um ambiente externo favorável e com a criação de programas de desenvolvimento em infraestruturas, indústria, agricultura e serviços.

Com as crises sanitária e económica, em 2020 a cotação do ouro disparou, o que possibilitou ao Uzbequistão consolidar as reservas nacionais de ouro, equilibrar a balança do comércio externo e atenuar as consequências da pandemia. As actuais reservas nacionais de ouro permitem financiar 16 meses de importações.

Cazaquistão: construção e infraestruturas em destaque
O Cazaquistão é, em termos de área, o 9º maior país mundo e tem quase 19 milhões de habitantes. De todos os Estados que emergiram da antiga União Soviética é dos mais estáveis e uma ponte para o espaço económico da CEI, da região do Cáspio e da Ásia Central. A economia do país baseia-se nas exportações de petróleo.

Alimentado por um forte sector primário, está a investir na criação e modernização de infraestruturas, potenciando o desenvolvimento de outros sectores, como o da construção. As autoridades cazaques incentivam a construção de habitação, planos de desenvolvimento turísticos, projectos de parques tecnológicos, industriais e logísticos, a modernização da rede de transportes e dos parques hospitalar e educativo.

Para além do sector da construção, a AEP identificou ainda oportunidades nas áreas da maquinaria, equipamentos eléctricos, aparelhos mecânicos, impressão e estampagem, metalomecânica, produtos químicos e fertilizantes, plásticos e polímeros, madeira, cortiça, equipamento médico, tratamento de resíduos sólidos, energias renováveis, produtos agrícolas, alimentação e bebidas, mobiliário, vestuário, calçado e no turismo.

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KNX Portugal entrega Prémios 2020

De um total de 47 candidaturas apresentadas, foram atribuídos três prémios e três menções honrosas

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A associação KNX Portugal procedeu à entrega dos prémios KNX Portugal 2020, cuja cerimónia decorreu na FIL, em Lisboa, no âmbito da Decorhotel, a feira dedicada ao projecto, construção, decoração, equipamentos, produtos e serviços para hotelaria, a decorrer entre 21 a 23 de Outubro. 

De um total de 47 candidaturas apresentadas, foram distinguidas as empresas Eurodomótica, na categoria Prémio KNX, com o projecto Wall House Quinta da Marinha, a Projedomusm na categoria Integrador KNX, com o projecto The Emerald House Lisboa, e I-Home, na categoria Projectista KNX, com o projecto Dunas Douradas Beach Villas. 

Foram, ainda, atribuídas três menções honrosas, nas respectivas categorias, nomeadamente, à Residência Sénior Monsanto, cujo projecto foi apresentado pela Projedomus, à Torre Sonae Matosinhos, pela Bifase e ao Cinetratro da Gardunha do Fundão, pela Finiluz.

Atribuídos desde 2018, os Prémios KNX destinam-se a "consagrar as melhores soluções utilizadoras do Protocolo KNX, em três categorias, Prémio KNX, Projeto KNX e Integrador KNX", sendo já "uma referência na área da domótica e dos equipamentos de controlo e automação de todo o tipo de edifícios", reforça Rui Carneiro, secretário executivo.

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WEBER lança campanha “Que falta de ETICS!”

Saint-Gobain Weber lança a campanha num apelo à utilização do sistema ETICS enquanto solução de isolamento, com vantagens para a construção, para o cliente final e para o meio ambiente

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A Saint-Gobain Weber lança a campanha “Que Falta de ETICS!” num apelo à utilização do sistema ETICS enquanto solução de isolamento, com vantagens para a construção, para o cliente final e para o meio ambiente.

ETICS (External Thermal Insulation Composite System), traduzido para português como ITE – Isolamento Térmico pelo Exterior, é um sistema de isolamento de fachadas constituído por diversas camadas e aplicado pelo exterior, que tem como foco principal a protecção térmica. Em função da escolha do isolamento, as vantagens poderão ir além do isolamento térmico, como é o caso da protecção contra o fogo.

A Saint-Gobain Weber lançou esta campanha para, por um lado, mostrar as suas vantagens e, por outro, a sua experiência técnica e de aplicabilidade da solução. As propostas da empresa neste âmbito são certificadas por laboratórios externos e credenciados, além de conseguir prestar todo o apoio técnico em obra, no projecto e na realização de ensaios. A insígnia detém ainda uma academia com formação teórico-prática dedicada ao ETICS, intitulada de Academia Saint-Gobain.

Embora Portugal seja um país com temperaturas bastante amenas em comparação com outros países europeus, o baixo conforto térmico é uma realidade em muitas habitações. Um levantamento efectuado em 2017 pelo Portal da Construção Sustentável, em colaboração com a Quercus, fez transparecer que 18 mil famílias sentem na pele a falta de condições habitacionais no país. O relatório indica que cerca de 74% dos portugueses consideram as suas casas frias no Inverno e apenas 1% dos portugueses considera a sua casa termicamente confortável e, por isso, os gastos de energia para colmatar as necessidades de aquecimento são elevados.

O ETICS está apto para construção nova e reabilitação e é capaz de aumentar o conforto térmico de um espaço devido à barreira térmica conferida pela placa de isolamento. O sistema é compatível com vários tipos de suportes e de construção, como a tradicional, LSF ou de betão armado. O ETICS permite também um maior aproveitamento da área útil de uma habitação/edifício, uma vez que é aplicado pelo exterior.

No que diz respeito à reabilitação, a sua aplicação não interfere com o usufruto da habitação ou edifício. Além destas vantagens, importa realçar que o sistema ETICS permite vários tipos de acabamento final, sendo um sistema que acompanha a durabilidade da habitação/edifício.

Muito embora a utilização do ETICS em Portugal tenha registado um enorme crescimento, quer em construção nova quer em reabilitação, tem ainda muito espaço para crescer.

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BEI e Galp acordam o financiamento de 732M€

O Banco Europeu de Investimento e a Galp assinaram três acordos de financiamento para a construção de parques de energia solar e a implantação de estações de carregamento de veículos eléctricos em Portugal e Espanha

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O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Galp assinaram três acordos de financiamento para a construção de parques de energia solar e a implantação de estações de carregamento de veículos eléctricos em Portugal e Espanha, “promovendo acções climáticas e a coesão social em algumas das regiões mais frágeis em matéria de resiliência climática e económica”, anunciou a companhia petrolífera portuguesa em nota enviada à CMVM.

Globalmente, Galp e o BEI assinaram um financiamento total de €406,5 milhões de euros, o qual poderá ascender a 731,5 milhões euros numa fase posterior, com um montante adicional aprovado de 325 milhões de euros.

O maior empréstimo, no montante de 325 milhões de euros, consiste num empréstimo de energia verde do BEI e tem por objectivo financiar a construção de um grande número de parques de energia solar em Espanha, as quais estão a ser desenvolvidas pela Galp e cuja construção deverá começar nos próximos três anos, incluindo a infraestrutura auxiliar de interligação à rede. O portfólio destes sistemas inclui parques de energia solar fotovoltaicas de grande escala com uma capacidade total de cerca de 2 GWp, equivalente ao consumo anual de energia de 866.400 lares.

Um montante adicional de €325 milhões poderá também ser assinado sob o formato de Project Finance numa fase posterior, o que significa que o financiamento global do BEI para este projecto poderá ascender a 650 milhões de euros. Com dimensões que variam entre 24 MWp e 449 MWp, os parques de energia solar estarão localizados em todas as regiões da coesão de Espanha (Andaluzia, Aragão, Castela-Mancha e Estremadura).

Um segundo contracto assinado, no valor de 40 milhões de euros tem como destino a construção e exploração de quatro parques de energia solar fotovoltaica interligados com uma capacidade total de 144 MWp no Algarve, no município de Alcoutim (Viçoso, 48,0 MWp; Pereiro, 18,7 MWp; São Marcos, 48,9 MWp; e Albercas, 28,4 MWp). Uma vez operacionais, espera-se que os quatro parques de energia solar produzam em média 230 GWh de energia renovável por ano, o equivalente ao consumo anual de energia de 72.800 lares. Segundo a empresa, o acordo contribui para o objectivo vinculativo da Comissão Europeia de ter pelo menos 32% do consumo final de energia proveniente de fontes renováveis até 2030. Este projecto irá também ajudar Portugal a cumprir os seus objectivos do Plano Energético e Climático, que prevêem 47% de fontes renováveis no consumo final bruto de energia até 2030.

Outros 41,5 milhões de euros destinam-se ao projecto de mobilidade eléctrica da Galp, o qual consiste na instalação de pontos de carregamento de veículos eléctricos em Espanha e Portugal. O projecto prevê a implantação de 5.500 pontos de carregamento até 2025, 55% dos quais serão localizados em regiões menos desenvolvidas e de coesão de transição em toda a Península Ibérica. “Espera-se também que o acordo contribua para o desenvolvimento do mercado de infraestruturas de carregamento de veículos eléctricos, melhorando o desempenho tecnológico, reduzindo os custos iniciais de equipamento, e mobilizando investimentos nas indústrias de veículos eléctricos, contribuindo assim para veículos mais eficientes e acessíveis”.

Em conformidade com a Política de Empréstimos para Transportes do BEI, o projecto é apoiado pelo Cleaner Transport Facility (CTF) e beneficia do Connecting Europe Facility Debt, um instrumento financeiro que apoia os objetivos do CTF. A Galp tem a intenção de expandir a sua oferta de postos de carregamento para 10.000 até 2025 na Península Ibérica.

“Temos o prazer de apoiar a Galp no seu percurso de descarbonização e unir forças para promover acções climáticas e a geração de energia renovável tanto em Espanha como em Portugal. Estes três projectos contribuem para os objectivos estabelecidos no Green Deal da UE e irão apoiar os objectivos de descarbonização dos países, ao mesmo tempo que impulsionam o crescimento económico, a criação de emprego e a coesão social", disse o Vice-Presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix. "Voltar a construir melhor, mais verde e mais justo não é apenas um slogan, mas um imperativo. Não há vacina para prevenir a crise climática. A única forma de avançar é promover investimentos verdes e sustentáveis e assegurar uma transição justa para todos. O BEI está 100% comprometido com este objectivo”.

No total, os três projectos apoiam acções climáticas e a coesão social, e irão gerar em média um total de 3,6 TWh de energia renovável/ano, o equivalente ao consumo de energia de aproximadamente 940.000 lares.

“O compromisso da Galp em se tornar uma empresa neutra em carbono obriga-nos a sermos ousados nas acções que tomamos hoje, enquanto nos certificamos de que prosperamos durante a transição energética", refere o CEO da Galp Andy Brown. “O nosso plano de reformular o nosso portfólio já está em curso, com a Galp a acelerar a integração de soluções energéticas de baixa ou nenhuma presença de carbono nos nossos negócios. O apoio do BEI é fundamental para nos ajudar a aumentar o ritmo de desenvolvimento desses projectos" acrescentou.

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Goldman Sachs Asset Management investe 200M€ na Constructel Visabeira

200 milhões de euros garantem à Goldman Sachs Asset Management uma participação minoritária na Constructel Visabeira, subsidiária do Grupo Visabeira. O investimento garante “o apoio nesta próxima fase de crescimento”

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200 milhões de euros garantem à Goldman Sachs Asset Management uma participação minoritária na Constructel Visabeira, subsidiária da multinacional portuguesa e holding multissectorial Grupo Visabeira.

O anúncio da assinatura do contracto foi feito em comunicado conjunto. Segundo o Grupo Visabeira os recursos provenientes do investimento serão utilizados predominantemente para acelerar o crescimento orgânico e inorgânico, através de aquisições, apoiando a estratégia de expansão da empresa.

"A Goldman Sachs tornou-se, rapidamente, no parceiro ideal para nós: o alinhamento com os nossos objectivos estratégicos, a amplitude da sua plataforma internacional e a sua experiência no sector irá permitir- nos concretizar todo o nosso potencial”, justificou Nuno Terras Marques, CEO da Constructel Visabeira e do Grupo Visabeira.

A Constructel Visabeira é líder no fornecimento de serviços nos sectores das telecomunicações e energia, com uma vasta experiência de mais de 40 anos. A empresa possui um know-how diferenciado na concepção, engenharia, construção, manutenção e operação de infraestruturas de rede, estando presente em Portugal, França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha e Estados Unidos da América. Actualmente, a empresa emprega mais de 5.000 pessoas e perspectiva atingir, em 2021, um volume de negócios superior a 800 milhões de euros.

A contínua migração para a tecnologia de fibra óptica, o foco acrescido das operadoras na implementação de redes 5G, soluções de IoT (internet of things), datacenters e a evolução das infraestruturas de rede de electricidade e gás, impulsionarão a procura adicional dos serviços da Constructel Visabeira nos principais mercados-alvo. A parceria com um investidor internacional de renome garante “o apoio nesta próxima fase de crescimento” e, simultaneamente, a “independência” da companhia.

"A Constructel Visabeira está na vanguarda das macrotendências da transição digital, bem como da actual modernização da infraestrutura energética e da aposta nas energias renováveis. Ficámos impressionados com a visão, capacidade de execução e inovação da equipa de gestão da Constructel e estamos muito entusiasmados por apoiar um líder do sector, sob a liderança de Nuno Terras Marques, nesta fase crítica de aceleração da sua trajectória de crescimento", referiu em comunicado a equipa da Goldman Sachs Asset Management, liderada por Michele Titi-Cappelli, José Barreto, e Mihir Lal.

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Cosentino apresenta 16ª edição do Cosentino Design Challenge

O prazo de entrega dos projectos começou este mês e termina no próximo dia 1 de Junho de 2022

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O Grupo Cosentino acaba de lançar a 16ª edição do concurso internacional Cosentino Design Challenge (CDC). Com duas categorias a concurso, a temática escolhida para o CDC'16 - Design - deste ano foi “Repensar o espaço de trabalho e criação em casa”, com o objectivo de desafiar os participantes a desenvolver espaços inovadores centrados no teletrabalho.

Já na categoria de Arquitectura, a temática será “A quinta fachada: uma reflexão sobre a cobertura”, em que valores como habitabilidade, sustentabilidade e design ganharão especial relevância na escolha dos grandes vencedores.

O CDC dá total liberdade aos participantes para desenvolver todas as suas ideias, sendo que o único requisito obrigatório é que o projecto inclua pelo menos uma das inovadoras superfícies que a Cosentino tem em carteira para o mundo da arquitectura e design – sejam elas Silestone, Dekton e/ou  Sensa by Cosentino.

O prazo de entrega dos projectos começou este mês e termina no próximo dia 1 de Junho de 2022, altura em que o júri delibera sobre quem serão os grandes vencedores. Para cada categoria estão estabelecidos três primeiros prémios de 1000 euros cada um, e três menções honrosas.

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District 2020 vem a Portugal participar no Web Summit 2021

Projecto apresenta oportunidades no âmbito do futuro da Expo 2020 Dubai

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A District 2020 – a futura cidade human-centric desenvolvida a partir da Expo 2020 Dubai – acaba de anunciar a sua participação na Web Summit Lisbon 2021. A presença deste projecto resultante da Expo no evento anual integra-se no esforço de conexão com empresas globais orientadas para a tecnologia, de forma a apresentar oportunidades e assim fazer parte de um ecossistema de inovação com vários stakeholders e de uma comunidade em que empresas de várias dimensões podem beneficiar da intercooperação e impulsionar o seu crescimento.

Enquanto “city of firsts” ou “cidade de estreias”, a District 2020 vem concretizar as aspirações da Expo 2020 Dubai, procurando criar o ambiente de um “laboratório vivo” que reúna uma comunidade diversificada de stakeholders e outras partes interessadas para encorajar o empreendedorismo, a cooperação e a criatividade. Vem assim reflectir a visão futurística do Dubai e a sua agenda de inovação, evidenciada por iniciativas como a Dubai Blockchain Strategy, a UAE Strategy for Artificial Intelligence 2031, a Dubai10X, a UAE Innovation Strategy e o UAE Centennial 2071, entre outras.

Numa altura em que a Expo 2020 celebra a sua Urban & Rural Development Week (Semana de Desenvolvimento Urbano e Rural), de 31 de Outubro a 6 de Novembro, uma das dez Semanas Temáticas realizadas durante a Expo 2020 para abordar desafios globais, a equipa da District 2020 estará em Lisboa, onde vão apresentar a sua oferta, “com o objectivo de criarem ligações com o líderes da indústria, startups, académicos, capitais de risco, incubadoras, aceleradores e muitos outros intervenientes que se encontram a apostar na inovação de soluções para sectores-chave, como logística inteligente, indústria 4.0, mobilidade inteligente, smart cities e avançadas tecnologias como a IA, IoT e impressão 3D”.

Com realização prevista de 1 a 4 de Novembro, o Web Summit pretende reunir empresas e entidades de diversos sectores e níveis da indústria tecnológica global. A District 2020 contará assim como um completo programa de masterclasses, com speakers que fazem parte da sua crescente rede global, incluindo a Siemens – Infrastructure Digitalization Partner da Expo 2020 e um dos elementos-base da District 2020 – a start-up norte-americana Genome, a britânica Connected Places Catapult e a Global Venture Alliance, sediada na Rússia.

A primeira masterclass apresentada pela District 2020 – “Creating a blueprint for a human-centric future city” – vai explorar a forma como as cidades poderão ser renovadas num contexto pós-pandémico. Nadimeh Mehra, vice-presidente do Transition Unit do District 2020, contará com a companhia de Oliver Kraft, executive vice-presidente, Expo 2022 – Siemens, para discutir a sua missão partilhada por um futuro mais inteligente, habitável e sustentável. Enquanto Official Infraestructure Digitalization Partner da Expo 2020, a Siemens encontra-se a remodelar o futuro dos ambientes urbanos, aplicando soluções inovadoras, como a plataforma MindSphere IIoT. A Siemens vai estabelecer a sua sede global para aeroportos, carga e logística portuária no District 2020, e encontra-se entre vários elementos-base que desempenharão um papel fundamental na promoção de oportunidades de crescimento a longo prazo.

A segunda masterclass, intitulada “Curating a multi-stakeholder global innovation ecosystem”, verá a District 2020 reunir os seus parceiros e um painel de especialistas globais, incluindo a Siemers, Startup Genome e Connected Place Catapult, para explorar a sua abordagem progressiva de design-thinking e reunir ideias para a criação de um ecossistema de inovação orientado para um propósito, habilitado por tecnologias avançadas para acelerar o progresso em sectores de alto crescimento.

A masterclasse final será “Start-ups Scaling their Business in Dubai” e prestará atenção para as oportunidades incomparáveis para start-ups e pequenos negócios no Dubai. A conversa, mediada pela District 2020 em colaboração com a Startup Genome, inclui uma visão do estudo do último Top 100 Emerging Ecosystem, que atribuiu o 11.º lugar ao Dubai enquanto ambiente ideal para start-ups e pequenos negócios prosperarem. Expandindo a partir daqui, a District 2020 vem demonstrar como é que procuram fornecer uma plataforma de lançamento ideal para crescer no Dubai e garantir acesso a novos mercados e oportunidades, dentro de uma comunidade única com o perfil trabalhar-viver-explorar.

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ASD aposta na produção de energia eléctrica solar com a SunEnergy

A empresa de Águeda que se dedica à produção e comercialização de bases e acessórios de banho aposta na instalação de um projecto de produção de energia eléctrica solar com a tecnologia da SunEnergy

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A empresa de Águeda que se dedica à produção e comercialização de bases e acessórios de banho aposta na instalação de um projecto de produção de energia eléctrica solar com a tecnologia da SunEnergy.

O novo projecto é constituído por 400 painéis solares fotovoltaicos de 370W para produção de energia eléctrica a partir do sol que será consumida pelo edifício. Com 148 kW de potência, este projecto vai permitir uma significativa redução da factura energética, numa poupança estimada de 25 mil euros por ano, bem como a diminuição de emissão de 100 toneladas de CO2 anuais.

“Na ASD, sempre tivemos a inovação e vanguarda como motes do nosso trabalho, mas também a sustentabilidade. Os desafios da crise climática devem obrigar-nos a todos a repensar as nossas acções e a forma como podemos contribuir para um ambiente e futuro melhores. Este novo projecto com a SunEnergy procura cumprir este propósito”, justifica Carlos Dias, diretor-geral da ASD.

Com este investimento, a ASD entra na lista (cada vez maior) de empresas que aposta na autoprodução. “As empresas portuguesas têm apostado, cada vez mais, em projectos mais sustentáveis, pelo que é com entusiasmo que estaremos do lado da ASD neste caminho. Além disso, a aposta em soluções de autoconsumo para reduzir a factura da energia faz cada vez mais sentido, não só pelas preocupações ambientais, mas também porque pode ser uma forma de contornar o aumento exponencial do preço da energia nos últimos meses, diminuindo a dependência em relação à rede eléctrica”, afirma Rui Oliveira, director comercial da SunEnergy.

Na foto:
Rui Oliveira, Sunenergy e Carlos Dias, ASD

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